Início > Brasil

Porto do Rio de Janeiro | Mais de um século de História

Cumpre-se mais um aniversário da inauguração do primeiro cais do Rio de Janeiro. Ensejo para dedicarmos ao emblemático porto esta newsletter temática.

Minas Gerais consolida-se como um dos principais importadores de Portugal no Brasil

De acordo com o Boletim da Câmara Portuguesa de Minas Gerais, no primeiro trimestre de 2024, Minas Gerais afirmou a sua posição como o sexto maior estado brasileiro em importações provenientes de Portugal, contribuindo com 3,9% do total das importações do país.

As relações comerciais entre Brasil e Portugal têm raízes profundas, permeadas por laços culturais e históricos que remontam a vários séculos. Esta ligação histórica tem impulsionado o comércio entre os dois países.

BRASIL

Associação de Terminais Portuários Privados (ATP)

A Associação de Terminais Portuários Privados (ATP) foi criada a 24 de outubro de 2013 para representar os interesses e atuar em defesa do segmento portuário privado e na modernização dos portos brasileiros. Atualmente representa 33 empresas de grande porte e congrega 66 Terminais de Uso Privado (TUP) do País.

As associadas da ATP, juntas, movimentam 60% da carga portuária brasileira e respondem pela geração de 47 mil empregos diretos e indiretos. São empresasque se destacam por suas performances positivas e por recordessucessivos de movimentação. Atuam em áreas fundamentais da economia brasileira, como os setores de mineração, siderurgia, petróleo e gás, agronegócio, contêineres e complexos logísticos, contribuindo para o saldo positivo da balança comercial nacional e para tornar o comércio exterior brasileiro mais robusto.

BRASIL

PortosRio apresenta Fernando Meira como novo Diretor Administrativo-Financeiro

A PortosRio anuncia a nomeação de Fernando Meira Junior como o novo Diretor Administrativo-Financeiro. Sua posse oficial ocorreu durante a reunião do Conselho Administrativo da empresa, realizada dia 27 de maio.

Fernando Meira traz consigo uma vasta experiência e expertise em gestão financeira e administrativa, destacando-se por sua atuação como Diretor de Administração e Finanças (DAF) da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), entre os anos de 2019 e 2021. Na PortosRio, ele terá como missão fortalecer ainda mais o compromisso da Autoridade Portuária em buscar continuamente a excelência e a saúde financeira.

O Brasil mais perto do Oceano Pacífico:

O potencial geoeconómico e geoestratégico da RILA

Rota de Integração Latino Americana vai ligar, por meio de corredor rodoviário, os territórios de quatro países; Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Exportações ganharão agilidade.

Também denominada de Rota Bioceânica ou Corredor Rodoviário Bioceânico, a RILA pode ser considerada um dos projetos mais ousados e importantes com foco no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul que começa a funcionar este ano. Saindo do Brasil, passando pelo Paraguai, pela Argentina, até chegar aos portos do Chile. Ela abre novas perspectivas para a exportação e importação do estado e das demais regiões brasileiras até a Ásia e a América do Norte.

PORTO DO RECIFE, BRASIL

Terminal Marítimo

O mais tradicional porto de Pernambuco tem o mais moderno Terminal Marítimo de Passageiros do país, concluído em Julho de 2013. O terminal é um investimento de cerca de 30 milhões de reais, com recursos do Governo de Pernambuco e do PAC da Copa. O Terminal Marítimo de Pernambuco vai além do receptivo turístico. O prédio faz parte de um projeto liderado pelo Porto do Recife que redefine a paisagem do Bairro do Recife.

«PORTOS RS» MARCOU PRESENÇA

ENERGIA EÓLICA OFFSHORE E SUAS TECNOLOGIAS SÃO DESTAQUES EM FEIRA NORTE-AMERICANA

A convite do governo dos Estados Unidos, uma delegação brasileira integrada pela Portos RS visitou diversas instalações navais, portos e empresas especializadas na área de energia eólica offshore. Na oportunidade, a Autoridade Portuária gaúcha esteve representada pelo diretor de meio ambiente, Henrique Ilha.

Entre as atividades, destacam-se uma visita a um estaleiro de Seattle, onde está sendo construída a primeira embarcação norte-americana para a construção de parques eólicos, além de agendas em portos nas regiões do Texas e da Luisiana, onde foram conhecidas oportunidades de melhorias para os portos brasileiros.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro ingressa no Mercado Livre de Energia, prevendo economia de 30% nos custos

A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, anunciou a entrada do Porto do Rio de Janeiro no Mercado Livre de Energia (MLE). O MLE permite que consumidores possam escolher os seus fornecedores livremente, dando liberdade para negociação de preços e escolha das fontes de energia. A expectativa para 2024 é economizar cerca de 30% mensal com os custos de energia.

A PortosRio também projeta uma redução anual de emissões de CO² de mais 200 toneladas a partir da escolha de fontes renováveis como hídricas, eólicas, solares e biomassa, que são impulsionadas pelo MLE.

Levantamento exclusivo da Norsul conclui que navios emitem 1/6 dos gases produzidos por caminhões

Os executivos discutiram também o uso de combustíveis alternativos na navegação, como LNG, metanol, etanol e amônia, além dos desafios para adoção da tecnologia verde no Brasil. “Hoje, 50% dos navios pedidos para estaleiros têm combustível verde como alternativa. Então, essa preocupação já existe e a frota está sendo renovada, mas é um processo lento”, comenta o diretor da Norsul. Resano explica que a necessidade do uso destes combustíveis faz parte da construção dos “navios do futuro”. “Precisamos construir hoje um navio que precisará estar apto às exigências regulatórias de 2050, considerando 25 anos a expectativa de vida média de uma embarcação”.

BRASIL

Webinar Diálogo Portuário com o IBAMA: primeiros módulos estão disponíveis no YouTube

Os dois primeiros módulos do Webinar Diálogo Portuário com o IBAMA estão disponíveis no Youtube da ABEPH. O evento online é uma parceria com a ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) e, ao todo, serão disponibilizadas nove aulas sobre temas como a regulação do setor portuário, gestão e boas práticas, riscos ambientais, descarbonização, dragagem, planejamento e auditorias ambientais.

As duas primeiras aulas aconteceram nos dias 16 e 17 de abril, com a participação de aproximadamente 30 pessoas. No primeiro dia, a ênfase foi nas noções gerais sobre logística portuária, contando com a presença da diretora-executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo; do presidente da ATP, Almirante Murillo Barbosa; e dos integrantes da coordenação de Licenciamento do IBAMA, Itagyba Alvarenga e Janaína Mota.

PortosRio participa na reunião ministerial estratégica sobre investimentos, governança e sustentabilidade

A PortosRio participou numa reunião estratégica no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília, visando implementar os projetos delineados no novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) para os setores portuário e hidroviário, além de planejar os próximos passos na execução desses empreendimentos. Sob a liderança do ministro Silvio Costa Filho, as Autoridades Portuárias discutiram sobre execução orçamentária, governança e sustentabilidade, além das ações em benefício do Rio Grande do Sul.

BRASIL

Vast e Wilson Sons inauguram novo atracadouro de rebocadores no Porto do Açu

A Vast Infraestrutura e a Wilson Sons inauguraram, no início de Maio, um atracadouro eletrificado no Terminal da Vast (T-Oil), no Porto do Açu, no Rio de Janeiro. A estrutura permite a atracação simultânea de até quatro rebocadores, com fornecimento de energia de terra (Onshore Power Supply).

Com a instalação do novo atracadouro, os rebocadores consumirão menos combustível quando estiverem em stand-by, já que estarão conectados à fonte de suprimento de energia. Com a medida, a Vast estima reduzir cerca de 7,6% das emissões de carbono do escopo 3.

BAHIA, BRASIL

Directores da CODEBA participam na principal conferência internacional sobre investimentos em infraestrutura e energia

Com o objectivo de ligar a CODEBA aos maiores eventos mundiais do sector de infraestrutura, o diretor presidente da Companhia, Antonio Gobbo e o director de Infraestrutura Portuária, Luiz Humberto Castro participaram, entre os dias 13 e 16 de maio, do Latam GRI Infra e Energy 2024, em Nova Iorque (EUA). O evento reuniu líderes empresariais, em salas exclusivas, para o fomento de novos negócios nos setores da infraestrutura logística e de energia.

A 21 DE MAIO

Porto de Santos organiza evento para comemorar Dia da Diversidade Cultural

A Autoridade Portuária de Santos (APS), em parceria com o Grupo RH Porto Baixada e apoio do Terminal de Passageiros Concais, promove, no dia 21 de maio, das 8h30 às 13h, o evento “Porto Diverso – Transformando ambiente e pessoas”, incentivando o diálogo, a valorização da diversidade e a inclusão no Porto de Santos.

O evento comemora o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, data comemorativa criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

RIO GRANDE DO SUL

Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil lança campanhade apoio às vítimas das inundações

A Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil está a mobilizar esforços em apoio às vítimas das recentes inundações que assolaram o Rio Grande do Sul. Com milhares de pessoas deslocadas, propriedades perdidas e vidas impactadas, a devastação é evidente. Diante deste cenário desafiador, a Federação está lançando uma campanha urgente de arrecadação de fundos para fornecer auxílio às comunidades afectadas.

Neste momento de crise, cada acto de solidariedade faz a diferença. Convidamos todos a unirem-se a nós neste esforço colectivo, contribuindo conforme as suas possibilidades.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro ingressa no Mercado Livre de Energia, prevendo economia de 30% nos custos

A PortosRio, Autoridade Portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, anunciou a entrada do Porto do Rio de Janeiro no Mercado Livre de Energia (MLE). O MLE permite que consumidores possam escolher seus fornecedores livremente, dando liberdade para negociação de preços e escolha das fontes de energia. A expectativa para 2024 é economizar cerca de 30% mensal com os custos de energia.

A PortosRio também projeta uma redução anual de emissões de CO² de mais 200 toneladas a partir da escolha de fontes renováveis como hídricas, eólicas, solares e biomassa, que são impulsionadas pelo MLE.

BRASIL

Dos 48 estaleiros navais do país, 15 estão desactivados ou sem encomendas

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP) mapeou 48 estaleiros brasileiros. A constatação é que pelo menos seis estão desactivados e nove estão activos, mas actualmente não têm procura de projetos navais.

BRASIL

Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu: Record de movimentação em março impulsiona economia local

Em março, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu demonstrou sua robustez ao movimentar um total de 1.138.715 toneladas de carga. Dessa cifra expressiva, 486.458 toneladas foram destinadas à exportação, enquanto 652.257 toneladas foram direcionadas a cargas de importação. Desde o início do ano, o Complexo já acumula a movimentação de 3.276.793 toneladas, evidenciando a sua importância no cenário portuário nacional.

Foram movimentados 109.231 TEU’s apenas em março, somando um total de 312.350 TEU’s desde o início do ano. Esses dados ressaltam não apenas a capacidade, mas também a eficiência logística do complexo portuário, que se destaca em meio a um mercado altamente competitivo.

BRASIL

Novo presidente do CAP-Rio realiza visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro

O novo presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Rio de Janeiro (CAP/Rio), Leonardo Cahuê Martins, realizou uma visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro, acompanhado dos participantes do CAP, Carlos Eduardo Moreira Portella e Márcio Fortes de Almeida.

A visita, conduzida pelo superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, e pelo assessor da presidência, Felipe Fonseca, teve como objetivo conhecer a infraestrutura portuária, e as instalações do cais público e dos terminais arrendados Pier Mauá, Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), Petrobras, Triunfo Logística, Multiterminais e Rio Brasil Terminal.

7 DE MAIO

Porto de Itaguaí celebra mais um aniversário

O Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), completa 42 anos a 7 de Maio, com projectos em andamento para a melhoria da infraestrutura, além de grandes perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Assinalamos a efeméride com esta newsletter temática, respigando notícias do porto aniversariante publicadas no portal da APLOP nos últimos anos.
 

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012