Início > Brasil

BRASIL

Navio moderno para transferência de tripulação atraca pela 1.ª vez no Porto do Rio de Janeiro

Uma embarcação diferenciada atracou recentemente no Porto do Rio de Janeiro. Trata-se do “Aqua Felix”, o 1° navio da classe Fast Crew Supplier (FCS) 7011 do Grupo holandês Damen, uma embarcação rápida de mudança de tripulação das plataformas, sendo uma alternativa ao transporte por helicóptero. Lançado em 2021, o navio chega ao Rio de Janeiro pela 1ª vez e ficou na cidade para ser apresentado pelo armador às empresas do mercado de energia offshore.

BRASIL

Belém vai acolher a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas em 2025

O Governo brasileiro escolheu a cidade amazónica de Belém, capital do estado do Pará, para acolher a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), em 2025.

“O Itamaraty [Ministério das Relações Exteriores] formalizou a cidade de Belém como a cidade que está disputando a candidatura para realizar a COP30 em Belém”, disse Lula da Silva, Presidente do Brasil. O governador do estado do Pará agradeceu ao governo o gesto e salientou que Belém tem “portas abertas” para debater a Amazónia, “discutir o clima do mundo e encontrar soluções”.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe autorização da Antaq para reajuste de tarifas

A PortosRio Autoridade Portuária obteve o aval da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para um reajuste nas tarifas do Porto do Rio de Janeiro, que não eram alteradas desde 2016. As novas tarifas, bem como seus limites máximos e a estrutura tarifária, entrarão em vigência em 30 dias úteis, a contar do dia 19 de janeiro, quando a deliberação da agência reguladora foi publicada.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe visita do ministro Márcio França

Na manhã da última segunda-feira (23), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, visitou o Porto do Rio de Janeiro, no intuito de conhecer suas particularidades e desafios. Antes da visita, o ministro, que estava acompanhado pelo deputado Eduardo Bandeira de Mello e assessores, foi recepcionado pela Diretoria da PortosRio Autoridade Portuária, na sede da companhia, responsável também pela administração dos Portos de Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis.

BRASIL

PortosRio implanta Subsistema de Monitoramento Ambiental na Baía da Guanabara

No intuito de implementar o Subsistema de Monitoramento Ambiental (SMA) nos Portos do Rio de Janeiro e de Niterói, a PortosRio Autoridade Portuária instalou, no último mês de dezembro, as estações meteorológicas, maregráficas e oceanográficas, em diversos pontos da Baía de Guanabara.

Foram instaladas 10 estações, conforme projeto elaborado pela empresa contratada Precursore, após um convênio firmado entre a Autoridade Portuária e o Comando de Operações Navais (ComOpNav). Já a instalação na Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Niterói, teve base em um Termo de Cessão em Condições Especiais, bem como uma boia meteo-oceanográfica fundeada nas proximidades da Ilha do Pai.

BRASIL

Porto do Recife recebe segundo navio para embarque de álcool etílico

O Porto do Recife recebeu, recentemente, o segundo navio que realizou o embarque de álcool pernambucano do Grupo JB. O Easterly as Maria, embarcação de bandeira das Ilhas Marshall, começou a operar três horas depois de ter atracado. Uma operação maior do que a anterior, pois foram embarcadas 4.373 toneladas do álcool, com destino a Lagos, na Nigéria.

“Conseguimos consolidar esta operação no ancoradouro recifense graças a todo o esforço da gestão em buscar e atrair novas cargas para Recife. Esta operação é o segundo embarque de álcool, temos um terceiro e quarto já agendados para o próximo ano”, celebra Tito Moraes, presidente do Porto do Recife.

BRASIL

Conselho de Administração da PortosRio tem novo representante do MInfra

O engenheiro e executivo Ruy Flaks Schneider é o novo representante do Ministério da Infraestrutura (MInfra) no Conselho de Administração da PortosRio Autoridade Portuária, que administra os Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis. A posse do conselheiro aconteceu no último dia 13 de dezembro, durante reunião do órgão corporativo

Directora da CODEBA intervém no I Fórum de Soluções do Porto Logístico

A Directora Empresarial e de Relação com o Mercado da Companhia Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Ana Paula Calhau, esteve presente no I Fórum de Soluções do Porto Logístico, no Rio de Janeiro. O evento teve como objectivo reunir as principais empresas do segmento e debater a geração de negócios, em um ambiente de colaboração e novas ideias.

Durante o Fórum, a directora palestrou sobre o tema “Integração Porto-Cidade”, abordando os deveres dessa parceria: “A Autoridade Portuária tem que ter com a cidade: Diálogo e sinergia, envolvendo todas as Operações Portuárias”
 

BRASIL

Prefeitura de Aveiro, no Pará, dá início às obras do Terminal Hidroviário

O prefeito de Aveiro, Vilson Gonçalves (MDB), anunciou o início das obras do novo Terminal Hidroviário, às margens do rio Tapajós, no Município.

Vilson Gonçalves destacou que os serviços do novo Terminal Hidroviário iniciaram no dia do aniversário da vice-prefeita, Concy Santiago, no dia 16 de novembro último e, que está sendo considerada uma obra de muita importância para todo o município de Aveiro. 

«DOCAS DO RIO» MUDA NOME PARA «PORTOS RIO» E LANÇA NOVA MARCA

‘Portos Rio’ é o novo nome fantasia adoptado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), que administra os Portos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis. O lançamento da nova marca aconteceu no auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro. A iniciativa faz parte de um abrangente processo de modernização e reposicionamento estratégico da Autoridade Portuária, que mantém a sua razão social como Companhia Docas do Rio de Janeiro.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro movimenta 8,6 milhões de toneladas de cargas até Outubro

A movimentação de cargas do Porto do Rio de Janeiro atingiu a marca de 8,6 milhões de toneladas, de janeiro a outubro deste ano. O volume supera em 10,4% o registrado no mesmo período de 2021. A informação é da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Autoridade Portuária responsável pela administração do porto.

BRASIL

Exercício de Segurança Física Nuclear em Porto mobiliza diversas organizações no Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro sediou o Exercício de Segurança Nuclear em Porto (ESFPORTO 2022), no período de 23 a 25 de novembro. A acção foi coordenada pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), Órgão Central do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), em conjunto com a Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CONPORTOS) e a Comissão Estadual (CESPORTOS-RJ).

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Fernando Serra | ANTAQ

Intervenção de Fernando Serra, Gerente de Estaística e Avaliação de Desempenho da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ – Brasil), no XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
O orador abordou o tema “Estatística Portuárias: Transformando dados em informação”.

Comunicação inserida no painel IV, sob a epígrafe “Promoção e Estratégia de Internacionalização dos portos da CPLP”, com a moderação de Alberto Bengue, Presidente da APANG (Associação dos Portos de Angola), e do Conselho de Administração do Porto de Luanda.
 

Corredor de exportação do Porto de Paranaguá é destaque em missão internacional

O modelo único do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá foi apresentado no Portugal Export, que acontece nos portos de Sines e Lisboa e debate alternativas para o comércio entre o Brasil e o pais europeu. O sistema paranaense, que conta com nove terminais interligados a três berços exclusivos para embarque de grãos, foi destaque no primeiro dia do evento.

“A intenção é trocar experiências e apresentar o Paraná como hub logístico da América Latina. O agronegócio brasileiro tem um potencial gigantesco para atender o mercado consumidor português, com qualidade e eficiência. Essa missão internacional consolida nossa agenda de cooperação, aprendizado e novos negócios”, explica o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

CODEBA e Porto de Aveiro firmam acordo bilateral de cooperação em desenvolvimento tecnológico e comercial

O Diretor-Presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA, Carlos Autran Amaral, e o Presidente do Porto de Aveiro, Eduardo Elísio Peralta Feio, assinaram, esta sexta-feira (25), na cidade de Aveiro, em Portugal, um protocolo de cooperação entre as duas entidades de gestão portuária.

O documento visa estabelecer regras e princípios orientadores da ação conjunta a ser desenvolvida no sentido de intercâmbio de conhecimentos e experiências profissionais, nos próximos cinco anos.

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

Intervenção de José Renato Ribas Fialho, Superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquários (ANTAQ), no XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).

O orador abordou o tema “Portos Brasileiros – Impactos e riscos da mudança do clima nos portos públicos brasileiros”.
Comunicação inserida no painel II, sob a moderação de Ireneu Camacho, Presidente da APLOP e Presidente da ENAPOR – Portos de Cabo Verde.
A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

Simulacro do plano de emergência do Porto do Rio de Janeiro mobiliza arrendatários e operadores portuários

O Porto do Rio de Janeiro realizou o Exercício de Planejamento e Mobilização de Equipamentos do Plano de Emergência Individual (PEI). O simulado foi coordenado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), em parceria com os arrendatários e operadores portuários, com a participação do grupo Bravante-Hidroclean, responsável pelo Centro de Atendimentos a Emergências (CAE) do porto.

BRASIL

Porto do Rio de Janeiro recebe visita de cônsul e universitários da Colômbia

Na tarde da última quarta-feira (17), 22 estudantes colombianos da Universidad Santo Tomás, de Villavicencio, visitaram o Porto do Rio de Janeiro. Os formandos do curso de Comércio Exterior estavam acompanhados do Cônsul do Brasil em Bucaramanga, na Colômbia, Jorge Alberto Zuluaga Villegas. O objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura do porto.

BRASIL

OAB Nacional realiza congresso sobre direito marítimo e portuário

O 1º Congresso de Direito Marítimo e Portuário foi realizado sexta-feira (18/11), em Brasília, promovido pela Comissão Especial de Direito Marítimo e Portuário da OAB Nacional. O evento contou com a participação de representantes do sector público e privado. A programação deu prioridade às discussões sobre questões legais estabelecidas e a necessidade de avanços em pontos de interesse do sector.

Porto do Rio Grande inaugurado a 15 de Novembro de 1915

Trata-se de um porto marítimo público, localizado na cidade de Rio Grande, no litoral sul do estado do Rio Grande do Sul, na margem oeste do Canal do Norte, que é o escoadouro natural da bacia hidrográfica da Lagoa dos Patos.
O início da construção do Porto Velho do Rio Grande ocorreu em 1869, sendo que sua inauguração foi realizada em 1872. A implantação do Porto Novo, por sua vez, foi iniciada em 1910, tendo o mesmo entrado em operação em 1915.

Inaugurado a 15 de Novembro de 1915, comemora hoje mais um aniversário, pretexto para esta newsletter temática na qual recuperamos algumas notícias publicadas sobre esta importante infra-estrutura portuária brasileira, no portal da APLOP, ao longo dos últimos anos.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família