Início > Brasil

RIO DE JANEIRO

PortosRio participa de reunião para evitar restrições de camiões na Avenida Brasil e passa a integrar comissão municipal

A PortosRio, como Autoridade Portuária responsável pela administração do Porto do Rio de Janeiro, participou de uma reunião conjunta de diversas entidades com o prefeito Eduardo Paes, no dia 11, para discutir as implicações das restrições de caminhões propostas para determinados trechos da Avenida Brasil devido à operação do BRT Transbrasil.

Essas restrições impactariam significativamente a logística de transporte e do Porto do Rio de Janeiro e a distribuição de cargas na cidade, com potenciais efeitos socioeconômicos adversos. Após apresentação dos impactos ao prefeito, este decidiu adiar a implantação das restrições inicialmente planejadas, que estavam programadas para entrar em vigor no sábado (16). Ainda esta semana, a PortosRio participou de uma outra reunião, quando foi convidada a integrar a comissão que discute e avalia as intervenções no trânsito do município do Rio de Janeiro.

Vem aí a FIN Brasil 2024. O que esperar

A Feira Internacional de Negócios, FIN Brasil, está prestes a acontecer e promete oferecer uma experiência única de imersão para todos os participantes interessados em expandir suas redes de contatos internacionais.

Com a aproximação da FIN Brasil 2024, os participantes podem esperar uma variedade de oportunidades únicas.

BRASIL

Vídeo mostra navio gigante, 3,5 vezes maior que o Maracanã a entrar no canal do Porto de Santos

O Porto de Santos recebeu o maior navio em 132 anos de história. Um vídeo obtido pelo g1 mostra o momento em que o cargueiro MSC Natasha XIII entra pelo canal do cais santista com seus 366 metros de comprimento e 48 de largura. (Assista acima)

A embarcação africana, com bandeira da Libéria, chamou a atenção de moradores e turistas. O cargueiro, que tem capacidade de transportar 139,7 mil toneladas, atracou no berço da empresa Brasil Terminal Portuário (BTP).

Presidente da PortosRio e Director do Parque Tecnológico Itaipu exploram possibilidade de parceria durante evento MWC-4YFN, em Barcelona

Durante a sua participação no evento Mobile World Congress 4 Years From Now (MWC-4YFN) em Barcelona, o presidente da PortosRio, Francisco Martins, e o Diretor do Parque Tecnológico Itaipu, Irineu Colombo, realizaram um primeiro encontro exploratório para discutir a possibilidade de estabelecer uma parceria estratégica.

Durante a reunião, ambos os representantes expressaram interesse mútuo em explorar oportunidades de colaboração para o desenvolvimento de soluções avançadas em segurança portuária. Segundo o presidente da PortosRio, Francisco Martins, "O ministro de portos e aeroportos, Silvio Costa filho, tem o compromisso de investir em segurança portuária". Embora ainda não haja um acordo formalizado, o diálogo inicial entre as duas partes foi altamente positivo e indicativo do potencial para futuras parcerias.

BRASIL

PORTOS RS PARTICIPA DE ASSINATURA DO ACTO DE CRIAÇÃO DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DA BARRA DO RIO GRANDE

No Dia Mundial das Áreas Úmidas, a Portos RS participou durante a manhã do acto de assinatura do decreto municipal de criação do Parque Natural Municipal da Barra do Rio Grande.
A Autoridade Portuária esteve representada pelo director de meio ambiente, Henrique Ilha, e o gerente de Planejamento e desenvolvimento Fernando Estima

A iniciativa teve início com um estudo realizado pelo Núcleo Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA), com recursos financiados pela Fundação Boticário. A criação do espaço aconteceu de forma conjunta entre a Prefeitura Municipal e a Portos RS, que obteve autorização de cedência da área por meio da Secretaria Nacional de Portos.

BRASIL

PortosRio e parceiros desembarcam na Intermodal 2024

A PortosRio estará presente na 28ª edição da Intermodal South America, principal feira do setor de logística, transporte de carga e comércio exterior da América Latina. O tradicional evento ocorrerá de 5 a 7 de março, das 13h às 21h, no São Paulo Expo.

A Autoridade Portuária vai aproveitar esse grande encontro dos principais players do setor portuário para divulgar o plano de investimentos dos Portos do Rio de Janeiro, Niterói, Itaguaí e Angra dos Reis, além de anunciar um pacote de novos arrendamentos programados para 2024.

BRASIL

PortosRio recebe visita técnica da Secretaria de Portos: Investimentos e Expansões em Destaque

Esta semana, a PortosRio recebeu a visita técnica e institucional de Alex Sandro de Ávila, titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos (SNPTA/MPor). Acompanhada por diretores e gestores da Autoridade Portuária, a comitiva da SNPTA esteve nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí, nos dias 19 e 20, respectivamente, para conhecer as operações, os terminais arrendados e a infraestrutura portuária, além das áreas disponíveis para novos arrendamentos.

A visita ao Porto do Rio de Janeiro, na segunda-feira (19), teve início no Terminal de Cruzeiros Pier Mauá, onde foram discutidos com os diretores da arrendatária os investimentos planejados para aprimorar a logística dos cruzeiros. Em seguida, a comitiva dirigiu-se ao Terminal de Trigo do Rio de Janeiro (TTRJ), onde a possibilidade de expansão da operação para novas cargas de origem vegetal foi tema de discussão com a diretoria da TTRJ. Já a Triunfo Logística apresentou aos representantes da SNPTA a operação e a infraestrutura de logística portuária integrada do terminal.

BRASIL

Movimentação de Cargas nos Portos Públicos da Bahia 2023

Nos Portos da CODEBA, no ano de 2023, os Portos Públicos apresentam um aumento de 0,79%. Foram movimentadas, ao longo deste ano, 12.751.590 toneladas, ao passo que, em 2022, haviam sidos movimentadas 12.651.022 toneladas.

É importante ressaltar que esse número representa a 2.ª maior movimentação da história da CODEBA.

O grande destaque do ano ficou por conta das movimentações do Porto de Ilhéus, que movimentou 556.597 toneladas, a maior movimentação registrada para o porto desde o ano de 2008.

BRASIL

Porto de Santos recebe, pela primeira vez, navio com 366 metros de comprimento

O Porto de Santos recebeu recentemente o MSC Natasha XIII, primeiro navio com 366 metros de comprimento a atracar no cais santista.

Construída em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem. Sua atracação na BTP (Brasil Terminal Portuário) marcará uma escala histórica, que se tornou possível graças à atuação conjunta de todos os envolvidos.

Até então, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. A embarcação tem 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.

BRASIL

CONCESSÃO DO CAIS MAUÁ GARANTIRÁ INVESTIMENTOS QUE CRIARÃO UMA NOVA ÁREA DE CONVÍVIO EM PORTO ALEGRE

O Porto de Porto Alegre escreveu mais um importante capítulo em sua história centenária: a concessão do Cais Mauá para o grupo Pulsa RS irá garantir a realização de investimentos que mudarão o cenário pelos próximos anos. O leilão foi realizado na sede da B3, em São Paulo, com a presença do governador do estado, Eduardo Leite.

O grupo será responsável por administrar uma área de três quilômetros de extensão, no trecho compreendido entre a Usina do Gasômetro e a estação rodoviária. Ao longo do período de concessão, estão previstas a realização de obras de melhorias estruturais avaliadas em R$ 353,3 milhões e uma contrapartida do estado de R$ 144,8 milhões.

BRASIL

Em visita institucional, Secretário Nacional da ANTAQ afirma compromissos com o Porto de Itajaí

O Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Alex S. de Ávila, acompanhado pelo Diretor do Departamento de Novas Outorgas e Políticas Regulatórias Portuárias Substituto (DNOP), Daniel Aldigueri, fizeram uma visita institucional a Superintendência do Porto de Itajaí.

Desde que assumiu o cargo de Secretário Nacional, em 07 de dezembro de 2023, Alex S. de Ávila tem realizado juntamente com membros de sua equipe e do Ministério de Portos e Aeroportos, visitas periódicas aos portos em todas as regiões do país. Em Santa Catarina, nesta semana, estão cumprindo um roteiro de visitação aos portos de Itajaí, Imbituba e São Francisco do Sul.

LENDÁRIAS E PORTUÁRIAS

Novo podcast aborda relação entre género e porto

As pioneiras, as líderes, as trabalhadoras, as mães. Mulheres que fazem história diariamente nos portos do Brasil agora protagonizam um podcast sobre o tema. O Lendárias e Portuárias estreou no dia do aniversário do Porto de Santos para celebrar essas narrativas femininas no contexto portuário.

A primeira mulher a operar um equipamento de mais de 40 metros de altura em terminal portuário da cidade; a primeira mulher a trabalhar com amarração de navios no cais santista; a primeira chefe da delegacia de Santos e primeira coordenadora da Comissão de Segurança Pública dos Portos, Terminais e Vias Navegáveis do Estado de São Paulo; a primeira diretora do Instituto de Praticagem do Brasil. Essas são somente algumas das participantes entre as 20 mulheres que compartilham suas histórias no podcast Lendárias & Portuárias.

BRASIL

ATP doa estudo de viabilidade para concessão do canal de acesso da Barra Norte

A ATP (Associação de Terminais Portuários Privados) entregou, dia 5, em Brasília, ao Ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho e ao diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) para concessão do canal de acesso da Barra Norte do Rio Amazonas. A doação do estudo contribuirá para o encaminhamento do projeto que vai ampliar a capacidade do corredor logístico e o escoamento de granéis vegetais e minerais pela Região Norte do Brasil.

De acordo com o Presidente da ATP, Murillo Barbosa, a entrega do estudo para a concessão da Barra Norte do Rio Amazonas é um marco significativo para o desenvolvimento da Região Norte do Brasil. Segundo ele, a elaboração do EVTEA é uma iniciativa do setor produtivo com o objetivo de estimular o potencial de crescimento da movimentação de carga na região, que enfrenta gargalos como as restrições de calado e outros.

BRASIL

Porto de Itajaí inicia 2024 com intensa movimentação de carga geral

O Porto de Itajaí fechou o ano de 2023 com um desempenho equilibrado quanto as operações de carga geral, dando destaque as movimentações com cargas diversas que vão desde celulose, Roll On Roll Off (desembarque de veículos importados das montadoras BMW e GM), operações com cargas de barras de ferro, vergalhões perfilados, bobinas de aço, açúcar, fertilizantes, e, ainda, com o registro de atracações ao final da última temporada de cruzeiros marítimos (2022-2023).

Seguindo o desempenho crescente de atracações com embarcações de carga geral, janeiro iniciou em ritmo acelerado, e todas as semanas estão sendo registadas duplas e triplas atracações de navios ao longo dos berços no Porto de Itajaí.

PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL, BRASIL

Informativo interno detalha investimentos de 25 milhões de reais

O primeiro informativo interno “Nosso Porto”, de janeiro, apresenta as 10 principais conquistas e ações do Porto em 2023, com destaque para o recorde histórico de movimentação de cargas. Também mostra o gerente financeiro do terminal, várias vezes campeão do mundo de remo!.

O leitor poderá conferir, ainda, os investimentos em infraestrutura que chegaram a R$ 25 milhões.

BRASIL

PortosRio reforça segurança do Porto do Rio de Janeiro com avançada tecnologia e investimentos de 3 milhões de reais

A PortosRio anuncia a implementação de um novo software de segurança que integra, em uma única ferramenta, o monitoramento de imagens por câmeras, o controle de acesso por reconhecimento facial e a leitura de placas por meio de câmeras LPR. A solução foi apresentada no Centro de Comando e Controle de Segurança Portuária (CCCSP) do Porto do Rio de Janeiro e foi projetada para fortalecer ainda mais o monitoramento e o controle de acesso ao porto. Os investimentos na ordem de R$ 3 milhões, por parte da Autoridade Portuária, evidenciam o compromisso da empresa com a segurança portuária, a modernização da infraestrutura e a eficiência operacional.

Um 2023 de records históricos no comércio exterior brasileiro

Mesmo em um cenário internacional adverso, exportações brasileiras têm o melhor desempenho da história

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou os dados acumulados da balança comercial brasileira em 2023. Conforme os dados, o Brasil nunca exportou tanto quanto no último ano. Entre janeiro e dezembro de 2023, as vendas brasileiras para o mundo alcançaram o valor recorde de US$ 339,6 bilhões e o país chegou a um saldo comercial de US$ 98,8 bilhões, 60% maior que 2022 e também recorde da série histórica. Em 2024, a tendência é que o setor externo mantenha o dinamismo e siga batendo records.

BRASIL

SEGUNDO LOTE DE PÁS QUE IRÃO COMPOR O PARQUE EÓLICO COXILHA NEGRA, CHEGA AO PORTO DO RIO GRANDE

Chegou ao Porto do Rio Grande o segundo lote de pás que irão compor os aerogeradores do parque eólico Coxilha Negra, que está em construção na cidade de Santana do Livramento. O cais público rio-grandino está sendo o ponto de recebimento das peças que estão sendo produzidas no estado do Ceará e transportadas em um processo de navegação chamado de cabotagem.

BAHIA, BRASIL

CODEBA anuncia novo Director Presidente: Antonio Gobbo

O conselho de administração da CODEBA deu posse oficialmente ao novo Diretor Presidente da Companhia, Antonio Gobbo.
Com sólida formação em engenharia de produção e ampla experiência em gerenciamento de projectos, Gobbo traz consigo uma bagagem valiosa para liderar a CODEBA, nessa nova fase de fortalecimento da autoridade portuária.

BRASIL

Presidente do Porto do Recife recebe prémio de Executivo do Ano

O Presidente do Porto do Recife, Delmiro Gouveia, recebeu o Prêmio MasterCana Norte/Nordeste 2023, na categoria Executivo do Ano.

O evento, promovido pela Procana Brasil, decorreu a 30 de Novembro, no Recife, onde o presidente do Porto do Recife foi premiado.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012