Início > Brasil

Porto do Rio de Janeiro | Mais de um século de História

Cumpre-se mais um aniversário da inauguração do primeiro cais do Rio de Janeiro. Ensejo para dedicarmos ao emblemático porto esta newsletter temática.

BRASIL

Portos do Sul batem record histórico e Santa Catarina destaca-se com crescimento de 224%

  Os portos da região Sul do Brasil registaram, em março, o melhor desempenho dos últimos dez anos. O destaque vai para Santa Catarina, que apresentou um crescimento expressivo de 224% no volume de cargas movimentadas em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Parte fundamental desta conquista é o Porto de Itajaí; com infraestrutura estratégica e operações eficientes, o porto tem impulsionado o desenvolvimento económico de Santa Catarina e contribuído directamente para a geração de empregos e a expansão do comércio exterior brasileiro.

BRASIL

Porto de Natal avança na pauta da descarbonização

  O Porto de Natal deu mais um passo importante em direção à sustentabilidade. Em parceria com a Agrícola Famosa e a Potigás, a CODERN integra uma iniciativa pioneira que visa à redução da emissão de gases poluentes no transporte de cargas.

A acção culminou na instalação do Gás Natural Veicular (GNV) na frota de camiões da Agrícola Famosa, contribuindo directamente para a agenda de descarbonização no setor logístico. Recentemente, uma das carretas equipadas com GNV realizou testes operacionais no Porto de Natal, marcando o início de uma nova fase no transporte sustentável na região.

BRASIL

Equipe GAEX da Guarda Portuária da PortosRio homenageada na Câmara dos Vereadores do Rio

  A equipe do Grupamento de Ações Extraordinárias (GAEX) da Guarda Portuária da PortosRio foi homenageada com uma moção de louvor na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A distinção reconhece a actuação exemplar dos agentes no salvamento de um turista mineiro baleado na Zona Portuária, em abril deste ano.

Graças à resposta rápida da equipa — que aplicou um torniquete de emergência e conduziu a vítima ao hospital — a vida do visitante foi preservada. Segundo os médicos, a agilidade da acção foi determinante para o desfecho positivo. O superintendente da Guarda Portuária, Amauri Faria, representou o grupamento na cerimónia e destacou o alto nível de preparação e a dedicação dos agentes envolvidos.

BRASIL

PortosRio amplia capacitação técnica da Guarda Portuária com cursos especializados

  A PortosRio segue investindo na qualificação da Guarda Portuária por meio do Programa Anual de Capacitação. Tendo começado em Maio prolongando-se ao longo de junho, estão sendo promovidos três treinamentos especializados: Identificação de Documentos Falsos, Abordagem Tática de Pessoas e Veículos, e Atendimento Pré-Hospitalar.

Os cursos são ministrados pela ABRAPAM e têm como objetivo fortalecer a atuação dos guardas portuários nos portos públicos do Estado do Rio de Janeiro. A capacitação é voltada, principalmente, para os profissionais que atuam na linha de frente, em atividades de controle de acesso, operações táticas e resposta a situações de risco ou emergência.

BRASIL

PortosRio recebe comitiva chinesa para visita técnica no Porto do Rio de Janeiro

 A PortosRio recebeu uma comitiva com representantes da Administração Ferroviária da China e da CRRC – maior empresa do mundo especializada na fabricação de equipamentos ferroviários – para uma visita técnica ao Porto do Rio de Janeiro.

O principal objetivo da visita foi conhecer a infraestrutura portuária e avaliar as potencialidades logísticas do Porto do Rio para futuras operações de importação de cargas produzidas pela companhia chinesa, incluindo vagões, locomotivas e trilhos.

BRASIL

PortosRio participa no IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha e reforça compromisso com o desenvolvimento integrado da região portuária

  A PortosRio marcou presença no IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha, realizado no Novotel Porto Atlântico, como patrocinadora institucional do evento e participante da mesa de abertura.

Considerado o principal encontro voltado à discussão do futuro da região portuária do Rio de Janeiro, o Fórum reuniu líderes do poder público, da iniciativa privada, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil para debater desafios e propor soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano, econômico e social da área.

PORTO DE SANTOS, BRASIL

Movimentação de contentores bate record pela 4.ª vez seguida este ano

 A movimentação de contêineres no Porto de Santos cresceu em abril e bateu recorde pelo quarto mês consecutivo em 2025. Em abril, foram movimentados 459,7 mil TEU (medida padrão para contêineres). O aumento é de 2% em relação ao mesmo período no ano passado. O movimento acumulado no ano chegou a 1,8 milhão de TEU, resultado também recorde para o 1º quadrimestre, um avanço de 5,6% em comparação aos primeiros quatro meses de 2024.

Companhia Docas do Ceará recebe direcção da WISTA Brazil

  O Director-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, recebeu a visita da diretoria da WISTA Brazil, instituição internacional voltada para a discussão de assuntos ligados ao comércio exterior e gestão portuária.

Na pauta, as cinco executivas apresentaram os objetivos do grupo e conversaram sobre promoção da equidade de gênero no setor portuário.

"Fomos calorosamente recebidas pelo Dr. Lucio Gomes, a quem agradecemos pela receptividade e pela atenção dedicada ao tema. Seguimos confiantes de que esta aproximação renderá frutos importantes para o desenvolvimento do setor com mais diversidade e inclusão", disse a Presidente da WISTA Brazil, a Advogada especialista em Direito Aduaneiro, Andrea Aquino.

BAHIA, BRASIL

Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus vai ser reactivado depois de 17 anos

  A Autoridade Portuária Federal na Bahia – CODEBA vai reativar o Moinho de Trigo do Porto de Ilhéus após 17 anos de inatividade. O processo licitatório para a Cessão de Uso Onerosa da unidade industrial destinada ao processamento de trigo, administrada pela companhia, foi concluído com a assinatura do contrato com a empresa Jav Indústria de Alimentos, proprietária do Grupo Maratá.

O investimento previsto para a implantação e operação da unidade fabril de moagem de trigo, incluindo a aquisição de equipamentos, a construção de novos silos de armazenagem e a recuperação do ativo físico para o pleno funcionamento do moinho, que permitam a movimentação de até 120 mil toneladas por ano é de R$ 130 milhões.

PERNAMBUCO, BRASIL

Paulo Nery assume presidência do Porto do Recife com metas ousadas e visão estratégica

  Paulo Nery chega ao Porto do Recife com o compromisso de aprimorar a operação do ancoradouro e promete fazer uma gestão inovadora e arrojada. Entre as suas principais metas estão dobrar o faturamento, investir na capacitação técnica do corpo funcional e fortalecer a captação de novos negócios.

“Chego ao Porto do Recife com boas expectativas. Feliz em abraçar essa missão dada pela governadora Raquel Lyra e certo de que deixarei a marca de uma gestão moderna e inovadora, da qual tenho o reconhecimento por onde passei”, pontua o gestor.

Nery assumiu a missão após passar pela Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, deixando uma marca de sucesso e grandes resultados. Também foi Superintendente Regional da Caixa Econômica no Nordeste, no Recife, em Alagoas, na Paraíba e na Bahia. Paulo Nery é administrador, Pós-Graduado em Finanças Corporativa e Gestão de Pessoas.

Porto do Rio de Janeiro realiza simulacro de emergência com cenário de «socorro a acidentado»

  A PortosRio realizou um exercício simulado de emergência no Porto do Rio de Janeiro, com o objetivo de treinar e capacitar as equipes envolvidas no Plano de Controle de Emergência (PCE). O cenário escolhido foi o de "Socorro a Acidentado", com a simulação de um atropelamento envolvendo um colaborador do serviço de limpeza durante a varrição de um trecho da via interna do porto.

A iniciativa integra o cronograma anual do PCE e busca fortalecer a prontidão e a eficiência das equipes em situações críticas. A atividade também permitiu testar o fluxo de comunicação entre os setores envolvidos, observar o desempenho das ações operacionais em tempo real e identificar oportunidades de melhoria contínua. Além disso, o exercício contribuiu para ampliar a divulgação do plano entre os diversos usuários internos e externos do porto, promovendo maior conscientização sobre os procedimentos de emergência.

BRASIL

PortosRio inicia elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa nos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí

  Dando mais um passo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a PortosRio recebeu uma equipe de especialistas e consultores para a realização de uma visita técnica aos Portos do Rio de Janeiro e de Itaguaí. O objetivo da ação é identificar fontes de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) nas operações portuárias, etapa inicial para a construção do primeiro inventário de emissões da companhia.

A iniciativa representa um marco importante na trajetória da PortosRio em direção a uma atuação cada vez mais alinhada às melhores práticas internacionais de ESG (ambiental, social e governança). O inventário de GEE será uma ferramenta estratégica para diagnosticar os impactos ambientais das atividades operacionais e estabelecer diretrizes concretas para a redução das emissões e a transição para uma economia de baixo carbono.

Patrícia Campos é a nova Presidente da Câmara Brasil-Portugal

  A advogada Patrícia Campos, actual diretora jurídica da Câmara Brasil-Portugal, foi eleita por aclamação como a nova presidente da instituição, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo no Ceará e a segunda no país; a primeira foi Karene Vilela, presidente da Câmara Portuguesa de São Paulo. Patrícia Campos sucederá a Raul dos Santos Neto. A Assembleia Geral ocorreu dia 6. Já a solenidade de posse ocorrerá em junho, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC).

Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira mulher da categoria no Brasil a participar em curso da Marinha para missões de paz da ONU

  A PortosRio informa que a integrante da Guarda Portuária Sílvia Regina Chaves Alves foi convidada a participar no curso E-Qte-OpPaz Fem, promovido pela Marinha do Brasil. Com isso, torna-se a primeira mulher da Guarda Portuária do Brasil a integrar essa capacitação, voltada à preparação de civis e militares para actuação em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
A participação de Sílvia Chaves no programa representa um marco inédito e de grande relevância para a Guarda Portuária e para o setor portuário nacional, simbolizando o reconhecimento de sua trajetória profissional e a valorização da presença feminina em áreas estratégicas da segurança pública.

7 DE MAIO

Porto de Itaguaí celebra mais um aniversário

O Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), completa 43 anos a 7 de Maio, com projectos em andamento para a melhoria da infraestrutura, além de grandes perspectivas de crescimento para os próximos anos.

Assinalamos a efeméride com esta newsletter temática, respigando notícias do porto aniversariante publicadas no portal da APLOP nos últimos anos.
 

PortosRio marca presença na 29.ª Intermodal South America com stand interactivo e foco em parcerias estratégicas

 A PortosRio esteve presente na 29.ª edição da Intermodal South America, maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina, que decorreu de 22 a 24 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com um espaço de 108 m² (Estande D073), a Autoridade Portuária levou uma estrutura completa para receber visitantes, parceiros e potenciais clientes, com três salas de reunião e diversas atrações interativas.

Ao longo dos três dias de evento, a equipe comercial da PortosRio apresentou os portos sob sua administração — Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói, Angra dos Reis e Forno — além de divulgar oportunidades de negócios e estreitar parcerias estratégicas, tanto nacionais quanto internacionais. Um dos destaques foi a assinatura de um protocolo de intenções com a Administração do Porto de Lisboa (APL) e com a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), reforçando os laços entre Brasil e Portugal no setor portuário.

PORTO DE SANTOS, BRASIL

APS publica Relatório de Transparência e Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres

  A Autoridade Portuária de Santos (APS) adopta a igualdade salarial entre homens e mulheres. Os postos de trabalho são ocupados, sejam por concurso ou nomeação, com base nos cargos que constam no organograma aprovado pelo Conselho de Administração e atendem o sistema de compliance da empresa. Ou seja, o género das pessoas não tem qualquer relação com os ganhos pré-determinados que constam nos cargos que ocupam na companhia.

Órgão da ONU confirma Santos, no Brasil, como maior porto da América Latina

  A Comissão Económica para a América Latina e o Caribe (Cepal), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), publicou o seu último relatório portuário 2023-2024, no qual confirma o Porto de Santos como o maior da América Latina. A publicação toma por base os dados de movimentação de contentores relativos a 2023.
De acordo com a Cepal, o Porto de Santos é o primeiro da América Latina, com a movimentação de 4,3 milhões de TEU (medida padrão para contêineres). O dado considera apenas o porto público, não o complexo portuário como um todo.

Na lista da Cepal de maiores portos da América Latina, em segundo lugar vem Manzanillo (México), com 3,7 milhões de TEU. Em seguida, Cartagena (Colômbia), com 3,3 milhões; Callao (Peru), com 2,8 milhões e Manzanillo, no Panamá, com 2,6 milhões. Colon, também do Panamá, está em 13º no ranking, com 1,4 milhão de TEU em 2023.

BRASIL

Operações simultâneas reforçam a capacidade logística do Porto de Ilhéus

O Porto de Ilhéus vive um momento estratégico com a realização de operações simultâneas, atingindo 100% da ocupação de seus berços e possibilitando o atendimento de dois navios com perfis e cargas distintas. Este cenário evidencia a versatilidade e a importância da estrutura portuária para a economia regional e nacional.

Recentemente, o porto recebeu o navio Rubina, transportando cerca de 17 mil toneladas de cacau em amêndoa importadas para abastecer a indústria local de chocolate e derivados. Essa operação fortalece toda a cadeia produtiva do setor, garantindo matéria-prima para a produção e impulsionando a economia da cidade e da região. 

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)