Início > Angola

DE 2 A 5 DE DEZEMBRO

AICEP organiza Missão Empresarial a Angola - Inscreva-se!

A AICEP está a organizar uma Missão Empresarial a Angola, dedicada ao tema “Desenvolvimento Industrial”, que terá lugar em Benguela, de 2 a 5 de dezembro de 2024, com a participação do Presidente da AICEP, Ricardo Arroja.

ANGOLA

Secretário de Estado advoga soluções para estimular crescimento económico

O Secretário de Estado para a Aviação Civil, Marítima e Portuária, Rui Carreira, defendeu, em Luanda, a implementação de soluções sustentáveis nos subsectores dos transportes para estimular o crescimento económico do país, tendo em vista o alcance do Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027 (PDN).

O responsável, que falava a propósito da inauguração de uma embarcação da Secil Marítima, sublinhou a visão do PDN no que concerne aos transportes, baseada na “construção” de um sector sustentado que actue como catalisador do crescimento, da competitividade, mobilidade e da integração regional.

Angola assina acordos para ligação ferroviária com a Zâmbia

O ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, assinou em Nova Iorque, os acordos de concessão para o financiamento, construção, propriedade e operação do projecto ferroviário que visa estabelecer a ligação entre Angola e a Zâmbia.

O acordo visa igualmente operacionalizar o Corredor do Lobito no seu todo.

EUA querem apoiar organizações locais ao longo do Corredor do Lobito

Os Estados Unidos da América vão investir 3,5 milhões de dólares (um dólar equivale a 946,41 kwanzas) para apoiar organizações locais na construção de infra-estruturas ao longo do Corredor do Lobito.

O anúncio foi feito pelo representante da Agência dos EUA para o Desenvolvimento (USAID) em Angola, William Butterfield, na Conferência
de Coordenação de Apoio ao Corredor do Lobito, realizada naquela cidade ferro-portuária.

«Crescente importância da parceria EUA-Angola» sublinhada com ida de Biden a Luanda

Washington muito interessado no Corredor do Lobito

Presidente dos EUA chega a Luanda a 13 de Outubro. Washington muito interessado no Corredor do Lobito, “primeira rede ferroviária transcontinental de acesso livre”, ligando o Atlântico ao Índico.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, encontrou-se com o Presidente angolano, João Lourenço, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, para preparar a visita oficial de Joe Biden a Angola, entre 13 e 15 de Outubro, pouco tempo antes das presidenciais norte-americanas e numa altura em que o seu sucessor na Casa Branca poderá ser Donald Trump, e não a vice-presidente Kamala Harris, que asseguraria uma certa continuidade na política externa norte-americana.

Depois de ter sido recebido pelo seu homólogo na Casa Branca em Novembro de 2023 e de ter participado na cimeira empresarial Estados Unidos-África, no Texas, em Maio, Lourenço vai finalmente receber Biden em Luanda e demonstrar a basculação de Luanda em direcção a Washington afastando-se um pouco da influência de Pequim, ou, como disse em comunicado o porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Mark Miller, “a crescente importância da parceria EUA-Angola”.

Trocas comerciais entre Angola e Portugal acima de dois mil milhões de euros

As trocas comerciais entre Angola e Portugal, actualmente, estão avaliadas em mais de dois mil milhões de euros, um volume considerado positivo pelo embaixador do país em Angola, Francisco Alegre Duarte.

Ao discursar no 7.º Fórum Angola/Portugal, o diplomata sublinhou que o montante alcançado resulta do desempenho de mais de 1.250 empresas
portuguesas que operam em Angola e das cerca de cinco mil empresas exportadoras, tornando-se no segundo maior fornecedor de bens e serviços
para Angola.

ANGOLA

Governo reforma actividade portuária

O Governo angolano está a trabalhar na finalização de reformas estruturais da actividade portuária, para que os portos nacionais sejam mais inovadores, resilientes e sustentáveis, assegurou, em Luanda, o secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítima e Portuária, Rui Carreira.

ANGOLA

Investimentos no Corredor do Lobito catalisam o sector da Agro-indústria

O administrador financeiro do Pólo de Desenvolvimento Industrial da Catumbela (PDIC), Luciano Chilembe, mostrou-se satisfeito com o mais recente financiamento de 320 milhões de dólares norte-americanos disponibilizados pelo Grupo dos Sete países mais ricos do mundo, o G7, para projectos no Corredor do Lobito.

No município industrial da Catumbela, em Benguela, estão a ser implantadas fábricas que vão criar vários postos de trabalho.
De acordo com o gestor, o sector dos Transportes tem um árduo trabalho pela frente e é necessário que todos estejam focados nos desafios existentes para a consolidação das reformas no domínio da Agro-indústria e serviços conexos, para que os financiadores tenham cada vez mais confiança.

Angola apela ao investimento no Corredor do Lobito

O embaixador de Angola na África do Sul, Rui Orlando, convidou, em Cape Town, África do Sul, os investidores internacionais a aplicarem os seus investimentos em projectos de infra-estruturas do Corredor do Lobito,em Benguela, com o objectivo de contribuírem para o crescimento económico do país e da região.

O diplomata angolano fez este convite num dos painéis em que interveio durante a 8ª edição do Fórum Internacional de Infra-estruturas em África, numa organização da Infraestruture Africa, em parceria com a Associação de Infra-estruturas de África e a Agência para o Desenvolvimento da União Africana (AUDA-NEPAD).

ANGOLA

Governo aposta na Aquicultura para aumentar a produção de pescado

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, defendeu, em Luanda, que o sector está a apostar forte na Aquicultura para aumentar os níveis de produção de pescado.

Carmen do Sacramento Neto, que proferiu o discurso de encerramento da IV Conferência sobre Economia Azul, organizada pela Revista Economia & Mercado, sublinhou que a produção de pescado continua a ser insuficiente para atender o consumo interno, daí a grande aposta na Aquicultura.

ANGOLA

Logística portuária e turismo do Namibe despertam interesse da Índia

O embaixador da Índia em Angola, Vidhu Peethambaran Nair, manifestou o interesse do seu país contribuir para o desenvolvimento do sector portuário e turístico do Namibe, tendo em conta as suas potencialidades e localização geográfica.

O diplomata, que falava num encontro com a classe empresarial do Namíbe, disse que fruto da visita feita, durante três dias, identificou diversas oportunidades para o empresariado indiano, com destaque para a logística portuária, exploração de recursos mineiras e o fomento da actividade turística.

HUÍLA, ANGOLA

Comboios do CFM beneficiam produção local e negócios na Matala

A segurança, o conforto, maior oferta de transporte de negócios da produção local e os baixos preços no acesso aos comboios do Caminho de Ferro de Moçâmedes (CFM) levam os comerciantes, turistas e a população da Matala, na Huíla, a optar por esse meio como principal transporte.

O impacto na vida da população é visível pelo número de pessoas que todos os dias espera pelas composições do CFM que partem do Lubango ao Cuando Cubango, atravessando os municípios de Quipungo, Matala, Jamba e Cuvango (Huíla), assim como Cuchi e Menongue (Cuando Cubango) em seis viagens semanais.

ANGOLA

Sector das Pescas quer expansão da aquicultura no mar

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Neto, manifestou, em Luanda, a necessidade da expansão a actividade aquícola ao longo da costa marítima angolana, através da maricultura, com vista ao reforço do processo de diversificação da economia do país.

Para o efeito, a governante, que falava durante a 4ª Conferência da revista Economia & Mercado sobre a economia azul, apontou a captação de recursos financeiros através da procura de investimentos privados, parcerias internacionais e a optimização dos recursos públicos, para que em conjunto chegar-se a um bom porto com esta actividade.

ANGOLA

Corredor do Lobito coloca Angola com «potencial para ser a locomotiva» da África Austral

O ambicioso plano de investimentos angolano conta com o contributo determinante do Corredor do Lobito, que fará de Angola a ligação entre uma das regiões com mais potencial de desenvolvimento até 2050 e o resto do mundo, a SADC.

Missão a Angola decorre no âmbito da FILDA de 23 a 28 de julho

AEP regressa a Luanda com comitiva de 20 empresas

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a CCIPA – Câmara de Comércio e Indústria de Portugal – Angola, organiza a participação nacional na 39ª edição da FILDA – Feira Internacional de Angola.

Uma comitiva de 20 empresas nacionais participa no evento, que decorre na UENJI Arena – Angola Business Center, na Zona Económica Especial, em Luanda, entre os dias 23 e 28 de julho de 2024.
A realização da FILDA coincide com a visita oficial do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, a Angola, que, além de participar no Fórum Económico Angola-Portugal, a 24 de julho, visitará o Pavilhão Nacional na feira e todas as empresas participantes.

MOÇÂMEDES, ANGOLA

Porto do Namibe - Galeria Fotográfica

O portal do Porto do Namibe (Moçâmedes, Angola), disponibiliza galeria fotográfica, que pode folhear aqui.

Fórum Económico Angola-Portugal

Visita do Primeiro Ministro de Portugal a Angola

No âmbito da visita do Primeiro Ministro de Portugal a Angola, entre 23 e 25 de julho, a AICEP, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio e a AIPEX-Agência para Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola, irá organizar um programa económico destinado às empresas e entidades portuguesas com presença ou interesse naquele país, compreendendo a realização de um Fórum Económico Angola-Portugal com o intuito de fomentar o relacionamento bilateral, identificar novas oportunidades de negócio e investimento, bem como estimular a participação de novos operadores económicos no esforço de diversificação económica de Angola.

ANGOLA

História do Porto de Cabinda

O Porto de Cabinda, que se situa a norte do rio Zaire, apresenta regulares condições de abrigo para a operação marítima de carga e passageiros. Geograficamente, localiza-se a 400 km da cidade de Luanda, estando 220 km a sudoeste de Matadi e 200 km a norte da cidade de Ponta Negra, com uma população de mais de 15 milhões de habitantes. A sua construção data do ano de 1953, tendo em1962 sido elevado à categoria de Porto Comercial.

ANGOLA

História do Porto do Namibe

A construção do Porto do Namibe teve início em 1952 e conheceu o termo da sua primeira fase a 24 de Junho de 1954, com a inauguração de uma extensão de 380 metros de Cais acostável, que teve como o objectivo de assegurar o Tráfego marítimo do Sul de Angola, compreendendo o hinterland que cobre as províncias de Namibe, Huíla, Cuando Cubango e Cunene.

Actualmente é a maior infraestrutura portuária desta região e a terceira do País.

ANGOLA

Porto do Namibe

Criada à luz do Decreto Presidencial nº 33/98, de 25 de Setembro, a Empresa Portuária do Namibe – E.P, abreviadamente designada por Porto do Namibe – EP, sob tutela directa do Ministério dos Transporte, goza de personalidade jurídica, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com poderes consignados por lei para administrar bens de domínio público, conforme preceituado na Lei nº 11/13 de 3 de Setembro, Lei de bases do Sector Empresarial público e estatutos próprios.

O Porto do Namibe ocupa uma posição privilegiada no contexto do sistema portuário Angolano, é o terceiro maior porto do país cujo objecto social assenta na prestação de serviços de carga e descarga de mercadorias no recinto portuário.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)