ANGOLA
Presidente da ZEE eleito membro do Conselho da Organização Mundial das Zonas Francas

O Presidente do Conselho de Administração da Zona Económica Especial (ZEE) Luanda Bengo, Manuel Pedro, foi eleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial das Zonas Francas (WFZO, sigla em inglês).
Depois da apresentação da ZEE e o seu papel no processo de diversificação da economia, perante uma audiência de mais de 400 delegados da conferência anual das Zonas Francas, que decorreu no Dubai, Emirados Árabes Unidos, Manuel Pedro conseguiu conquistar a confiança dos membros da WFZO.
ANGOLA
Porto de Luanda apresenta estratégia para gestão de terminais

O Presidente do Conselho de Administração do Porto de Luanda, Alberto Bengue, anunciou que o modelo de gestão “LordLandPort” representa o ordenamento do porto, onde não há praticamente fortes investimentos por parte do Estado.
O Porto de Luanda apresentou ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) o novo plano de desenvolvimento, que prevê a criação de mais um terminal e a construção de um estaleiro naval, visando um aumento anual de 800 mil para 3 milhões de cargas contentorizadas.
ANGOLA
Agência aposta no reforço da regulação marítima nacional

A Agência Marítima Nacional (AMN) vai reforçar os mecanismos de fiscalização e vigilância, mediante a actualização das leis, regulamentos e das regras do sector, garantiu a Presidente do Conselho de Administração (PCA) da instituição reguladora marítima, Anisabel Veríssimo e Costa.
Para o efeito, a AMN pretende estreitar as relações institucionais com os intervenientes do sector marítimo e portuário do país, adequar os regulamentos e regras aos padrões internacionais, para dinamizar e atingir o potencial da economia marítima nacional.
Angola avança com a concessão dos corredores ferroviários

Ricardo Viegas de Abreu, ministro dos Transportes angolano, desvenda como vai concessionar o caminho-de-ferro, privatizar a TAAG, fazer um metro de superfície em Luanda ou inaugurar um aeroporto.
ANGOLA
Porto de Luanda apresenta plano de desenvolvimento ao IGAPE

O Porto de Luanda apresentou ao Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) o novo plano de desenvolvimento que prevê a criação de mais um terminal e a construção de um estaleiro naval, visando um aumento de 800 mil para três milhões de cargas contentorizadas, anualmente.
BENGUELA, ANGOLA
Multinacional americana vai investir 300 milhões de dólares em piscicultura

O grupo agro-alimentar norte-americano “Dagan Ltd” vai investir trezentos milhões de dólares nos sectores da agricultura e pescas na província de Benguela, avança o seu presidente Executivo, Sharon Amar.
O investimento prevê a criação de um complexo agro-industrial, vocacionado à piscicultura, para a produção de corvinas brancas, com um resultado anual estimado em 20 mil toneladas de peixe.
Mota-Engil ganha contrato de 72 milhões de dólares para requalificar Base Naval de Luanda

A Mota-Engil vai requalificar e apetrechar a Base Naval de Luanda num valor total de 72,2 milhões de dólares. Angola pretende melhorar as condições no domínio da defesa e segurança.
Angola, RDC e Zâmbia criam agência para dinamizar Corredor do Lobito

Um Acordo Tripartido entre Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia, para dinamizar a circulação de mercadorias e promover a mobilidade dos cidadãos, ao longo do Corredor do Lobito, foi recentemente assinado.
Os ministros dos Transportes de Angola e da Zâmbia, Ricardo Viegas D'Abreu e Franck Tayali, respectivamente, e o embaixador da República Democrática do Congo em Angola, Kalala Constantin, em representação do governo do seu país, assinaram o Acordo Tripartido, que cria a Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito (LCTTFA - sigla inglesa).
JOÃO LOURENÇO:
Angola pode ser um importante fornecedor de gás à Europa

O Presidente da República, João Lourenço, considera que Angola se pode tornar num fornecedor de gás e de hidrogénio verde para a Europa.
Em entrevista exclusiva à Euronews, João Lourenço diz acreditar que a produção de gás natural, não gás associado, em Angola, vai conhecer um boom nos próximos anos.
ANGOLA
PR efectua mudanças no Caminhos de Ferro de Luanda e de Moçâmedes

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, por despacho, o Conselho de Administração da Empresa Caminhos de Ferro de Luanda, E.P, presidido por Manuel António Kanda Kanda.
Em nota a que a ANGOP teve acesso, invocando conveniência de serviço, João Lourenço nomeou para administradores Manuel João Lourenço (para Área Técnica), Luzia Vanessa Correia da Costa Cravid (Área Financeira) e Daniel João Quipaxe (Não Executivo).
ANGOLA
Primeira fase da Refinaria de Cabinda concluída em Dezembro

A primeira fase das obras de construção da Refinaria de Cabinda ficam concluídas em Dezembro do corrente ano, segundo o director-geral da empresa GEMCORP, Marcus Weyll, encarregada pela empreitada.
A informação foi prestada em conferência de imprensa, em Cabinda, durante a visita do ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.
Pinto Basto realiza embarque door to door de tanques LNG para Angola

A Pinto Basto realizou com sucesso um embarque door to door de tanques LNG com destino à indústria de Angola, a partir do porto de Leixões, tendo sido responsável por toda a logística.
Este é mais um exemplo do tipo de embarques da unidade de carga de projetos que a Pinto Basto executa com regularidade, sendo que, neste caso, os clientes entregaram e confiaram 100% da operação logística, desde a recolha na origem até à instalação no destino final, à Pinto Basto.
ANGOLA
Nova fase do Corredor do Lobito

A redinamização da circulação de mercadorias e a facilitação da mobilidade de cidadãos da região centro-sul de Angola – nos sentidos Leste-Oeste e vice-versa – darão início a novos e certeiros passos, rumo ao reforço do gradual desenvolvimento regional.
ANGOLA
Investimento na formação marítima vai dinamizar indústria

O chefe de departamento do pessoal do mar do IMPA (Instituto Marítimo e Portuário de Angola), Miguel António, defendeu que o desenvolvimento da indústria marítima naval do país passa essencialmente pela formação de quadros.
CCIP: Missão Empresarial à Segunda Maior Economia da África Subsariana

A CCIP vai realizar no mês de março a segunda Missão Empresarial a Angola, um importante ponto comercial para Portugal. Um país rico em recursos naturais, sendo o segundo maior produtor de petróleo no continente africano. A missão vai realizar-se entre 13 e 17 de março.
As relações comerciais entre o nosso país e Angola são já antigas, sendo Angola um dos principais parceiros comerciais de Portugal. Nos últimos dois anos tem mostrado sinais de crescimento substancial, com a abertura da sua economia, onde Portugal é privilegiado para as trocas comerciais.
Exportações portuguesas para Angola somam mais de 2 mil milhões em 2022

As exportações de bens e serviços de empresas portuguesas para Angola atingiram mais de 2 mil milhões de euros até finais de outubro de 2022, ultrapassando já os níveis pré-pandemia, revelou à Lusa o embaixador português em Luanda. Angola continua a ser um mercado fundamental para as exportações portuguesas: “é o nono mercado a nível mundial e terceiro país fora da União Europeia, atrás dos Estados Unidos e do Reino Unido, e principal mercado na CPLP”, salientou Francisco Alegre Duarte.
AD Ports Group assina protocolos com Angola

O Grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports) assinou acordos estratégicos com organizações angolanas para melhorar a conectividade marítima ao longo da costa oeste e colaborar no desenvolvimento da indústria de serviços marítimos e infraestruturas em todo o país.
De entre os acordos estabelecidos, está a formação de uma joint venture com a empresa estatal de logística e transporte Unicargas, que administra o terminal multiusos do Porto de Luanda, o porto mais movimentado de Angola. Port ali passam mais de 70% das importações internacionais do país e 80% das suas exportações não petrolíferas. A nova joint venture, com participação maioritária do Grupo Abu Dhabi Ports, atuará na modernização, gestão, operação do terminal e do negócio logístico da Unicargas.
ANGOLA
Empresa Portuária estimula actividade comercial em Porto Amboim

A Empresa Portuária do Amboim E.P. estabeleceu como prioridade, para o ano 2023, a dragagem dos cais para facilitar a navegação marítima e estimular a actividade comercial em Porto Amboim, província do Cuanza Sul, revelou o Presidente do Conselho de Administração da Empresa Portuária do Amboim, Francisco Fernandes.
Em declarações à ANGOP, o gestor disse que há um grande problema com a dragagem dos cais e que será solucionado "com as concessões ou atribuição de licenças que iremos conceder aos operadores privados para facilitar a navegação marítima”.
PORTO DE LUANDA, ANGOLA
Novo terminal de cabotagem começa a operar em Abril

O novo terminal de cabotagem norte do Porto de Luanda entra em operação no segundo trimestre do corrente ano, com novos equipamentos e meios tecnológicos que irão proporcionar maior conforto e segurança na trasladação de mercadorias.
As obras, iniciadas há mais de dois anos, encontram-se em 60% de execução física e, nesta altura, já se verifica a montagem de equipamentos e meios tecnológicos.
MOÇÂMEDES, ANGOLA
Porto do Namibe arrecada mais de Kz 5 mil milhões

Mais de cinco mil milhões 88 milhões 447 mil é o montante arrecadado pelo Porto do Namibe, de Janeiro a Dezembro de 2022, segundo o presidente do Conselho da Administração (PCA) da empresa, Nazareth Neto. Este valor resulta de um milhão de toneldas de carga diversas transportadas neste período, com destaque para a exportação de rochas ornamentais para a China, Espanha e Itália, na ordem de 71 por cento.
Ao todo, o Porto do Namibe movimentou um milhão 307 mil 500 e toneladas de carga diversa, disse à ANGOP Nazareth Neto.
Vídeo
XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde
XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde
XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL
XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos
XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP
XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves
XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate
XIII Congresso da APLOP | Debate
XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1
Encerramento do XIII Congresso da APLOP
XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho
XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho
XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda
XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso
XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping
XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande
Constituição da APLOP

Foto de família