Início > Angola

ANGOLA

Sector das Pescas quer expansão da aquicultura no mar

A ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen Neto, manifestou, em Luanda, a necessidade da expansão a actividade aquícola ao longo da costa marítima angolana, através da maricultura, com vista ao reforço do processo de diversificação da economia do país.

Para o efeito, a governante, que falava durante a 4ª Conferência da revista Economia & Mercado sobre a economia azul, apontou a captação de recursos financeiros através da procura de investimentos privados, parcerias internacionais e a optimização dos recursos públicos, para que em conjunto chegar-se a um bom porto com esta actividade.

ANGOLA

Corredor do Lobito coloca Angola com «potencial para ser a locomotiva» da África Austral

O ambicioso plano de investimentos angolano conta com o contributo determinante do Corredor do Lobito, que fará de Angola a ligação entre uma das regiões com mais potencial de desenvolvimento até 2050 e o resto do mundo, a SADC.

Missão a Angola decorre no âmbito da FILDA de 23 a 28 de julho

AEP regressa a Luanda com comitiva de 20 empresas

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a CCIPA – Câmara de Comércio e Indústria de Portugal – Angola, organiza a participação nacional na 39ª edição da FILDA – Feira Internacional de Angola.

Uma comitiva de 20 empresas nacionais participa no evento, que decorre na UENJI Arena – Angola Business Center, na Zona Económica Especial, em Luanda, entre os dias 23 e 28 de julho de 2024.
A realização da FILDA coincide com a visita oficial do Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, a Angola, que, além de participar no Fórum Económico Angola-Portugal, a 24 de julho, visitará o Pavilhão Nacional na feira e todas as empresas participantes.

MOÇÂMEDES, ANGOLA

Porto do Namibe - Galeria Fotográfica

O portal do Porto do Namibe (Moçâmedes, Angola), disponibiliza galeria fotográfica, que pode folhear aqui.

Fórum Económico Angola-Portugal

Visita do Primeiro Ministro de Portugal a Angola

No âmbito da visita do Primeiro Ministro de Portugal a Angola, entre 23 e 25 de julho, a AICEP, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio e a AIPEX-Agência para Investimento Privado e Promoção das Exportações de Angola, irá organizar um programa económico destinado às empresas e entidades portuguesas com presença ou interesse naquele país, compreendendo a realização de um Fórum Económico Angola-Portugal com o intuito de fomentar o relacionamento bilateral, identificar novas oportunidades de negócio e investimento, bem como estimular a participação de novos operadores económicos no esforço de diversificação económica de Angola.

ANGOLA

História do Porto de Cabinda

O Porto de Cabinda, que se situa a norte do rio Zaire, apresenta regulares condições de abrigo para a operação marítima de carga e passageiros. Geograficamente, localiza-se a 400 km da cidade de Luanda, estando 220 km a sudoeste de Matadi e 200 km a norte da cidade de Ponta Negra, com uma população de mais de 15 milhões de habitantes. A sua construção data do ano de 1953, tendo em1962 sido elevado à categoria de Porto Comercial.

ANGOLA

História do Porto do Namibe

A construção do Porto do Namibe teve início em 1952 e conheceu o termo da sua primeira fase a 24 de Junho de 1954, com a inauguração de uma extensão de 380 metros de Cais acostável, que teve como o objectivo de assegurar o Tráfego marítimo do Sul de Angola, compreendendo o hinterland que cobre as províncias de Namibe, Huíla, Cuando Cubango e Cunene.

Actualmente é a maior infraestrutura portuária desta região e a terceira do País.

ANGOLA

Porto do Namibe

Criada à luz do Decreto Presidencial nº 33/98, de 25 de Setembro, a Empresa Portuária do Namibe – E.P, abreviadamente designada por Porto do Namibe – EP, sob tutela directa do Ministério dos Transporte, goza de personalidade jurídica, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com poderes consignados por lei para administrar bens de domínio público, conforme preceituado na Lei nº 11/13 de 3 de Setembro, Lei de bases do Sector Empresarial público e estatutos próprios.

O Porto do Namibe ocupa uma posição privilegiada no contexto do sistema portuário Angolano, é o terceiro maior porto do país cujo objecto social assenta na prestação de serviços de carga e descarga de mercadorias no recinto portuário.

APANG

Associação dos Portos de Angola

A APANG surge da necessidade da congregação dos Portos de Angola, os terminais portuários e comunidade portuária, com vista a atingir objectivos comuns, isto é, no asseguramento, defesa e promoção dos interesses dos associados e contribuir para o desenvolvimento e modernização do sistema portuário.

A APANG foi criada A 9 de Dezembro de 2013, tendo como membros fundadores os Portos de Cabinda, Lobito, Luanda, Namibe e Amboim.

ANGOLA

Corredor do Lobito potencia empreendedorismo nacional

A dinamização do Corredor do Lobito está a incentivar a classe empresarial e os produtores familiares a aumentarem a produção de bens alimentares em seis províncias do país.

O reconhecimento foi expresso na cidade de Benguela, pelo presidente em exercício da Câmara de Fomento Empresarial na província, Lucas Ábias, durante a abertura do Fórum Internacional para Investimento da região Centro e Sul de Angola.

ANGOLA

EFECTIVOS DOS SERVIÇOS DE MIGRAÇÃO E ESTRANGEIROS INTEIRAM-SE SOBRE PROJECTO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA BAÍA DE MOÇÂMEDES

Efectivos dos Serviços de Migração e Estrangeiros no Namibe inteiraram-se sobre o grau de execução das obras do Projeto de Desenvolvimento Integrado da Baía de Moçâmedes, nos Terminais Multiuso e Mineraleiro do Saco Mar, respectivamente.

No local, o Coordenador Adjunto do Gabinete de Gestão e Operacionalização do Projecto (GO-MOÇÂMEDES), Alexandre Baptista, passou em revista o estado actual das duas obras, mormente as questões de ordem técnica e sociais, em particular ao tempo de execução, constrangimentos verificados, bem como sobre a instalação do Serviço de Tráfego de Embarcações (VTS), que de certo modo é uma mais-valia para os Serviços de Migração no controlo marítimo de fronteiras.

ANGOLA

Cuanza-Norte: Pesca fluvial garante mais de dois mil postos de trabalho

O sector da pesca fluvial no município de Cambambe, província do Cuanza-Norte, garantiu, no primeiro trimestre, mais de dois mil postos de trabalho entre directos e indirectos. Os dados são do chefe de departamento de Pescas do Gabinete Provincial da Agricultura, Pescas e Florestas.

Patrício Constantino fez saber que a prática da pesca fluvial (feita no rio, em lagos e lagoas) é significativa no município e abrange as áreas de captura, salga, fumagem e transporte do pescado.

ANGOLA

XUAN THIEN GROUP E CSC CONSTATAM CONDIÇÕES OPERACIONAIS DO PORTO DO NAMIBE PARA EXPORTAÇÃO DO FERRO GUSA

Uma equipa integrada pela Xuan Thien Group e Companhia Siderúrgica do Cuchi (CSC), visitou o Terminal Multiuso do Porto do Namibe, a fim de aferir as condições operacionais para a segunda exportação do Ferro Gusa, prevista para o mês de Maio do corrente ano.

A visita avaliou igualmente as condições existentes nas instalações do Porto, que poderão traduzir-se em investimentos no ramo da mineração, produção de Ferro Gusa e instalação de uma fábrica de cimento.

De acordo com o Administrador para a área Comercial, Domingos Delfim, o Porto do Namibe tem as condições mínimas para a carga, descarga e armazenagem da referida matéria prima.

ANGOLA

Corredor do Lobito garante crédito para 30% de iniciativas de mulheres

O Governo angolano está, neste momento, a desenvolver uma iniciativa que tem por objectivo dinamizar a concessão de crédito às Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais, com a perspectiva de 30 por cento vir a beneficiar projectos executados por mulheres.

ANGOLA

Mais de 14 mil famílias na pesca artesanal em Benguela

Mais de 14 mil famílias e um universo de 1.900 embarcações estão ligadas à pesca artesanal na província de Benguela.

Os dados foram apresentados ao Jornal de Angola, pelo director provincial da Agricultura, Pecuária e Pesca em Benguela, José Gomes da Silva, que na ocasião se mostrou preocupado com algumas práticas que têm sido usadas pelos operadores, e que estão a contribuir para a redução da biomassa.

CABINDA, ANGOLA

Embaixador chinês realça importância do Terminal de Águas Profundas do Caio

O embaixador da China em Angola, Zhang Bin, sublinhou as vantagens que o Terminal de Águas Profundas do Caio, em Cabinda, vai proporcionar nas relações comerciais entre o país e outras regiões africanas e do mundo.

Segundo o diplomata, que falava por ocasião da sua recente visita às obras do terminal, este projecto vai permitir o desenvolvimento socioeconómico da província e dinamizar as trocas comercias com outras regiões do continente e do mundo.

Manifestou o interesse em ver concluída, o mais rápido possível, a infra-estrutura, a cargo de uma construtora chinesa, avaliada em 831.994.725,75 dólares americanos.

EM BENGUELA, ANGOLA, DE 22 A 26 DE MAIO

FIB 2024 com mais de 300 expositores confirmados

A 13ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB), a maior da região Sul, decorre entre os dias 22 e 26 de Maio, com 342 empresas previstas, em representação do país, mas também de Portugal, Brasil e Turquia.

O evento, cuja edição de 2023 teve como melhor participação a empresa Sanlam Angola Seguros, visa promover o potencial económico e industrial da região Sul de Angola, no intuito de atrair investimentos para o desenvolvimento da cadeia logística e criar um bom ambiente de negócios.

Abu Dhabi Ports investe até 384 ME no Porto de Luanda com concessão de 20 anos

O grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports) vai investir 410 milhões de dólares nos próximos 20 anos para operar no Porto de Luanda, com cerca de metade destinado à modernização do terminal polivalente operado pela Unicargas.

Os acordos entre o operador dos Emirados Árabes Unidos (UAE), a Unicargas, a Multiparques e a autoridade portuária de Luanda foram assinados na capital angolana e preveem a concessão e modernização do terminal polivalente por um período de 20 anos, prorrogável por mais dez, através de um consórcio.

ANGOLA

CABOTAGEM SUL E PERSPECTIVAS, TEMA ABORDADO NA V MESA REDONDA DA APANG

A Cabotagem Sul e Perspectivas, foi um dos temas abordados na V Mesa Redonda da Associação dos Portos de Angola, que decorreu nas cidades de Soyo e Cabinda sob o lema: “A Cabotagem Nacional e o seu impacto na economia”.

A apresentação coube ao Administrador para a área Administrativa e Recursos Humanos da Empresa Portuária do Namibe, David Monocaca Bengani, no Cine teatro Chiloango em Cabinda, que apresentou factos que devem ser considerados para o relançamento da Cabotagem no Sul de Angola.

ANGOLA

Combate à pobreza melhora vida dos pescadores no Gove

Quarenta e cinco pescadores agrupados em cooperativa do sector do Gove, município da Caála, província do Huambo, receberam, recentemente, um kit de pesca, no âmbito do programa de combate à pobreza.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012