Início > Angola

ANGOLA

Assinado acordo para transportar minerais pelo Corredor do Lobito

Um acordo para transportar minerais foi assinado na África do Sul, entre as empresas Trafigura e Kamoa-Kakula, com a LAR – Atlantic Lobito Corridor, a empresa que gere a operação do Corredor do Lobito.

O acordo marca os primeiros compromissos comerciais de longo prazo com o Corredor do Lobito, uma nova rota comercial de importação e exportação entre o Cinturão de Cobre Africano e a costa atlântica de Angola. O presidente Executivo da Trafigura, Jeremy Weir, espera que outros clientes se juntem à Ivanhoe Mines e à Trafigura nos próximos meses.

ANGOLA

Criação da Guarda Costeira Nacional confere maior competência à fiscalização

A criação, em breve, da Guarda Costeira Nacional vai conferir maior competência à fiscalização marítima, anunciou, no Porto Amboim, Cuanza-Sul, o ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado.

Francisco Furtado, que falava no âmbito do cumprimento de um despacho presidencial sobre a pesca ilegal na orla marítima, sublinhou que a Guarda Costeira Nacional será uma identidade importante no controlo da costa marítima e funcionará com a coordenação da Marinha de Guerra Nacional.

Empresa Portuária de Cabinda arrecada mais 6 mil milhões de kwanzas

Mais de seis mil milhões de kwanzas foram arrecadados em 2023, pela Empresa Portuária de Cabinda, menos kz 83 milhões, em comparação ao período homólogo de 2022.

O facto foi anunciado, nesta cidade, pelo presidente do Conselho da Administração(PCA) da Empresa Portuária de Cabinda, José João Kunvigua, quando discursava no acto de comemoração dos 62 anos da existência do porto, cerimónia testemunhada pelo vice-governador para o sector político e sócial, Miguel dos Santos Oliveira, em representação da governadora, Mara Quiosa.

ANGOLA

Ministra das Pescas destaca resiliência dos operadores do sector salineiro

A ministra das Pescas e dos Recursos Marinhos, Carmen do Sacramento Neto, afirmou que a entrada em funcionamento das Salinas Tchicamby, localizadas no município da Baía Farta, prova a resiliência dos operadores angolanos do sector.

Falando na cerimónia de inauguração desta unidade de produção, na "cidade do Sal", a ministra destacou o facto de ser um projecto ambicioso, de iniciativa de jovens angolanos e que vai contribuir significativamente na oferta deste produto ao mercado nacional e não só.

ANGOLA

Infra-estruturas portuárias em Cabinda vão dinamizar trocas comerciais

O ministro dos Transportes, Ricardo D' Abreu, considerou que as infra-estruturas portuárias, em construção na província de Cabinda, vão dinamizar as trocas comerciais entre os países da África Central, a partir do primeiro trimestre de 2025.

O ministro dos Transportes, Ricardo D' Abreu, que felicitou via “zoom” o colectivo de funcionários da Empresa Portuária de Cabinda, pelas comemorações dos 62 anos de existência, destacou a importância do Terminal de Águas Profundas do Porto de Cabinda, zona franca, para além de áreas industriais, comerciais e residenciais no desenvolvimento da circunscrição.

ANGOLA

Corredor do Lobito impulsiona diversificação económica de Angola

O Ministro dos Transportes, Ricardo Viegas D'Abreu, defendeu , em Lusaka, Zâmbia, que as operações do Corredor do Lobito, fazem desta plataforma, impulsionadora e alavanca da diversificação económica de Angola.

O governante, que falava no Fórum de Investimentos da Parceria Global de Financiamento de Infra-estruturas do Corredor, disse que essa diversificação económica estende-se até República Democrática do Congo e Zâmbia, fruto do incremento das trocas comerciais intra-africanas.

ANGOLA

Empresa Portuária de Cabinda perspectiva melhorias no movimento de cargas

O Presidente do Conselho de Administração(PCA) do Porto de Cabinda, José João kuvingua, prevê melhorias este ano na movimentação de cargas e arrecadação de receitas, com a entrada em funcionamento do Cais de Quebra-Mar.

O PCA fez este pronunciamento aos órgãos de imprensa, à margem da cerimónia comemorativa dos 62 anos de existência da Empresa Portuária de Cabinda.

ANGOLA

Japão e congolesa Gecamines acordam exploração mineira para o Corredor do Lobito

Um memorando de exploração mineira entre o Japão e a congolesa Gecamines, no âmbito do desenvolvimento económico do corredor ferroviário angolano do Lobito, foi assinado na África do Sul.

ANGOLA

Porto Amboim ganha Unidade Fiscal Aduaneira

A Unidade Fiscal Aduaneira do Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, foi inaugurada, no quadro do reforço do combate à fuga ao fisco na região.

Inaugurada pelo 2.º comandante-geral da Polícia Nacional, comissário-chefe Domingos Andrade, a infra-estrutura, com cinco edifícios modulares, está implantada numa área global de 15 mil metros quadrados, dos quais quatro mil de construção, e foi orçada em 400 milhões de kwanzas.

Lobito Atlantic Railway lança comboio experimental de minério

960 toneladas de cobre, provenientes de Kolwezi, República Democrática do Congo, chegaram este domingo ao Porto do Lobito, no comboio experimental gerido pelo consórcio Lobito Atlantic Railway.

ANGOLA

Primeira fase do Terminal Oceânico do Dande será concluída este ano

A primeira fase da construção do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), com capacidade para armazenar 582 mil metros cúbicos de combustíveis líquidos e gasosos, será concluída este ano, anunciou, em Luanda, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo.

ANGOLA

Retrospectiva 2023: Corredor do Lobito assinala «ponto de viragem»

A concessão do Corredor do Lobito ao consórcio internacional Lobito Atlantic Railway (LAR) foi um marco histórico, em 2023, na província de Benguela, onde cresce a expectativa em torno do relançamento desse megaprojecto ferroviário que vai ligar o Atlântico ao Índico.

ANGOLA

Administrador do Porto de Luanda defende parcerias estratégicas empresariais

O administrador Executivo para área Financeira do Porto de Luanda, Pedro Dozi, defendeu, em Luanda, a necessidade de as empresas criarem parcerias estratégicas para que consigam estreitar relações e influenciar os resultados alcançados.

Falando num evento denominado Networking, promovido pelo segundo ano consecutivo pelo Porto de Luanda, sublinhou que as parcerias devem ser frutíferas, produzindo resultados satisfatórios.

ANGOLA

Portugal destaca significado geoestratégico do Corredor do Lobito

O Ministro dos Negócios Estrangeiros português destacou o significado geoestratégico do Corredor do Lobito e considerou que, ao potenciar o desenvolvimento de Angola, será também benéfico para Portugal.

Gomes Cravinho falava à Lusa em Luanda, à margem da cerimónia de entrega dos prémios `Manuel António da Mota -- Uma Vida em Angola.

O ministro visitou as obras do Corredor do Lobito, infraestrutura ferroviária transafricana que ligará a República Democrática do Congo e a Zâmbia ao Porto do Lobito, e passará também pelo Huambo, para o lançamento da primeira pedra da Plataforma Logística Caála.

Lançada Câmara de Comércio e Indústria Angola-Moçambique

Foi lançada em Luanda a Câmara de Comércio e Indústria Angola-Moçambique (CCIAM), que tem por missão promover o desenvolvimento económico sustentável e fortalecer as relações comerciais e industriais entre Angola e Moçambique através do fomento de parcerias empresariais bem como a promoção de oportunidades de negócios.

ANGOLA

Executivo investe na construção do Terminal do Nóqui

O Executivo vai investir 90 milhões de dólares na construção do Terminal Fluvial do Nóqui, na província do Zaire, no quadro do Plano de Desenvolvimento do Sector dos Transportes.

Segundo o Despacho Presidencial n.º 262/23 de 26 de Outubro, citado no portal do Governo, é autorizada a despesa e formalizada a abertura do Procedimento de Contratação Simplificada, pelo critério material, por razões de financiamento externo, para a adjudicação do contrato de empreitada.

PORTO DE LUANDA, ANGOLA

DP World investe USD 210 milhões e duplica capacidade do terminal

A Dubai Ports (DP) World está a investir 210 milhões de dólares norte-americanos na modernização e ampliação do Terminal Multiusos do Porto de Luanda, anunciou, em Luanda, o seu director-geral para Angola, Francisco Pinzon.

ANGOLA

Concessão do Porto do Lobito entregue à Africa Global Logistics

O governo angolano atribuiu a concessão da gestão do terminal do Porto do Lobito, por um período de 20 anos, à Africa Global Logistics, informa o ministério dos Transportes.

A concessão da gestão, manutenção e exploração do terminal polivalente de contentores e carga geral do Porto de Lobito foi atribuída através de um procedimento de contratação simplificada (ajuste direto) tendo a proposta da Africa Global Logistics SAS (AGL) ficado classificada em primeiro lugar.

LUANDA, ANGOLA

Ministro destaca importância geoestratégica do Terminal Multiusos

O Ministro dos Transportes, Ricardo D´Abreu, considera que o Terminal Multiusos do Porto de Luanda (concessionado à empresa DP World), deverá contribuir para impulsionar a economia nacional, aproveitando a posição privilegiada de Angola na região Austral do continente.

De acordo com governante, que falava na cerimónia de lançamento da primeira pedra das obras de requalificação do terminal, frisou que, para além dos operadores do mercado nacional, a região e África vão beneficiar das operações da “gigante” DP World na operacionalidade deste importante espaço.

Economistas destacam importância do «Corredor do Lobito» na captação de divisas

Economistas na província do Moxico ressaltaram, no Luena, a importância do Corredor do Lobito como um importante investimento para a captação de divisas, com vista a tornar a economia nacional mais robusta.

Ao falarem à ANGOP sobre o impacto económico e social do investimento feito no Corredor do Lobito, os especialistas em matéria económica consideram ser um investimento sustentável, que permitirá dinamizar a economia nacional e dos Países de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012