ANGOLA
Empresários sul-africanos interessados em investir no Corredor do Lobito

Empresários sul-africanos que participaram na excursão às províncias do Huambo, Bié e Benguela manifestaram o seu interesse nas potencialidades do Corredor do Lobito, onde pretendem investir em sectores diversificados, soube a ANGOP.
A visita de dois dias foi uma iniciativa do Consulado Geral de Angola na África do Sul, no âmbito da captação de investimentos.
Em declarações à imprensa, o director-geral adjunto para o Desenvolvimento Económico da província do Cabo Ocidental, Rashid Toefy, afirmou que o seu país tem uma plataforma logística muito vasta e pode ajudar Angola em vários sectores da sua economia.
Ministro dos Transportes de Angola:
Estamos a transformar corredores logísticos em corredores de oportunidades

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo d’Abreu Viegas, garantiu no Eurafrican Forum 2025 que o país tem em curso transformações com impacto na conectividade nacional, na mobilidade regional e no seu posicionamento estratégico nas cadeias logísticas globais.
O ministro dos Transportes de Angola defendeu que a transformação estrutural de África “exige infraestruturas resilientes, inclusivas e sustentáveis que catalisem o crescimento económico, a criação de riqueza, a empregabilidade da maior da maior população jovem do planeta, a integração regional e a coesão social”.
MOÇÂMEDES, ANGOLA
CFM prevê receber novas composições ferroviárias

O Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) prevê receber, este ano, oito novas composições ferroviárias do tipo DMU (Unidades Múltiplas Diesel) para reforçar o transporte suburbano e intermunicipal, nas províncias da Huíla, Namibe, Cuando e Cubango.
A informação foi avançada na cidade do Lubango pelo presidente do Conselho de Administração do CFM, António Coelho da Cruz, no final de uma visita às instalações da empresa, efectuada pelo governador provincial, Nuno Mahapi Dala.
MINTRANS e Porto de Antuérpia-Bruges firmam parceria para a Estratégia Portuária Nacional e criação da Academia Marítima e Portuária de Angola

O Ministério dos Transportes (MINTRANS) e a Autoridade Portuária de Antuérpia-Bruges assinaram recentemente um contrato de consultoria especializada, com vista à elaboração da Estratégia Portuária Nacional de Angola e ao desenvolvimento do Plano de Negócios da futura Academia Marítima e Portuária de Angola.
A cerimónia de assinatura foi presidida pelo secretário de Estado para os Sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, e contou com a presença de representantes do MINTRANS e da Autoridade Portuária de Antuérpia-Bruges.
ANGOLA
Lobito Atlantic Railway prevê reabrir oito estações neste ano

O Presidente do Conselho de Administração da empresa Lobito Atlântic Railway (LAR), concessionária pela gestão do Corredor do Lobito, no âmbito do contrato de concessão de serviços ferroviários de logística e suporte, anunciou, na cidade do Cuito, Bié, a reabertura, ainda neste ano, de oito estações ferroviárias que se encontram inoperantes.
Nicholas Fournier disse que a reabertura dessas infra-estruturas , até então, nalguns municípios e comunas do ramal, constitui uma grande preocupação porque visa, sobretudo, acomodar e proteger a mercadoria e outros minérios estratégicos que a empresa tem sob sua responsabilidade, um assunto de extrema importância e seriedade nos negócios.
LUANDA, ANGOLA
Autoridade Portuária investe em sistema VTS para gestão eficiente do tráfego marítimo

O Porto de Luanda assinou um contrato com a empresa italiana Leonardo S.p.A., com vista à implementação de um Sistema de Gestão do Tráfego de Navios (VTS – Vessel Traffic Services). A iniciativa visa modernizar as operações portuárias e reforçar a segurança marítima.
De acordo com o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Controlo de Gestão, Omar Matos, o contrato tem uma duração de 180 dias e inclui o fornecimento de equipamentos, instalação de sistemas e prestação de serviços técnicos especializados. “O acordo contempla ainda pacotes de formação para os quadros da empresa, assegurando a capacitação necessária para a operação e gestão do sistema”, destacou.
ANGOLA
Documentário realça importância do Corredor do Lobito no mundo

O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, representou Angola, em Washington, na estreia exclusiva do documentário “Lobito-Bound”, que destaca a importância do Corredor do Lobito no reposicionamento de África como eixo central das cadeias logísticas e comerciais mundiais.
De acordo com um comunicado do Ministério dos Transportes, o “Lobito-Bound” retrata uma viagem de 4.000 quilómetros ao longo desta via, considerada um dos corredores internacionais de transporte mais rentáveis.
No documentário, acompanha-se o explorador Dwayne Fields numa travessia desde o Oceano Índico até ao Atlântico, escutando as comunidades ao longo do percurso e testemunhando os impactos das mudanças em curso. “O filme oferece uma visão humana e crítica sobre as transformações geoeconómicas que envolvem o continente africano”, lê-se no documento.
ANGOLA
Comitiva da Guiné Equatorial avalia o modelo de gestão do Porto de Luanda para aplicar no seu país

Uma delegação da Guiné Equatorial realizou, recentemente, uma visita técnica ao Porto de Luanda, com o objectivo de conhecer de perto as práticas operacionais e administrativas adoptadas pela empresa. A iniciativa visa identificar soluções que possam ser replicadas nos portos equato-guineenses, no âmbito de uma estratégia de modernização e eficiência portuária.
A comitiva foi liderada pelo director-geral dos Portos e Marinha Mercante da Guiné Equatorial, Tito Nkogo Nguema, que destacou a visita como um sinal de reconhecimento regional ao trabalho desenvolvido pelo Porto de Luanda. “Acreditamos que este intercâmbio contribuirá para fortalecer as relações institucionais e a cooperação portuária entre os dois países”, afirmou.
LOBITO, ANGOLA
Empresa portuária capacita funcionários

Os técnicos do Porto do Lobito, que operam em vários departamentos, foram capacitados em matéria de Modalidades de Fiscalização do Tribunal de Contas.
A acção formativa, promovida pela empresa portuária em parceria com o Tribunal de Contas, visou capacitar os funcionários com conhecimentos técnicos para o exercício das funções com elevada competência, ética e responsabilidade.
PCA do Porto de Luanda Reforça Parceria Estratégica com o Porto de Antuérpia-Bruges na Intermodal South America 2025

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Porto de Luanda – E.P., Alberto António Bengue, acompanhou a Intermodal South America 2025, realizada em São Paulo, Brasil. Tendo participado como consultor da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP), o PCA fortaleceu, durante o evento, laços estratégicos essenciais para o desenvolvimento do Porto de Luanda.
Durante a sua participação, Alberto António Bengue reuniu-se com Kristof Waterschoot, Director-Geral do Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. O encontro centrou-se na continuidade da valiosa consultoria prestada pelo Porto de Antuérpia-Bruges Internacional ao Porto de Luanda – E.P. para o ano de 2025. Para o PCA do Porto de Luanda, “esta colaboração é fundamental para projectos-chave como a dragagem e a finalização da implementação das normas ISO, passos cruciais na modernização e eficiência das nossas operações”.
ANGOLA
Porto de Luanda participou na conferência da APLOP

O Porto de Luanda participou na Conferência dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP), subordinada ao tema “O papel das alfândegas quanto à inovação, digitalização e sustentabilidade nos portos”, com o objectivo de promover a troca de conhecimento e o fortalecimento das relações entre os associados.
De Angola, além da Empresa Portuária de Luanda, outros membros da Associação dos Portos de Angola (APANG) também estiveram presentes na Conferência e na Assembleia-Geral da organização intercontinental dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
ANGOLA
Porto do Lobito é motor de progresso económico

A empresa portuária do Lobito destaca-se como motor de crescimento e desenvolvimento económico do país. A garantia foi dada pelo presidente do Conselho de Administração.
Celso Rosas, que falava durante o almoço de confraternização, por ocasião da celebração do 97.º aniversário do Porto do Lobito, assegurou que a empresa que dirige tem contribuído para o progresso e representa uma porta para o Mundo.
ANGOLA
ANPG e parceiros celebram chegada do navio de produção de petróleo

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), a Azule Energy e os parceiros do Bloco 15/06, nomeadamente a Sonangol Exploração e Produção e a Sinopec, celebraram a chegada do navio de produção, armazenamento e descarga (FPSO) Agogo, cujo início de operações está previsto para o segundo semestre deste ano.
Com uma capacidade de produção de 120.000 barris de petróleo por dia, a embarcação está equipada com tecnologias de redução de carbono, incluindo o primeiro sistema piloto de captura de carbono pós-combustão num FPSO.
ANGOLA
Executivo divulga potencial do Corredor do Lobito

Os ministérios dos Transportes e do Planeamento uniram sinergias com vista à realização, na cidade do Huambo, de um seminário que serviu para apresentar as potencialidades e oportunidades de investimento ao longo do Corredor do Lobito.
O evento, realizado no Centro Cultural Manuel Rui Monteiro, teve como objectivo a apresentação do projecto do Ramal Ferroviário e Terminal de Mercadorias da Plataforma Logística do município da Caála, no qual estiveram presentes os empresários locais que actuam nos sectores da Agricultura, Pecuária, dos Transportes, Construção Civil, entre outros.
ANGOLA
Países Baixos vão exportar abacate através do Corredor do Lobito

Os empresários dos Países Baixos vão investir na exportação de abacate produzido no município da Caála, província do Huambo, utilizando o Corredor do Lobito como principal via de transporte.
De acordo com o embaixador adjunto dos Países Baixos em Angola, Paul Ederer, em declarações à Rádio Nacional de Angola, esta rota fortalece a importância estratégica para o comércio internacional.
"Um dos sectores agrícolas fundamentais para desenvolver é a produção de abacate, e para sua exportação é essencial uma logística eficiente, especialmente uma cadeia de frio que funcione adequadamente", referiu o diplomata.
ANGOLA
Empresários vão investir no Corredor do Lobito

Os empresários angolanos radicados na África do Sul mostraram, em Benguela, o interesse de investir no Corredor do Lobito.
O interesse foi manifestado pelo presidente da Associação dos Empresários e Empreendedores Angolanos radicados na África do Sul, no âmbito do II Fórum FIIRCSA do Corredor do Lobito, que decorreu em Benguela.
Segundo Herculano Calei, o interesse dos empresários angolanos radicados na África do Sul pelo investimento em Angola está a ganhar novo fôlego, impulsionado pelo dinamismo em torno do Corredor do Lobito e pela recente aproximação diplomática entre os governos de Angola e dos Estados Unidos.
PORTO DO LOBITO, ANGOLA
Atlantic Railway transportou 125 mil toneladas de cargas

Um total de 125 mil toneladas de cargas domésticas e internacionais, incluindo 40 mil de cobre e 17 mil de enxofre, foi transportada pela Atlantic Railway (LAR), concessionária do Corredor do Lobito, em 2024.
Os dados foram apresentados pelo presidente do Conselho da Administração da Lobito Atlantic Railway (LAR), Francisco França, tendo informado que a empresa iniciou, oficialmente, as operações a 25 de Janeiro de 2024. Ao longo deste período, disse, foram registados 4.263 comboios, dos quais 123 internacionais, 320 domésticos, 3.541 de passageiros e 279 de serviços.
ANGOLA
Serviços de cabotagem vão ser relançados na Região Sul

O secretário de Estado dos Transportes, para o sector de Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, garantiu, na Vila do Soyo, que o Executivo trabalha arduamente para o relançamento dos serviços de cabotagem na Região Sul do país.
Actualmentee, adiantou Rui Carreira, estão a ser feitos estudos de viabilidade económica, para se definir a melhor forma de execução dos serviços de cabotagem para o litoral Sul.
Sem avançar data para a operacionalidade, Rui Carreira afirmou que a criação das condições técnicas é uma tarefa a ser feita com muita cautela e deve ser antecedida de outras condições técnicas para o seu êxito.
ANGOLA
Corredor do Lobito vai receber 50 milhões de euros este ano

A União Europeia (UE), através da estratégia “Global Gateway”, vai aprovar, este ano, um financiamento de 50 milhões de euros para apoiar o programa de desenvolvimento de cadeias de valor agrícola no Corredor de Lobito, anunciou, no Lubango, a embaixadora do bloco comunitário.
Rosário Bento Pais, que falava durante a 10.ª reunião de direcção do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), sublinhou que para além do Corredor do Lobito ser um ponto estratégico de transporte a nível mundial, vai contribuir para a diversificação económica e criação de empregos para os jovens residentes nas províncias adjacentes.
“A nossa prioridade em Angola, para os próximos anos, tem a ver com o desenvolvimento do Corredor do Lobito, visto não apenas como um corredor de transporte geoestratégico a nível mundial, mas sobretudo como um corredor com o potencial de diversificação económica e criação de emprego para os jovens”, referiu.
ANGOLA
Ricardo Abreu destaca forte relevância do Porto do Lobito

O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, destacou a importância do Porto do Lobito na região, sublinhando que o seu impacto vai muito além das fronteiras de Angola, posicionando-se como um dos pilares do Corredor de Desenvolvimento do Lobito, que tem um papel determinante na integração económica da África Austral.
Ricardo d’Abreu falava por videoconferência, por ocasião do V Encontro de Quadros do Porto do Lobito, que decorreu durante dois dias nesta cidade, sob o lema “Porto do Lobito: um porto seguro e sustentável”. O Porto do Lobito, afirmou, é muito mais do que um ponto de entrada e saída de mercadorias. Por isso, acrescentou, é um activo estratégico e essencial para a economia nacional e regional.
Vídeo
XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde
XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde
XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL
XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos
XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP
XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves
XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate
XIII Congresso da APLOP | Debate
XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1
Encerramento do XIII Congresso da APLOP
XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho
XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho
XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda
XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa
Constituição da APLOP

Foto de família