PORTO DO LOBITO, ANGOLA
Atlantic Railway transportou 125 mil toneladas de cargas

Um total de 125 mil toneladas de cargas domésticas e internacionais, incluindo 40 mil de cobre e 17 mil de enxofre, foi transportada pela Atlantic Railway (LAR), concessionária do Corredor do Lobito, em 2024.
Os dados foram apresentados pelo presidente do Conselho da Administração da Lobito Atlantic Railway (LAR), Francisco França, tendo informado que a empresa iniciou, oficialmente, as operações a 25 de Janeiro de 2024. Ao longo deste período, disse, foram registados 4.263 comboios, dos quais 123 internacionais, 320 domésticos, 3.541 de passageiros e 279 de serviços.
ANGOLA
Serviços de cabotagem vão ser relançados na Região Sul

O secretário de Estado dos Transportes, para o sector de Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, garantiu, na Vila do Soyo, que o Executivo trabalha arduamente para o relançamento dos serviços de cabotagem na Região Sul do país.
Actualmentee, adiantou Rui Carreira, estão a ser feitos estudos de viabilidade económica, para se definir a melhor forma de execução dos serviços de cabotagem para o litoral Sul.
Sem avançar data para a operacionalidade, Rui Carreira afirmou que a criação das condições técnicas é uma tarefa a ser feita com muita cautela e deve ser antecedida de outras condições técnicas para o seu êxito.
ANGOLA
Corredor do Lobito vai receber 50 milhões de euros este ano

A União Europeia (UE), através da estratégia “Global Gateway”, vai aprovar, este ano, um financiamento de 50 milhões de euros para apoiar o programa de desenvolvimento de cadeias de valor agrícola no Corredor de Lobito, anunciou, no Lubango, a embaixadora do bloco comunitário.
Rosário Bento Pais, que falava durante a 10.ª reunião de direcção do programa de Fortalecimento da Resiliência e da Segurança Alimentar e Nutricional em Angola (FRESAN), sublinhou que para além do Corredor do Lobito ser um ponto estratégico de transporte a nível mundial, vai contribuir para a diversificação económica e criação de empregos para os jovens residentes nas províncias adjacentes.
“A nossa prioridade em Angola, para os próximos anos, tem a ver com o desenvolvimento do Corredor do Lobito, visto não apenas como um corredor de transporte geoestratégico a nível mundial, mas sobretudo como um corredor com o potencial de diversificação económica e criação de emprego para os jovens”, referiu.
ANGOLA
Ricardo Abreu destaca forte relevância do Porto do Lobito

O ministro dos Transportes, Ricardo d’Abreu, destacou a importância do Porto do Lobito na região, sublinhando que o seu impacto vai muito além das fronteiras de Angola, posicionando-se como um dos pilares do Corredor de Desenvolvimento do Lobito, que tem um papel determinante na integração económica da África Austral.
Ricardo d’Abreu falava por videoconferência, por ocasião do V Encontro de Quadros do Porto do Lobito, que decorreu durante dois dias nesta cidade, sob o lema “Porto do Lobito: um porto seguro e sustentável”. O Porto do Lobito, afirmou, é muito mais do que um ponto de entrada e saída de mercadorias. Por isso, acrescentou, é um activo estratégico e essencial para a economia nacional e regional.
ANGOLA
Cabotagem aberta ao investimento privado

A inserção de empresários nacionais e estrangeiros nos serviços de cabotagem na Região Norte é considerada uma mais-valia pelo presidente do Conselho de Administração do Porto do Soyo.
Fernando Dias disse que os empresários que pretendem entrar no ramo da cabotagem por intermédio de um concurso público, devem apresentar propostas credíveis que proporcionem desenvolvimento económico para a região Norte, o que vai contribuir para aumentar postos de trabalho.
O gestor explicou que uma das cláusulas acauteladas nos concursos para os empresários que entrarem no negócio de serviços de cabotagem norte, é o de manter os trabalhadores, assim como as suas condições sociais, isto nos terminais marítimo dos portos do Soyo e de Cabinda.
Angola e Zâmbia reforçam compromisso com Corredor do Lobito

O Atlantic Council, um dos mais influentes "think tanks" americanos, promoveu quarta-feira, em Washington, D.C., uma mesa redonda dedicada aos minerais críticos, reunindo especialistas e representantes governamentais para discutir o papel estratégico do Corredor do Lobito no comércio global e no desenvolvimento da África Austral.
Segundo uma nota de imprensa, o evento contou com a presença do ministro das Finanças e do Desenvolvimento Económico da Zâmbia, Situmbeko Musokotwane, e do embaixador de Angola nos Estados Unidos da América, Agostinho Van-Dúnem, que reforçaram o compromisso dos seus países com o sucesso do Corredor do Lobito, um dos principais projectos do PGII (Parceria para Infraestrutura e Investimento Global), impulsionado pelos Estados Unidos e União Europeia.
Porto do Lobito celebra mais um aniversário

O Porto do Lobito celebra, a 24 de Março, mais um aniversário (97º), data em que no longínquo ano de 1928, ascendeu a categoria de Porto Comercial e concomitantemente a sua abertura ao tráfego marítimo internacional.
Por ocasião desta efeméride, difundimos newsletter continente de notícias publicadas no portal da APLOP ao longo dos últimos anos.
ANGOLA
APASIIL propõe apoio ao sector das Pescas para compensar custos elevados nas capturas

A criação de uma linha de apoio destinado ao sector pesqueiro para compensar os elevados custos de produção associados ao baixo rendimento resultante das alterações climáticas, no país, foi um dos pontos defendidos, em Luanda, pelo presidente da Associação de Pesca Artesanal, Semi-Industrial e Industrial de Luanda (APASIIL).
Manuel Azevedo atribuiu nota negativa ao período de actividade 2024/2025, aos vários segmentos, designadamente industrial, semi-industrial e artesanal, por não se terem alcançado as metas programadas pelos associados.
Referiu que o sector das Pescas está entre os órgãos fundamentais enquanto parte do ramo produtivo, no entanto precisa de ser relançado e inovado, com base na aplicação de benefícios e incentivos para estimular a actividade, como ocorre com a agricultura.
PORTO DE CABINDA, ANGOLA
Melhorias nas instalações podem aumentar receitas

As acções de melhorias efectuadas a nível das infra-estruturas do Porto de Cabinda, aquisição de equipamentos modernos de manuseio de carga e a entrada em funcionamento, este ano, no Cais Quebra-Mar, vão melhorar a capacidade operacional e contribuir para o aumento da arrecadação de receitas, garantiu o Presidente do Conselho de Administração.
José Kuvingua, que discursava no acto de abertura das actividades alusivas ao 63º aniversário da empresa portuária, avançou que, com a entrada em funcionamento do Cais Quebra-mar, o Porto de Cabinda vai dispor de um guindaste de pórtico, o que poderá contribuir para o aumento do tráfego de navios na província de Cabinda e, ao mesmo tempo, das receitas.
ANGOLA
PORTO DO LOBITO NA 2.ª REUNIÃO TÉCNICA DA AGÊNCIA DE FACILITAÇÃO DO CORREDOR DO LOBITO-AFTTCL

A cidade do Lobito acolheu, de 20 a 22 de Janeiro, a 2ª reunião do comité de ministros da Agência de Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, que decorreu no salão nobre da administração municipal local, sob o lema “ligando países sem litoral a portos marítimos para comércio”.
No primeiro dia, o conclave decorreu na sala de reunião do caminho-de-ferro de Benguela (CFB), sendo que a Empresa Portuária do Lobito, participou no Grupo de Trabalho do Comité Técnico, com uma delegação representada pela administradora comercial, marketing, concessões e sustentabilidade, Kátila Neto.
ANGOLA
SADC considera Corredor do Lobito importante centro de desenvolvimento

A secretária executiva adjunta para a Integração Regional da SADC, Angele Makombo Ntumba, considerou, na cidade do Lobito, o Corredor do Lobito como um centro de desenvolvimento.
Ao falar na abertura da II Reunião do Comité de Ministros da Agência de Facilitação de Transporte do Corredor do Lobito, Angele Ntumba enfatizou os acordos assinados com a União Europeia, os Estados Unidos, o Banco de Desenvolvimento Africano e a Cooperação de Financiamento Africano, para apoiar o desenvolvimento do Corredor do Lobito.
Salientou que o primeiro ganho é a construção da linha férrea Zâmbia-Lobito, um projecto que vai ligar a Zâmbia à linha férrea entre aquele país e Chingola, a de Benguela a Luacano e à via férrea de Gingobó.
ANGOLA
CHEFE DA UNIDADE PARA A ÁFRICA AUSTRAL E O OCEANO ÍNDICO DA UNIÃO EUROPEIA DESTACA IMPORTÂNCIA DO PORTO DO LOBITO

Silvie Millot, chefe da Unidade para a África Austral e Oceano Índico da União Europeia (UE), visitou o Porto do Lobito para observar o desenvolvimento do Corredor do Lobito, particularmente o porto local, tendo manifestado o desejo daquela organização internacional em apoiar projectos nos sectores da agricultura, turismo e formação profissional, visando garantir empregos na região do referido corredor.
Silvie Millot, que liderou a comitiva que se encontrava em Angola para uma missão de duas semanas, afirmou que estiveram no Lobito para conversar com vários parceiros, nomeadamente o Porto do Lobito, com vista a enriquecer os seus programas e projectos a serem materializados nos próximos anos, com particular destaque para a formação profissional, que é uma das prioridades da UE.
“O Corredor do Lobito é a nossa prioridade em Angola e só faz sentido com o seu Porto. Por isso, queremos olhar para este corredor não apenas na perspectiva dos transportes, mas como um corredor verdadeiramente económico”, afirmou.
ANGOLA
Ministro dos Transportes da Zâmbia destaca operacionalização do Corredor do Lobito

O ministro dos Transportes da Zâmbia, Frank Tayali, destacou, hoje, em Benguela, a operacionalização em curso no Corredor do Lobito que vai contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e o desenvolvimento económico dos países envolvidos.
Ao intervir na cerimónia de abertura da II Reunião do Comité de Ministros da Agência de Facilitação de Transporte, Trânsito do Corredor do Lobito, Frank Tayali disse que "estamos num momento único de desenvolvimento do Corredor do Lobito, que é importante para facilitar o comércio, melhorar a conectividade e promover o desenvolvimento económico dos nossos países".
ANGOLA
Conselho Consultivo do MINTRANS exorta subsector marítimo e portuário a dinamizar economia do mar

O XVI Conselho Consultivo do Ministério dos Transportes (MINTRANS), realizado no Hotel de Convenções de Talatona (HTCA), sob o tema “Mobilidade e Logística – Unindo os Mercados para Uma Economia Sustentável”, instou o subsector marítimo e portuário a priorizar e dinamizar o aproveitamento potencial da economia do mar a nível nacional.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, enfatizou a importância do tema deste Conselho, o qual reflecte o compromisso de Angola em posicionar o sector dos transportes como um motor de desenvolvimento socioeconómico.
“É um tema muito interessante que suscita um conjunto de questões para aquilo que são as respostas que temos de dar do ponto de vista económico e social. O nosso sector é fundamental para conseguirmos garantir a diversificação efectiva da nossa economia”, sublinhou o ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu.
ANGOLA
Porto de Luanda distinguido na Tanzânia

O Porto de Luanda foi distinguido em Dar Es Salaam, Tanzânia, pelo seu compromisso com a inovação, modernização e sustentabilidade no sector portuário.
A distinção, que foi extensiva aos portos do Namibe e de Cabinda, assim como à concessionária Sogester e à Associação dos Portos de Angola (APANG), decorreu à margem das celebrações do 50.º aniversário da Associação de Gestão dos Portos da África Oriental e Austral (PMAESA).
ANGOLA
Porto de Cabinda factura cerca de 500 milhões de kwanzas por mês

Cerca de 500 milhões de kwanzas é o valor arrecadado mensalmente pelo Porto de Cabinda com as operações de carga e descarga de mercadorias, anunciou,ao Jornal de Angola, o presidente do Conselho de Administração da empresa.
José Kuvíngua disse que, em termos da arrecadação de receitas, o ano passado foi bastante positivo para a instituição que dirige, sobretudo por não se ter registado qualquer paralisação das operações realizadas no porto.
ANGOLA
Corredor do Lobito é símbolo do reforço das relações com os EUA

No seu artigo, Joseph Szlavik aponta que uma gestão eficiente e investimentos estratégicos dos EUA vão contribuir para transformar o Corredor do Lobito num exemplo simbólico de crescimento económico, com foco em infra-estruturas, inspirando esforços semelhantes no continente africano.
“‘O Corredor do Lobito’ é um projecto ferroviário fundamental, que conecta rotas comerciais críticas a partir do Porto do Lobito à República Democrática do Congo (RDC) e à Zâmbia. Ele serve como uma artéria logística para o comércio regional e como um símbolo do potencial de Angola para a integração nos mercados globais”, lê-se no artigo.
ANGOLA
Arranque do Terminal Oceânico da Barra do Dande previsto para este mês

O presidente do Conselho de Administração da Sonangol EP, Gaspar Martins, apontou a conclusão do Terminal Oceânico da Barra do Dande (TOBD), prevista para o presente mês de Janeiro, entre as acções de relevo no quadro da estratégia para o alcance da auto-suficiência de produtos refinados em todo o território nacional.
Angola organiza em 2025 Conferência sobre Biodiversidade e Áreas de Conservação

Angola vai realizar, em janeiro de 2025, a Conferência Internacional sobre Biodiversidade e Áreas de Conservação, que abordará temas como a necessidade de mecanismos financeiros para a conservação e para soluções inclusivas e sustentáveis.
A realização deste evento, marcado para os dias 30 e 31 de janeiro, foi anunciada numa conferência na qual a ministra do Ambiente angolana, Ana Paula Pereira, destacou que o país possui uma biodiversidade extraordinária. Segundo a ministra, a conferência vai tratar de temas como o papel das comunidades locais na preservação de espécies ameaçadas e ameaças à biodiversidade, a justiça ambiental e direitos humanos, áreas protegidas, entre outros.
ANGOLA
Secretário de Estado exalta preservação do ecossistema aquático

O secretário de Estado para as Pescas e Recursos Marinhos, Álvaro dos Santos, sublinhou a preservação do ecossistema aquático para o desenvolvimento sustentável das comunidades e a garantia de resultados positivos para as próximas gerações.
O responsável falava no Conselho de Gestão Integrada dos Recursos Biológicos Aquáticos do ministério de tutela, afirmando ser este um
grande compromisso do departamento ministerial.
Vídeo
XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde
XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde
XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL
XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos
XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP
XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves
XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate
XIII Congresso da APLOP | Debate
XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1
Encerramento do XIII Congresso da APLOP
XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho
XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho
XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda
XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape
XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa
Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012
