Início > Cruzeiros

Novo cruzeiro vai dar a volta ao mundo e viajar por 21 países diferentes

Dar a volta ao Mundo é o desejo de muitas pessoas, mas poucas o conseguem fazer. Apesar de ainda faltarem dois anos para esta aventura se concretizar, a MSC Cruzeiros já disponibilizou as vendas para esta viagem, que vai passar por cinco continentes e 50 destinos diferentes, espalhados por 21 países.

Os passageiros podem embarcar de quatro pontos europeus: Roma, Génova, Marselha e Barcelona, com partidas a 4, 5, 6, 7 de janeiro de 2025, respetivamente. A viagem tem a duração de 116 noites, ou seja, mais precisamente três meses, e vai atravessar três dos maiores oceanos do mundo e navegar mais de 30.000 milhas náuticas.

Cruise Portugal de novo na Seatrade Cruise Global

Representados sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira voltaram a promover-se na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, que teve início dia 27 e termina esta quinta-feira, 30 de Março, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, Florida, sob o tema “Forward Momentum”.

Estão ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos, nomeadamente a Buzzpath – Agência de Viagens, a Ibercruises - Agência de Viagens e Navegação, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Medtug Sines, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, West Sea Estaleiros Navias, entre outros parceiros.

PORTO DE FORTALEZA, BRASIL

Temporada de Cruzeiros 2022/2023 indica a maior movimentação de passageiros dos últimos 10 anos

Recentemente, atracou no Berço 106 do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza o navio Volendam, pertencente à Holland America Line. A embarcação de 238m de comprimento correspondeu à primeira operação de cruzeiros do Porto neste ano e trouxe a bordo aproximadamente 1.200 passageiros. Na cidade, os turistas tiveram a oportunidade de conhecer locais como o Mercado Central, Centro de Turismo do Ceará e Catedral da Sé. Permanecendo atracado até às 16h00 de sábado, o Volendam seguiu sua viagem para Belém (PA).

Membros da Associação Cruise Atlantic Islands reúnem-se em Tenerife

Os membros da Cruise Atlantic Islands, associação constituída pelos Portos de Cabo Verde, Portos da Madeira, Porto de Tenerife e Porto de Las Palmas, reuniram-se em Tenerife com o objetivo de analisar e definir as estratégias para os futuros projetos da Associação.

Trata-se do segundo encontro oficial dos membros da CAI. O primeiro aconteceu em Mindelo, em Julho de 2022, e dali saíram valiosas contribuições visando a potencialização da marca e a promoção dos destinos, tendo em conta as novas tendências do mercado de cruzeiros.

PARA REDUZIR AS POSSIBILIDADES DOS SEUS NAVIOS COLIDIREM COM BALEIAS

MSC CRUZEIROS IMPLEMENTA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE DECK

A MSC Cruzeiros estabeleceu uma parceria com a instituição de beneficência de conservação marinha ORCA, para fornecer um programa abrangente para os Oficiais de Deck da Companhia, com o objetivo de reduzir a probabilidade de colisões com baleias, golfinhos e focídeos nos oceanos de todo o mundo.

PORTO INGLÊS, CABO VERDE

Navio-cruzeiro Vasco da Gama atraca pela primeira vez no porto após obras de modernização

O navio-cruzeiro Vasco da Gama, com cerca de 550 passageiros a bordo, atracou dia 9 pela primeira vez no porto do Porto Inglês, após as recentes obras de modernização desta infraestrutura portuária na ilha do Maio.

Trata-se da segunda visita deste navio de cruzeiro à ilha do Maio, sendo que na primeira vez teve que ancorar na baia da praia Bixe Rotcha, por motivos de segurança, pelo que desta vez foram reunidas as condições para a sua atracagem, o que tem facilitou o desembarque dos turistas.

Navios de cruzeiro levaram quase 48.000 turistas às ilhas de Cabo Verde em 2022

As escalas de navios de cruzeiro nos portos de Cabo Verde aumentaram 360% em 2022, face ao ano anterior, traduzindo-se num movimento de quase 48.000 turistas num ano, segundo dados oficiais.

De acordo com dados compilados pela Lusa a partir de um relatório anual sobre o movimento portuário, elaborado pela empresa pública responsável pela gestão dos portos do arquipélago, Enapor, registaram-se 129 escalas de navios de cruzeiro de janeiro a dezembro de 2022.

CABO VERDE

Portos com record de mais 1,3 milhão de passageiros em 2022

Os portos cabo-verdianos movimentaram um novo record de mais de 1,3 milhão de passageiros no transporte marítimo interilhas em 2022, um aumento de quase 25% face a 2021.

De acordo com dados dos relatórios trimestrais de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, em todo o ano de 2022 registaram-se 7.672 escalas de todo o tipo de navios, mais 12,8% face ao ano anterior.

CABO VERDE

Previsão Escala de Cruzeiros: Temporadas 2023/2024/2025

A ENAPOR acaba de disponibilizar documento com a previsão de escalas de navios de cruzeiro para 2023, 2024 e 2025.

BRASIL

Perspectivas de mais cruzeiros para o Recife

O diretor comercial e de operações do Porto do Recife, Matheus Asfora, representou a instituição em reunião com a CLIA (Cruise Lines International Association), a associação internacional de linhas de cruzeiro, a bordo do navio Costa Favolosa.

Na ocasião, o diretor conversou com Marcos Ferraz, presidente da CLIA, sobre a possibilidade do Porto do Recife receber mais navios de cruzeiros nesta temporada. Em 2019, o último ano em que a temporada de cruzeiros aconteceu em sua plenitude, o impacto mundial total da cadeia de turismo de cruzeiro foi de U$ 154,5 bilhões.

MINDELO, CABO VERDE

Temporada de Cruzeiros arranca com o estreante Viking Polaris

A temporada de Cruzeiros nos Portos de Cabo Verde arrancou a 7 de Outubro, com a escala do navio Viking Polaris, que foi recentemente concluído e baptizado nos Países Baixos.
O navio atracou no Porto Grande no final da manhã de sexta-feira, tendo permacecido na ilha até as 18h00.

Maior navio de cruzeiro do mundo vai ser desmantelado para sucata… antes sequer de ter zarpado

O ‘Global Dream II’, o maior navio de cruzeiro do mundo, vai ser desmantelado para sucata antes sequer de se estrear no mar. Construído pela MV Werften, parceria entre Alemanha e Hong Kong para a contrução naval, estava prestes a ser concluído quando a empresa faliu no início de 2022. Desde então não foi encontrado qualquer comprador e assim o enorme navio de 20 convés deve ser vendido para sucata. O seu ‘navio gémeo’, o ‘Global Dream’, também está no mercado mas ainda não deve ser eliminado, revela o ‘Daily Mail’.

Royal Caribbean International inaugura quatro novos navios até 2026

A Royal Caribbean International (RCI) vai inaugurar quatro novos navios de cruzeiro até 2026, todos “acima de 200 mil toneladas e capacidade acima de cinco ou seis mil passageiros”, revelou Francisco Teixeira, diretor-geral da Melair Cruzeiros, que representa a companhia norte-americana em Portugal.

De acordo com o responsável, durante uma visita ao Anthem of the Seas, em Lisboa, o primeiro navio a chegar à frota da companhia de cruzeiros será o Icon of the Seas, já em 2023, que inaugura a nova classe Icon.

Escalas de navios de cruzeiro em Cabo Verde aumentaram 9 vezes até Junho

As escalas de navios de cruzeiro nos portos de Cabo Verde aumentaram 9 vezes no primeiro semestre, face ao mesmo período de 2021, traduzindo-se num movimento de quase 20.000 turistas, segundo dados oficiais.

De acordo com dados compilados pela Lusa a partir de um relatório trimestral sobre o movimento portuário, elaborado pela empresa pública responsável pela gestão dos portos do arquipélago, Enapor, registaram-se 11 escalas de navios de cruzeiro de abril a junho, que se somam às 25 no período de janeiro a março, totalizando 36 escalas em seis meses.

BRASIL

Empresas de turismo prevêem melhor temporada de cruzeiros dos últimos 10 anos

A temporada de cruzeiros 2022/2023 no Brasil deverá ser a maior dos últimos dez anos, segundo estimativa da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil, sigla para Cruise Lines International Association). No período de 29 de outubro de 2022 a 20 de abril de 2023, oito navios devem navegar por 160 roteiros, ofertando 674 mil leitos.

CABO VERDE

ENAPOR participou na 60.ª Assembleia Geral da MedCruise

A 60ª Assembleia Geral da MedCruise aconteceu de 24 a 27 de Maio, em Palamos e Roses, em Espanha. Esta edição foi organizada pela Costa Brava Cruise Ports.

A ENAPOR esteve representada no evento pela Administradora Executiva, Dra. Eugénia Soares, pelo Diretor Comercial e Marketing, Dr. Gilson Cruz, e pelo Gestor do Projecto Terminal de Cruzeiros do Mindelo, Eng. Bruno Fortes.

Movimento nos portos de Cabo Verde cresce para quase 100.000 passageiros em Março

Os portos de Cabo Verde movimentaram 97.362 passageiros no transporte marítimo interilhas em março, 47,2% acima do registado no mesmo mês de 2021, segundo dados oficiais consultados pela Lusa.

De acordo com o mais recente relatório mensal de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, o registo de março representa também um aumento de 13,2% face a fevereiro e mantém a recuperação das fortes quebras desde 2020, quando as viagens interilhas de passageiros foram condicionadas pelas medidas para conter a pandemia de covid-19.

Escalas de navios de cruzeiro em Cabo Verde aumentaram mais de 500% até março

As escalas de navios de cruzeiro nos portos de Cabo Verde aumentaram mais de 500% no primeiro trimestre deste ano, face ao mesmo período de 2021, traduzindo-se num movimento de 17.693 passageiros, segundo dados oficiais.

COM UM ESCORREGA DE 10 ANDARES E CINCO VEZES MAIOR QUE O TITANIC

O Wonder of the Seas já está a navegar

O Wonder of the Seas, o maior navio de cruzeiro do mundo, começou a sua jornada de estreia. A embarcação arrancou do porto de Everglades, na cidade de Fort Lauderdade, no estado norte-americano da Flórida, revela a Insider.

O navio pertence à Royal Caribbean e vai fazer uma viagem de sete dias na região das Caraíbas, passando por Labadee, no Haiti, San Juan, em Porto Rico, Nassau, nas Bahamas e pelo destino exclusivo de Perfect Day em Cococay, reservado apenas para os clientes da Royal Caribbean.

MOÇAMBIQUE

Navio cruzeiro com 238 passageiros escala Maputo

Renascem as esperanças de um turismo intenso em Moçambique, com a chegada, dia 5 de Março, de um navio cruzeiro com mais de 200 turistas. O facto acontece dois anos depois da paralisação, devido à COVID-19.

Depois de cinco meses no mar, a viajar, o SilverWhisper escalou no sábado, dia o Porto de Maputo, com 238 passageiros a bordo. O cruzeiro partiu em finais de Outubro do ano passado, de Miami, nos Estado Unidos da América, tendo passado por países como Colômbia, Equador, Chile e, em África, a porta de entrada foi a África do Sul, na Cidade do Cabo. Da África do Sul, o cruzeiro partiu no dia 24 de Fevereiro com destino a Maputo.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)