Início > Cruzeiros

É possível construir navios de cruzeiro com emissão zero?

Falta de combustíveis alternativos e custos mais baixos levam empresas a minimizarem esforços para reduzir emissões de CO2. Sector precisaria de investir pesado para dar impulso à produção de navios movidos a energia limpa.

CRUZEIROS

Começou a Volta ao Mundo mais longa de sempre

Já zarpou desde Miami o cruzeiro de Volta ao Mundo mais longo de sempre: 274 noites e 150 portos em 60 países nos 7 continentes.

O Serenade of the Seas saiu de PortMiami, em Miami, para um itinerário único que inclui quase todo o mundo, desde a América do Sul, Antártida, América Central, Pacífico Sul, Austrália, Extremo Oriente, África e Europa.

Começa a temporada de cruzeiros no Porto do Rio de Janeiro

A Temporada de Cruzeiros 2023/2024 teve início no Porto do Rio de Janeiro no dia 27, com a chegada do navio de expedição de alto luxo Scenic Eclipse. Até 4 de maio, atracarão ao todo 37 navios, sendo 28 estrangeiros e nove nacionais, com um total de 120 escalas previstas e uma movimentação estimada de 440 mil passageiros no Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá.

Porto do Rio de Janeiro recebe 37 navios em 121 escalas na temporada de cruzeiros que começa dia 27

A Temporada de Cruzeiros 2023/2024 do Porto do Rio de Janeiro vai ter início a 27 de outubro, com previsão de encerramento a 4 de maio de 2024. Neste período, o porto receberá 37 navios, incluindo 28 de origem estrangeira e nove nacionais, sendo que quatro deles farão a sua estreia na cidade. Ao todo, serão 70 escalas nacionais e 51 internacionais durante a temporada.

MSC Cruzeiros publica dados e aprendizagens do primeiro cruzeiro do mundo com zero emissões

A primeira viagem de cruzeiro do mundo com zero emissões de gases com efeito estufa (GEE) realizada pelo MSC Euribia marca uma mudança de paradigma para os cruzeiros. Prova que os cruzeiros com zero emissões já são possíveis hoje em dia, significativamente antes do objectivo de 2050 para a indústria. O MSC Euribia alcançou este objetivo ao utilizar o bio-LNG como combustível, aplicando o sistema de balanço de massa.

Royal Caribbean apresenta Utopia of the Seas (para itinerários curtos às Bahamas)

A Royal Caribbean International revelou o melhor refúgio de fim de semana de 3 noites e refúgio de 4 noites durante a semana: Utopia of the Seas.

Como o primeiro dos revolucionários navios da Classe Oasis a oferecer viagens curtas quando for lançado, a próxima grande novidade das férias prepara o terreno para criar mais memórias em uma viagem curta do que nunca. A partir de Julho de 2024 em Port Canaveral, Flórida.

BRASIL

Comitiva do Porto de Paranaguá visita Superintendência do Porto de Itajaí

Uma Comitiva formada por servidores do Porto de Paranaguá (Portos do Paraná), visitou a sede da Superintendência do Porto de Itajaí (Autoridade Portuária), com o objectivo de conhecer as operações de navios de Cruzeiro realizadas no Porto de Itajaí, durante a última temporada 2022/23.

Na oportunidade, um Grupo de Trabalho foi formado pelos servidores da comitiva do Porto de Paranaguá. No dia 1º de dezembro deste ano, o Porto de Paranaguá receberá a primeira das 16 rotas já confirmadas para embarque e desembarque de passageiros em navios de cruzeiros da MSC. A previsão é que cerca de 2 mil pessoas passem pela região durante cada uma das escalas.

BRASIL

Temporada de cruzeiros 2023-2024 deve injectar 4 biliões de reais na economia

Com quase sete meses de duração, a temporada de cruzeiros 2023/2024 deve ser a maior dos últimos anos. A expectativa é que o segmento seja responsável por injetar R$ 3,9 bilhões na economia do Brasil e gerar 48 mil empregos. A estimativa do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) tem como referência o aumento da oferta de roteiros: serão 203 envolvendo dezenas de destinos nacionais, além de mais de 840 mil leitos para os passageiros.

BRASIL

Porto do Recife dá início ao planeamento da Temporada de Cruzeiros 2023-2024

Decorreu no auditório da sede administrativa do Porto do Recife a primeira reunião sobre a Temporada de Cruzeiros 2023-2024, prevista para se iniciar em de outubro deste ano.

O encontro foi realizado com a participação da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, e contou com a presença do diretor presidente do ancoradouro, Delmiro Gouveia, o Coordenador de Negócios, Andrei Lira, e a Secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

Novo cruzeiro vai dar a volta ao mundo e viajar por 21 países diferentes

Dar a volta ao Mundo é o desejo de muitas pessoas, mas poucas o conseguem fazer. Apesar de ainda faltarem dois anos para esta aventura se concretizar, a MSC Cruzeiros já disponibilizou as vendas para esta viagem, que vai passar por cinco continentes e 50 destinos diferentes, espalhados por 21 países.

Os passageiros podem embarcar de quatro pontos europeus: Roma, Génova, Marselha e Barcelona, com partidas a 4, 5, 6, 7 de janeiro de 2025, respetivamente. A viagem tem a duração de 116 noites, ou seja, mais precisamente três meses, e vai atravessar três dos maiores oceanos do mundo e navegar mais de 30.000 milhas náuticas.

Cruise Portugal de novo na Seatrade Cruise Global

Representados sob a marca Cruise Portugal – APP, Portos de Portugal, os portos de Leixões, Lisboa, Setúbal, Portimão, Açores e Madeira voltaram a promover-se na Seatrade Cruise Global, a maior feira internacional de cruzeiros, que teve início dia 27 e termina esta quinta-feira, 30 de Março, no Centro de Convenções de Fort Lauderdale, Florida, sob o tema “Forward Momentum”.

Estão ainda representados no Stand de Portugal diversos agentes económicos, nomeadamente a Buzzpath – Agência de Viagens, a Ibercruises - Agência de Viagens e Navegação, a Lisnave – Estaleiros Navais, a Medtug Sines, a Navalrocha, a Navex – Empresa Portuguesa de Navegação, West Sea Estaleiros Navias, entre outros parceiros.

PORTO DE FORTALEZA, BRASIL

Temporada de Cruzeiros 2022/2023 indica a maior movimentação de passageiros dos últimos 10 anos

Recentemente, atracou no Berço 106 do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza o navio Volendam, pertencente à Holland America Line. A embarcação de 238m de comprimento correspondeu à primeira operação de cruzeiros do Porto neste ano e trouxe a bordo aproximadamente 1.200 passageiros. Na cidade, os turistas tiveram a oportunidade de conhecer locais como o Mercado Central, Centro de Turismo do Ceará e Catedral da Sé. Permanecendo atracado até às 16h00 de sábado, o Volendam seguiu sua viagem para Belém (PA).

Membros da Associação Cruise Atlantic Islands reúnem-se em Tenerife

Os membros da Cruise Atlantic Islands, associação constituída pelos Portos de Cabo Verde, Portos da Madeira, Porto de Tenerife e Porto de Las Palmas, reuniram-se em Tenerife com o objetivo de analisar e definir as estratégias para os futuros projetos da Associação.

Trata-se do segundo encontro oficial dos membros da CAI. O primeiro aconteceu em Mindelo, em Julho de 2022, e dali saíram valiosas contribuições visando a potencialização da marca e a promoção dos destinos, tendo em conta as novas tendências do mercado de cruzeiros.

PARA REDUZIR AS POSSIBILIDADES DOS SEUS NAVIOS COLIDIREM COM BALEIAS

MSC CRUZEIROS IMPLEMENTA PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DE DECK

A MSC Cruzeiros estabeleceu uma parceria com a instituição de beneficência de conservação marinha ORCA, para fornecer um programa abrangente para os Oficiais de Deck da Companhia, com o objetivo de reduzir a probabilidade de colisões com baleias, golfinhos e focídeos nos oceanos de todo o mundo.

PORTO INGLÊS, CABO VERDE

Navio-cruzeiro Vasco da Gama atraca pela primeira vez no porto após obras de modernização

O navio-cruzeiro Vasco da Gama, com cerca de 550 passageiros a bordo, atracou dia 9 pela primeira vez no porto do Porto Inglês, após as recentes obras de modernização desta infraestrutura portuária na ilha do Maio.

Trata-se da segunda visita deste navio de cruzeiro à ilha do Maio, sendo que na primeira vez teve que ancorar na baia da praia Bixe Rotcha, por motivos de segurança, pelo que desta vez foram reunidas as condições para a sua atracagem, o que tem facilitou o desembarque dos turistas.

Navios de cruzeiro levaram quase 48.000 turistas às ilhas de Cabo Verde em 2022

As escalas de navios de cruzeiro nos portos de Cabo Verde aumentaram 360% em 2022, face ao ano anterior, traduzindo-se num movimento de quase 48.000 turistas num ano, segundo dados oficiais.

De acordo com dados compilados pela Lusa a partir de um relatório anual sobre o movimento portuário, elaborado pela empresa pública responsável pela gestão dos portos do arquipélago, Enapor, registaram-se 129 escalas de navios de cruzeiro de janeiro a dezembro de 2022.

CABO VERDE

Portos com record de mais 1,3 milhão de passageiros em 2022

Os portos cabo-verdianos movimentaram um novo record de mais de 1,3 milhão de passageiros no transporte marítimo interilhas em 2022, um aumento de quase 25% face a 2021.

De acordo com dados dos relatórios trimestrais de tráfego da Enapor, empresa pública responsável pela gestão dos nove portos do arquipélago, em todo o ano de 2022 registaram-se 7.672 escalas de todo o tipo de navios, mais 12,8% face ao ano anterior.

CABO VERDE

Previsão Escala de Cruzeiros: Temporadas 2023/2024/2025

A ENAPOR acaba de disponibilizar documento com a previsão de escalas de navios de cruzeiro para 2023, 2024 e 2025.

BRASIL

Perspectivas de mais cruzeiros para o Recife

O diretor comercial e de operações do Porto do Recife, Matheus Asfora, representou a instituição em reunião com a CLIA (Cruise Lines International Association), a associação internacional de linhas de cruzeiro, a bordo do navio Costa Favolosa.

Na ocasião, o diretor conversou com Marcos Ferraz, presidente da CLIA, sobre a possibilidade do Porto do Recife receber mais navios de cruzeiros nesta temporada. Em 2019, o último ano em que a temporada de cruzeiros aconteceu em sua plenitude, o impacto mundial total da cadeia de turismo de cruzeiro foi de U$ 154,5 bilhões.

MINDELO, CABO VERDE

Temporada de Cruzeiros arranca com o estreante Viking Polaris

A temporada de Cruzeiros nos Portos de Cabo Verde arrancou a 7 de Outubro, com a escala do navio Viking Polaris, que foi recentemente concluído e baptizado nos Países Baixos.
O navio atracou no Porto Grande no final da manhã de sexta-feira, tendo permacecido na ilha até as 18h00.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012