Início > Artes

BRASIL

PortosRio participa no filme «Espelhos da Baía de Guanabara»

O Projeto de Educação Ambiental (PEA) “Redes da Baía” lançou a série documental "Espelhos da Baía”. Como Autoridade Portuária responsável pela gestão dos acessos aquaviários aos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, a Portosrio foi convidada a conceder entrevistas para o média-metragem “Espelhos da Baía de Guanabara” – o primeiro filme da série, disponível no site e no canal do Youtube do projeto.

A série constitui um instrumento pedagógico para apoiar a discussão e o estabelecimento de acordos para a gestão compartilhada das atividades na zona marítima da Baía de Guanabara, com foco nas questões relacionadas ao tráfego de embarcações de apoio à cadeia produtiva do petróleo e gás.

MOÇAMBIQUE

Projecto Xiquitsi conta com o apoio do Porto de Maputo

Em tempos da Covid-19 o projecto Xiquitsi reinventou-se, adequando-se à tendência moderna, com as aulas a decorrerem online. Esta nova metodologia de ensino teve um grande êxito, tanto que em 2021 será uma aposta para manter.
Trata-se de um projecto apoiado pelo Porto de Maputo desde o seu nascimento.

INÍCIO OFICIAL ESTE DOMINGO

Muros externos do Porto do Rio de Janeiro ganham novas cores com pinturas de 18 artistas

A partir deste domingo (27), começa oficialmente a exposição do ‘Rua Walls’, projecto urbanístico de arte pública, aberta e acessível, com a participação de 18 artistas. Eles transformaram 1,5 km dos muros dos armazéns do Porto do Rio de Janeiro, na Avenida Rodrigues Alves, em obras de arte, integrando o porto à vida cultural da cidade. Os murais foram pintados durante um mês.
 

Mercadores portugueses no Japão

O país do Extremo Oriente era conhecido na Europa desde os tempos de Marco Pólo, que lhe chamou Cipango. Sabe-se que os portugueses chegaram à ilha de Kyushu em 1543, mas os contactos comerciais iniciaram-se nos princípios de 1550. O negócio com o Japão tornou-se um monopólio português.

BRASIL

Porto do Recife, cenário de filme

O Porto do Recife foi utilizado como set de filmagem do documentário Coração do Mundo, uma produção pernambucana, dirigida por Danielle Hoover e Helder Lopes.
O filme conta a história dos imigrantes que povoaram as terras pernambucanas, “o Porto do Recife era o lugar onde as pessoas desembarcavam, era a primeira paisagem, o primeiro contato com a cidade, com as pessoas da cidade”, explica Helder Lopes.

BRASIL

Porto do Recife acolhe gravações de filme sobre assombrações

Um dos monumentos mais míticos da história pernambucana, a Cruz do Patrão, serviu de base para as cenas do filme Recife Assombrado, do diretor Adriano Portela. O enredo gira em torno de Hermano, que vem para a cidade depois de saber que seu irmão desapareceu. Entre os acontecimentos, fantasmas do passado e um cenário cheio de momentos sobrenaturais.

CEARÁ, BRASIL

Terminal de Passageiros e sua incomparável vista de Fortaleza

De acordo com Resolução 2240/11 – ANTAQ, Portaria SEP 409/14, Norma aprovada através da Resolução nº 281/2014 e Resolução da DIREXE Nº 177/2015, fica autorizada a locação do Terminal Marítimo de Passageiros para a realização de ensaios fotográficos.

A Coordenadoria de Comunicação Social - CODCMS é o setor responsável pelo Terminal Marítimo de Passageiros, que vem sendo muito procurado para gravações e ensaios fotográficos dos mais variados temas, tais como formaturas, books de 15 anos, casamentos entre outros, devido à sua imponência arquitetônica e privilegiada vista de toda a orla da cidade de Fortaleza.

Artista deixou vestido submerso no Mar Morto durante 2 anos... descubra o resultado!

O artista israelita Sigalit Landau nasceu em Jerusalém e desde a infância que mantém uma relação especial de reverência pelo Mar Morto. No seu último projeto, que é ao mesmo tempo uma série fotográfica e uma escultura, resolveu submergir um vestido preto no Mar Morto. Em 2 anos mergulhou várias vezes para fotografar o processo de salinização do vestido, acompanhando a cristalização gradual do sal.

«Eu Sou Príncipe», uma exposição de beleza pura

Já Caetano cantava em 1979, no tema Beleza Pura: “Não me amarra dinheiro não! Mas formosura.” E esta existe em abundância na Ilha do Príncipe, 132 quilómetros quadrados classificados como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO. Estas 35 imagens, patentes no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, situado no Príncipe Real (geografia certa para acentuar proximidades e afectos), em Lisboa, provam-no.

Monstros marinhos para todas as épocas

Curiosamente, ainda que efémera, a primeira moda cinematográfica em torno de monstros marinhos está também ligada à história das três dimensões. Foi em 1954 que surgiu O Monstro da Lagoa Negra, realizado por Jack Arnold que, através da utilização do 3D, ficou como um dos primeiros sinais de uma guerra comercial que teria os seus capítulos decisivos na década de 60: recorrendo aos mais diversos "suplementos" técnicos, Hollywood tentava contrariar a perda regular de espectadores (que preferiam ficar em casa a assistir a uma novidade chamada televisão). Foi também em 1954 que, do Japão, surgiu o primeiro Godzilla, de Ishiro Honda, figura dantesca que, das profundezas dos oceanos, emergia como um fantasma da ameaça nuclear.

O artista na paisagem portuária e a paisagem do artista

Marcio Garrido é um artista plástico, um escultor, mas é também um portuário, um trabalhador com acesso ao cais do Porto de Santos. Garrido faz parte do grupo Garage, coletivo de artistas que querem se reunir, não definir. Está ao lado das bailarinas Jeanice Ferreira e Tatiana Justel, do escritor Marcelo Rayel e dos artistas plásticos José Manoel Souza Neto, Olegario Monteiro e Costa Villar.

Filme brasileiro que tem transatlântico MSC como cenário estreia no dia 22

No dia 22 de outubro, estreia nos cinemas de todo o Brasil o filme SOS Mulheres ao Mar 2, que, assim como a primeira edição, teve como cenário um transatlântico da MSC. Esta versão da longa-metragem, estrelada por Giovana Antonelli, Fabiula Nascimento, Thalita Carauta e Reynaldo Gianecchini, inclui cenas gravadas a bordo do MSC Divina, durante um cruzeiro pelos destinos banhados pelo mar do Caribe. Além do transatlântico, as filmagens incluíram alguns dos principais pontos turísticos dos Estados Unidos, como Miami, além dos parques temáticos de Orlando e as praias do México.

BRASIL

Importantes navios da navegação de cabotagem, os Itas já brilharam no Carnaval

Importantes navios da navegação de cabotagem no Brasil, que transportaram inumeráveis passageiros pela costa do País, os Itas já brilharam no Carnaval do Rio de Janeiro. Em 1993, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro adotou como enredo "Peguei um Ita no Norte", cantando a história dessas embarcações. A agremiação não só foi campeã como tornou o samba um dos mais conhecidos do Brasil, com o seu "Explode, coração, na maior felicidade / É lindo meu Salgueiro, contagiando e sacudindo essa cidade".

COM VÍDEO

Skeleton Sea: esculturas made in Ericeira feitas com resíduos recolhidos nas praias

Em Outubro, dezenas de voluntários ajudaram a dupla Skeleton Sea a recolher resíduos para a construção de uma escultura gigante – primeiro no belo Portinho da Arrábidas, depois nas Docas dos Pescadores, em Setúbal.
“As docas estão cheias de lixo, por isso começámos a limpá-la. Ficamos muito felizes por participar e ajudar nestas actividades, espalhando a mensagem de como é importante manter os oceanos limpos”, explicou ao Economia Verde Xandi Kreuzeder, dos Skeleton Sea.

Rui Quinta, designer de comunicação e peixeiro

Nascido numa família de peixeiros, Rui Quinta prometeu a si próprio nunca o ser. A vida trocou-lhe as voltas e aos 33 anos abriu em Lisboa a Peixaria Centenária. O designer de comunicação orgulha-se de "desenhar" com criatividade os seus negócios, dos quais faz ainda a parte a marca Toyno.

Estreia nos cinemas saga da emigração alemã para o Brasil

"A outra pátria" completa o épico de Edgar Reitz sobre um vilarejo fictício na região do Hunsrück, sudoeste da Alemanha. Desta vez, o director retrata em grandes imagens de época a emigração alemã para o Brasil.

STARLIGHT

Clip gravado a bordo pela Banda Muse

Para os que gostam de uma boa música e ainda apreciam a vida no mar, disponibilizamos este video clip, da Banda Muse. A banda gravou o clip Starlight a bordo do Navio Ocean Chie, um navio de carga geral, 52370 TPB, 190 metros, de bandeira panamenha e tripulação de maioria indiana.

MAR GRÁFICO

O segredo do abismo

A 5 de Fevereiro de 2012, cientistas e engenheiros russos conseguiram levar uma broca até a superfície do lago Vostok, na Antártida, o maior lago abaixo de uma geleira do mundo. Os russos estão há 20 anos perfurando os 3.769 metros de neve e gelo até o reservatório de água pristina, isolada do restante do mundo há 15 milhões de anos.

Fernão de Magalhães celebrado em selos

De Portugal, naturalmente; do Brasil, do Chile, Ruanda, Djibouti, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe, Laos, Bulgária, Ilhas Cook...

Tom Hanks comandante de navio

Tom Hanks está de volta ao mar, não mais como náufrago, e sim como comandante de um navio mercante. Foi assim que fotografaram o actor na ilha de Malta, no Mar Mediterrâneo, subindo o portaló de um navio mercante, para interpretrar o papel do Capitão de Longo Curso Richard Phillips.
O novo filme conta uma história real, do CLC Phillips, que comandava um navio porta-contentores de 155 metros, tomado por piratas somalis. Os factos que se seguiram foram dramáticos, o que motivou Hollywood a produzir um filme retratando oque ocorreu na época.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)