Início > MACAU - CHINA

China aposta em portos inteligentes e veículos autónomos

A China vai aplicar sistemas de inteligência artificial (IA) no transporte fluvial até 2027, para aumentar a competitividade no setor marítimo, melhorar a eficiência e reduzir emissões de carbono.

O Ministério dos Transportes chinês explicou que planeia implementar tecnologias como a IA, 5G, big data nos principais portos e vias navegáveis até 2027.

China abre a sua mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar ao longo do Estreito de Taiwan

A mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar da China já começou a operar, com trens correndo a uma velocidade máxima de 350 km/h ao longo da costa oeste do Estreito de Taiwan.

A 11 DE ABRIL

Conheça o mercado chinês com a CCIP

No dia 11 de abril vai ser possível conhecer as oportunidades para a entrada no mercado da área da Greater Bay Area na China no Webinar da CCIP Meet-the-Market Greater Bay Area, de inscrição gratuita.

A China contava, em 2021, com uma população de 1.398,5 milhões de habitantes e um PIB per capita de 12.640 USD, o segundo maior a nível mundial. Segundo o EIU, regista-se um aumento de 8,1% do PIB per capita em 2021 e de 3,6% no ano a seguir.

Exportações dos países de língua portuguesa para Macau sobem 46,9% em 2022

As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau subiram 46,9% em 2022, em comparação com 2021, indicam dados oficiais divulgados.

Em 2022, o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região semiautónoma chinesa foi de 1,06 mil milhões de patacas (121 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Colóquio sobre Economia Azul para os Países de Língua Portuguesa

O Secretariado Permanente do Fórum de Macau está a organizar, em colaboração com a Faculdade de Gestão da Universidade da Cidade de Macau, um Colóquio sobre Economia Azul para os Países de Língua Portuguesa, em formato online, a decorrer nos dias 30 de setembro, 6, 7, e de 10 a 13 de outubro de 2022.

Pretende-se, com esta iniciativa, analisar o potencial de cada país no sector dos oceanos e os diferentes níveis de desenvolvimento existentes em matéria de Economia Azul, entre a R. P. da China e os Países de Língua Portuguesa.

DE 1 A 5 DE SETEMBRO

Portugal promove-se em Pequim

A oferta turística, a cultura e os principais produtos de exportação portugueses vão ser promovidos na capital chinesa, entre os dias1 e 5 de setembro, durante a Feira Internacional de Comércio e Serviços.

O pavilhão de Portugal será instalado no Centro Comercial Liu Gong Hui, durante a CIFTIS, Feira Internacional de Comércio e Serviços, e estima-se que seja visitado por dezenas de milhares de chineses durante os cinco dias do evento.

China lança a sua maior turbina eólica flutuante

A China implantou recentemente a sua maior turbina eólica flutuante como parte de um projecto concebido para avançar a tecnologia. De acordo com os media estatais, a construção gigante foi projectada exclusivamente para condições desafiadoras e em alto-mar, incluindo a capacidade de resistir a um tufão que ocorre uma vez a cada 100 anos.

Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 35%

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau nos primeiros cinco meses do ano subiram 35%, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa entre janeiro e maio foi de 372 milhões de patacas (43,5 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Porto de Xangai, o maior do mundo, volta a operar

Xangai está a sair de um rigoroso bloqueio Covid-19 que imobilizou a cidade desde março. Embora o porto, que atende um quinto dos volumes de embarque da China, tenha funcionado o tempo todo, está operando com capacidade reduzida. Vários embarques foram redireccionados para outros portos como Ningbo-Zhousan, cancelados ou adiados.

Países de língua portuguesa intensificam relações com a China

Na última Reunião Extraordinária Ministerial do Fórum de Macau, em abril último, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, destacou o reforço da relação entre os países de língua portuguesa (PLP) e a China, apelando a que todas as nações defendam a paz e a estabilidade em prol do desenvolvimento e da cooperação para superar a pandemia e impulsionar a recuperação económica.

Presença maior da China deve favorecer malha portuária no norte do Brasil, dizem empresários

A ampliação do espaço da China na economia do Brasil deve acelerar a expansão da malha portuária no norte do Brasil, afirmaram empresários do sector no Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília.
Na mesa, os empresários falaram sobre projetos que têm liderado. Lima, por exemplo, espera fechar um contrato com o porto de Santana, porto público no Amapá. Fraga destacou a modelagem de uma rodovia para o estado do Pará, a PA-150.
 

5 A 10 DE NOVEMBRO DE 2022

5.ª Edição CIIE - CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO

Vai decorrer, em Xangai, de 5 a 10 de novembro de 2022, a 5.ª edição da CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO (CIIE), a maior feira de importação multissectorial da China. A feira é organizada pelo Ministério do Comércio da China, tendo grande relevo político, constituindo-se palco para a concretização de importantes negócios.

Em 2021 contou com a participação de quase 3000 empresas expositoras, oriundas de 127 países e regiões e foi visitada por cerca de 480,000 pessoas.

Exportações dos países lusófonos para Macau subiram 25% em Janeiro e Fevereiro

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 25% nos dois primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

Em janeiro e fevereiro, o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa foi de 132 milhões de patacas (14,7 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Empresa chinesa instala cabo submarino para ligar Cabo Verde ao Senegal

A empresa chinesa HMN Tech anunciou a instalação de um cabo submarino – parte do Expresso Regional Africano (SHARE, na sigla em inglês) – a ligar Cabo Verde e Senegal.

Segundo um comunicado, o cabo, com uma extensão de 720 quilómetros, terá capacidade para transmitir 16 terabytes por segundo entre Dacar e Praia, as capitais dos dois países.

HENGQIN, CHINA

Empresas lusófonas interessadas em zona de cooperação

O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) recebeu, em 2021, 134 pedidos de informação sobre a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin (ilha da Montanha).

Em entrevista, o presidente do IPIM, Benson Lau Wai Meng, disse que os pedidos foram recebidos através de um serviço de consultoria e encaminhamento de negócios entre a China e os países de língua portuguesa.

Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 3,7% em 2021

As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 3,7% em 2021, em comparação com 2020, indicaram dados oficiais.

Em 2021 o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região semiautónoma chinesa foi de 724 milhões de patacas (80,7 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). Já o montante importado de mercadorias de Macau pelo bloco lusófono caiu 48,2%, em termos anuais, ficando-se pelos seis milhões de patacas (669 mil euros).

Comércio China-África atinge valor record de 223.000 ME em 2021

O comércio entre China e África subiu 35%,em 2021, para o valor record de 254 mil milhões de dólares (223 mil milhões de euros), segundo dados divulgados pelas alfândegas da China.
A subida homóloga equivale a um aumento de 65 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros) nas trocas comerciais, atestando a crescente importância da China nas cadeias de abastecimento.

Portos chineses obtêm grandes ganhos apesar da pandemia

O boom comercial de 2021 proporcionou ao portos marítimos da China grandes ganhos, com crescimento médio significativo, principalmente no segmento de contentores.

As estatísticas oficiais indicam que os portos da região movimentaram um acumulado de 14 bilhões de toneladas de carga ao longo do ano até novembro, aumento de 7% em comparação ao mesmo período de 2020. Os gigantescos portos de contêineres do país movimentaram 260 milhões de TEUs. O resultado equivale a 26 vezes a capacidade anual do Porto de Los Angeles, o porto de contêineres mais movimentado dos Estados Unidos.

China constrói o maior navio ro-ro do mundo

A China iniciou a construção do maior e mais avançado navio green roll-on / roll-off (ro-ro) do mundo em Yangzhou, província de Jiangsu, no leste da China.

O navio tem 238 metros de comprimento e 34 metros de largura, com um calado de projeto de 7,2 metros, uma velocidade de 20,8 nós e um peso morto de 17 mil toneladas, informou a mídia científica stdaily.com na segunda-feira, citando fontes do o Gabinete de Ciência e Tecnologia de Yangzhou.

Fórum de Macau lança guias de investimento para países lusófonos

O Fórum de Macau lançou a primeira edição dos guias de investimento dos países de língua portuguesa para ajudar empresas chinesas e do território a investir e desenvolver a cooperação económica sino-lusófona.

“Os novos Guias de Investimento visam fomentar o investimento e o comércio provenientes do sector empresarial do interior da China e Macau nos países de língua portuguesa, para que Macau possa exercer integralmente o seu papel de plataforma”, afirmou, na cerimónia de lançamento, o secretário-geral adjunto do Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau).

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família