China e Rússia desenvolvem «Rota da Seda do Gelo»
A China e a Rússia continuam a expandir as suas ligações comerciais, tendo desenvolvido uma “Rota da Seda do Gelo” através do serviço marítimo-ferroviário “Arctic Express No 1”, envolvendo a movimentação de contentores por via ferroviária entre Moscovo e Archangel, o único porto no noroeste da Rússia, seguindo até à China através do Oceano Ártico.
Este serviço irá demorar entre 20 e 25 dias úteis, e envolve um percurso de aproximadamente 13.000 quilómetros, prevendo-se que esta rota seja uma semana mais rápida do que a Passagem do Nordeste, a rota mais curta entre o oeste da Eurásia e a região Ásia-Pacífico.
Portugal captou mais investimento estrangeiro industrial e o maior veio da China
Apesar de 2023 ter sido um ano com menos projectos de investimento directo estrangeiro (IDE) do que 2022, Portugal angariou no ano passado mais IDE de cariz industrial do que no ano precedente. Num ano recorde para a agência pública que apoia a captação de IDE, o país assegurou 14 novos projectos industriais financiados a partir de fora, mais três do que em 2022. No total, prometeram criar 3555 postos de trabalho no país.
O maior deles todos (em valor de investimento) é o da fábrica de baterias para carros eléctricos da chinesa CALB, que já arrancou com o processo de licenciamento ambiental de uma nova unidade em Sines, um projecto de 2060 milhões de euros, para o qual foram reservados 90 hectares de terreno e prometidos 1800 postos de trabalho.
América Latina torna-se palco de disputa entre China e EUA
Nos últimos meses, autoridades do governo americano fizeram uma série de sinalizações sobre a necessidade do país se atentar mais à América Latina, especialmente por conta da presença chinesa na região. Enquanto isso, a China, que se notabilizou por uma série de grandes obras de infraestrutura, vem diversificando suas parcerias, como na cadeia de veículos elétricos, no que vem sendo chamado de "nova-infraestrutura".
China aposta em portos inteligentes e veículos autónomos
A China vai aplicar sistemas de inteligência artificial (IA) no transporte fluvial até 2027, para aumentar a competitividade no setor marítimo, melhorar a eficiência e reduzir emissões de carbono.
O Ministério dos Transportes chinês explicou que planeia implementar tecnologias como a IA, 5G, big data nos principais portos e vias navegáveis até 2027.
China abre a sua mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar ao longo do Estreito de Taiwan
A mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar da China já começou a operar, com trens correndo a uma velocidade máxima de 350 km/h ao longo da costa oeste do Estreito de Taiwan.
A 11 DE ABRIL
Conheça o mercado chinês com a CCIP
No dia 11 de abril vai ser possível conhecer as oportunidades para a entrada no mercado da área da Greater Bay Area na China no Webinar da CCIP Meet-the-Market Greater Bay Area, de inscrição gratuita.
A China contava, em 2021, com uma população de 1.398,5 milhões de habitantes e um PIB per capita de 12.640 USD, o segundo maior a nível mundial. Segundo o EIU, regista-se um aumento de 8,1% do PIB per capita em 2021 e de 3,6% no ano a seguir.
Exportações dos países de língua portuguesa para Macau sobem 46,9% em 2022
As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau subiram 46,9% em 2022, em comparação com 2021, indicam dados oficiais divulgados.
Em 2022, o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região semiautónoma chinesa foi de 1,06 mil milhões de patacas (121 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).
Colóquio sobre Economia Azul para os Países de Língua Portuguesa
O Secretariado Permanente do Fórum de Macau está a organizar, em colaboração com a Faculdade de Gestão da Universidade da Cidade de Macau, um Colóquio sobre Economia Azul para os Países de Língua Portuguesa, em formato online, a decorrer nos dias 30 de setembro, 6, 7, e de 10 a 13 de outubro de 2022.
Pretende-se, com esta iniciativa, analisar o potencial de cada país no sector dos oceanos e os diferentes níveis de desenvolvimento existentes em matéria de Economia Azul, entre a R. P. da China e os Países de Língua Portuguesa.
DE 1 A 5 DE SETEMBRO
Portugal promove-se em Pequim
A oferta turística, a cultura e os principais produtos de exportação portugueses vão ser promovidos na capital chinesa, entre os dias1 e 5 de setembro, durante a Feira Internacional de Comércio e Serviços.
O pavilhão de Portugal será instalado no Centro Comercial Liu Gong Hui, durante a CIFTIS, Feira Internacional de Comércio e Serviços, e estima-se que seja visitado por dezenas de milhares de chineses durante os cinco dias do evento.
China lança a sua maior turbina eólica flutuante
A China implantou recentemente a sua maior turbina eólica flutuante como parte de um projecto concebido para avançar a tecnologia. De acordo com os media estatais, a construção gigante foi projectada exclusivamente para condições desafiadoras e em alto-mar, incluindo a capacidade de resistir a um tufão que ocorre uma vez a cada 100 anos.
Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 35%
As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau nos primeiros cinco meses do ano subiram 35%, em comparação com o mesmo período de 2021, segundo dados oficiais hoje divulgados.
O valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa entre janeiro e maio foi de 372 milhões de patacas (43,5 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).
Porto de Xangai, o maior do mundo, volta a operar
Xangai está a sair de um rigoroso bloqueio Covid-19 que imobilizou a cidade desde março. Embora o porto, que atende um quinto dos volumes de embarque da China, tenha funcionado o tempo todo, está operando com capacidade reduzida. Vários embarques foram redireccionados para outros portos como Ningbo-Zhousan, cancelados ou adiados.
Países de língua portuguesa intensificam relações com a China
Na última Reunião Extraordinária Ministerial do Fórum de Macau, em abril último, o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, destacou o reforço da relação entre os países de língua portuguesa (PLP) e a China, apelando a que todas as nações defendam a paz e a estabilidade em prol do desenvolvimento e da cooperação para superar a pandemia e impulsionar a recuperação económica.
Presença maior da China deve favorecer malha portuária no norte do Brasil, dizem empresários
A ampliação do espaço da China na economia do Brasil deve acelerar a expansão da malha portuária no norte do Brasil, afirmaram empresários do sector no Congresso Consad de Gestão Pública, em Brasília.
Na mesa, os empresários falaram sobre projetos que têm liderado. Lima, por exemplo, espera fechar um contrato com o porto de Santana, porto público no Amapá. Fraga destacou a modelagem de uma rodovia para o estado do Pará, a PA-150.
5 A 10 DE NOVEMBRO DE 2022
5.ª Edição CIIE - CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO
Vai decorrer, em Xangai, de 5 a 10 de novembro de 2022, a 5.ª edição da CHINA INTERNATIONAL IMPORT EXPO (CIIE), a maior feira de importação multissectorial da China. A feira é organizada pelo Ministério do Comércio da China, tendo grande relevo político, constituindo-se palco para a concretização de importantes negócios.
Em 2021 contou com a participação de quase 3000 empresas expositoras, oriundas de 127 países e regiões e foi visitada por cerca de 480,000 pessoas.
Exportações dos países lusófonos para Macau subiram 25% em Janeiro e Fevereiro
As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 25% nos dois primeiros meses do ano, em comparação com o mesmo período de 2021.
Em janeiro e fevereiro, o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região administrativa especial chinesa foi de 132 milhões de patacas (14,7 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).
Empresa chinesa instala cabo submarino para ligar Cabo Verde ao Senegal
A empresa chinesa HMN Tech anunciou a instalação de um cabo submarino – parte do Expresso Regional Africano (SHARE, na sigla em inglês) – a ligar Cabo Verde e Senegal.
Segundo um comunicado, o cabo, com uma extensão de 720 quilómetros, terá capacidade para transmitir 16 terabytes por segundo entre Dacar e Praia, as capitais dos dois países.
HENGQIN, CHINA
Empresas lusófonas interessadas em zona de cooperação
O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) recebeu, em 2021, 134 pedidos de informação sobre a Zona de Cooperação Aprofundada entre Guangdong e Macau em Hengqin (ilha da Montanha).
Em entrevista, o presidente do IPIM, Benson Lau Wai Meng, disse que os pedidos foram recebidos através de um serviço de consultoria e encaminhamento de negócios entre a China e os países de língua portuguesa.
Exportações dos países lusófonos para Macau sobem 3,7% em 2021
As exportações de mercadorias dos países lusófonos para Macau subiram 3,7% em 2021, em comparação com 2020, indicaram dados oficiais.
Em 2021 o valor exportado pelos países de língua portuguesa para a região semiautónoma chinesa foi de 724 milhões de patacas (80,7 milhões de euros), de acordo com a Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC). Já o montante importado de mercadorias de Macau pelo bloco lusófono caiu 48,2%, em termos anuais, ficando-se pelos seis milhões de patacas (669 mil euros).
Comércio China-África atinge valor record de 223.000 ME em 2021
O comércio entre China e África subiu 35%,em 2021, para o valor record de 254 mil milhões de dólares (223 mil milhões de euros), segundo dados divulgados pelas alfândegas da China.
A subida homóloga equivale a um aumento de 65 mil milhões de dólares (57 mil milhões de euros) nas trocas comerciais, atestando a crescente importância da China nas cadeias de abastecimento.