Início > Notícias

17 DE JULHO

A CPLP celebra mais um aniversário

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) cumpre mais um aniversário. Criada a 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, viu mais tarde agregar-se-lhe Timor-Leste e a Guiné Equatorial .
Tem como objetivo primacial o "aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros".

Na XXIII Reunião do Conselho de Ministros da CPLP, realizada na Ilha do Sal, em Cabo Verde, a 16 de julho de 2018, foi decidido conceder à APLOP a categoria de Observador Consultivo da CPLP.
Este foi mais um passo na afirmação da Associação de Portos de Língua Oficial Portuguesa, instituição que agrega os principais portos do espaço lusófono.

Associando-se à efeméride, difundimos newsletter temática tendo a CPLP como protagonista.

1 DE JULHO

Porto de São Francisco do Sul em dia de aniversário

A inauguração oficial do Porto deu-se a 1 de julho de 1955 e em 24 de novembro do mesmo ano, o estado criou a autarquia “Administração do Porto de São Francisco do Sul – APSFS”.

Respigamos, nesta newsletter, alguns artigos referentes ao Porto de São Francisco do Sul, publicados ao longo do tempo no portal da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (APLOP).

 

ENTREVISTA A ISABEL AZEREDO, COUNTRY HEAD DA ONE PORTUGAL

ONE facilita o comércio com a América do Sul

Detentora da sétima maior frota mundial, com mais de 200 navios integrados em rede de serviços que abrange 120 países, a ONE, acrónimo de Ocean NetWork Express, integra o conglomerado THE Alliance desde a junção a outras três grandes companhias de navegação e navega em todos os mares e para todos os continentes.

Com representação própria em Portugal, a ONE abriu recentemente uma linha dedicada à costa leste da América Latina que facilita o comércio e as exportações dos produtos portugueses e para outras partidas europeias. A sua responsável, Isabel Azeredo, fala destes propósitos.

Circulação no Atlântico pode já estar a caminho de um colapso, sugere novo modelo

O principal sistema de circulação do oceano Atlântico pode já estar a caminho de um ponto sem retorno, sugere um artigo publicado na revista Science Advances. Este sistema chama-se Circulação Termosalina Meridional do Atlântico (AMOC, na sigla em inglês) e desempenha um papel importante na regulação do clima na Terra.

Os autores do estudo – uma equipa de cientistas da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos – desenvolveram uma nova forma de identificar sinais de alerta precoce do colapso da AMOC. O modelo criado pelos cientistas foca-se no aumento da água doce no sistema, um factor que desestabiliza a circulação no Atlântico.

25 DE MAIO

Dia de África

O Dia de África (anteriormente chamado Dia da Liberdade de África e Dia da Libertação de África) é a comemoração anual da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), hoje conhecida como União Africana, a 25 de Maio de 1963. É comemorado em vários países do continente africano, assim como em todo o mundo.

O «Mar de Estrelas» é uma das maiores atracções turísticas das Maldivas. Nem sequer existe

As imagens deslumbrantes do “Mar de Estrelas” proliferam na Internet, inspirando os viajantes aventureiros a procurá-lo. Mas poucas pessoas concordam exactamente onde se pode encontrar o Mar de Estrelas das Maldivas. Isto porque o Mar de Estrelas não existe de facto.

Para esclarecer, o misterioso Mar de Estrelas das Maldivas não existe enquanto localização geográfica. A razão simples para isso é que estas luzes mágicas são plâncton bioluminescente que se movimenta no oceano.

DE 6 A 9 DE MAIO

16.ª Cimeira Empresarial EUA-África

O Conselho Empresarial para África (CCA) acolhe a 16ª Cimeira Empresarial EUA-África de 6 a 9 de Maio, em Dallas, Texas . A Cimeira reunirá mais de 1.500 executivos dos sectores público e privado dos EUA e de África, incluindo Chefes de Estado, investidores internacionais, funcionários dos governos dos EUA e de África, e intervenientes multilaterais.

O objectivo é permitir que os líderes se conectem com os tomadores de decisão do governo e do sector privado ao longo de quatro dias para impulsionar parcerias comerciais sustentáveis ​​EUA-África.

DE 17 A 19 DE MAIO

UCCLA organiza Mercado da Língua Portuguesa em Cascais

A sexta edição do Mercado da Língua Portuguesa, que vai decorrer de 17 a 19 de maio, está de volta ao Mercado da Vila, em Cascais. Organizado pela UCCLA, o evento conta com a parceria da Câmara Municipal de Cascais e o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa.

Com uma programação diversificada, que inclui cerca de 40 bancas, palestras, gastronomia, música e muitas atividades extra, o Mercado da Língua Portuguesa reafirma, mais uma vez, o potencial e a importância da língua portuguesa como um elo de união dos países lusófonos.

ONE LANÇA SOLUÇÃO DE TRANSPORTE ECOLÓGICO - ONE LEAF+

A Ocean Network Express (ONE), um dos maiores armadores de contentores do mundo, anuncia o lançamento do seu serviço de transporte marítimo com emissões reduzidas - ONE LEAF+, concebido para satisfazer as aspirações partilhadas de descarbonização do sector do transporte marítimo. O ONE LEAF+ oferece aos clientes a oportunidade de gerir proativamente as suas próprias emissões e minimizar o impacto ambiental em toda a cadeia de valor.

A 19 DE ABRIL

1.º Encontro de Negócios Portugal - Rio da Prata

A Câmara Argentino-Portuguesa de Comércio e a Câmara de Comércio Uruguaio-Portuguesa convidam-no a participar do 1º Encontro de Negócios Portugal - Rio da Prata: Explorando as oportunidades entre Portugal, Argentina e Uruguai; o evento será realizado no dia 19 de abril, no Hotel Pestana Buenos Aires.

O principal objetivo do evento é explorar as oportunidades de negócios existentes nos três destinos, contribuir para o aumento do conhecimento e fortalecimento das relações comerciais entre eles, proporcionando um ambiente propício para o networking dos associados e do público participante.

2023

Movimento portuário em Moçambique cresceu 12,3%

Os portos moçambicanos movimentaram em 2023 mais de 63 mil toneladas de mercadorias, um aumento de 12,3% face a 2022, praticamente metade a partir de Maputo.

No porto de Maputo, o maior do país, foram movimentadas mais de 31,2 mil toneladas de mercadorias, um aumento de 16,7% face a 2022, seguido do porto de Nacala-Velha, com 13,8 mil toneladas (+20,3%), do porto da Beira, com 13,6 mil toneladas (-1,3%) e do porto de Nacala, com três mil toneladas (+14,9%).

Crise climática vai piorar conflitos, sobretudo em África

"A crise climática e a violência estão fortemente ligadas", disse o diretor do IEP. Relatório alerta ainda para a ameaça da pressão populacional ao acesso a recursos básicos.

África domina lista das 20 economias com crescimento mais rápido do mundo em 2024

África domina a lista das 20 economias com o crescimento mais rápido do mundo em 2024. A conclusão é do relatório Desempenho e Perspectivas Macroeconómicas Africanas do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), recentemente lançado, que aponta estabilização e consolidação orçamental.

O relatório prevê um crescimento mais forte para África em 2024, ultrapassando a média mundial projectada.

CABO VERDE

6.ª edição das Jornadas Portuárias acontece sob signo da Transformação e Desenvolvimento

A 6.ª edição das Jornadas Portuárias da ENAPOR, que se realizaram entre os dias 28 e 29 de fevereiro, na ilha do Maio, aconteceu sob o lema “Ondas de Mudança: Adaptação, Transformação e Desenvolvimento no Setor Portuário Nacional”.

As Jornadas Portuárias da ENAPOR, desde 2017, têm-se revelado um espaço de reflexão que permite avaliar os desafios do sector portuário tendo em vista a gestão moderna e inovadora nos nossos portos, bem como incentivar e a promover a atividade portuária que é um dos maiores motores económicos do nosso país.

Guerra e seca afectam transporte marítimo global

O transporte internacional de contentores enfrenta turbulências: baixo nível da água no Canal do Panamá e ataques de milícias houthis no Mar Vermelho obrigam navios a longos desvios e encarecem os fretes.

BRASIL

Companhia Docas do Ceará e Prefeitura de Camocim sinalizam parceria para revitalização do Porto do Município

Com 64 mil habitantes, Camocim, a 364 quilómetros de Fortaleza, tem a pesca e a extração de sal marinho como os principais destaques do sector primário, que prevalece na sua economia – consequência directa das características geográficas do município, na região norte do Estado, que é banhado pelo rio Coreaú.

Os sectores poderiam gerar um número bem maior de empregos dirctos e indirectos, se o porto da cidade estivesse em condições estruturais adequadas e em pleno funcionamento.

ONE avança com o compromisso «Net-Zero»

A Ocean Network Express (ONE) anunciou a concessão da Aprovação em Princípio (AiP) para um navio bicombustível a amónia. Juntamente com o investimento em 12 navios movidos a metanol, este é mais um marco para a ONE na sua viagem em direção à neutralidade até 2050.

O navio de 3.500 TEU, recentemente premiado com o AiP, foi desenvolvido em conjunto pela ONE, Nihon Shipyard Co. (NSY) e a sociedade de classificação DNV, como parte de um projeto de desenvolvimento conjunto estabelecido no final de 2022 entre as três partes.

MOÇAMBIQUE

Concessionária do Porto de Maputo fica com empresa do Terminal de Cabotagem

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, concessionária daquela infraestrutura portuária, vai ficar também com a empresa do Terminal de Cabotagem de Maputo, incorporação anunciada pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC).

A informação consta de um anúncio da ARC sobre uma "notificação de operação de concentração de empresas", a qual consiste "na fusão da Terminal de Cabotagem de Maputo, S.A. (TCM) por incorporação na Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, S.A. (MPDC)".

A MPDC dedica-se à atividade de gestão e operação do Porto de Maputo, que inclui a operação, manutenção e reabilitação das suas infraestruturas e equipamentos, conforme os termos estabelecidos no contrato de concessão, enquanto a TCM assegura a gestão e operação do Terminal de Cabotagem de Maputo, nomeadamente a receção, armazenagem e expedição de mercadorias, refere o anúncio da ARC, que pede "observações" sobre esta concentração.

Equipa do Banco Europeu de Investimentos visita Portos de Cabo Verde

A missão, liderada pela Chefe de Unidade para a África Ocidental e Central, Svetla Stoeva, e que contou com a presença do Chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde, Cristobal Delgado Matas, esteve reunida com os membros do Conselho da Administração e quadros técnicos da ENAPOR nos portos da Palmeira, do Porto Novo e Porto Grande.

Durante os encontros, os dirigentes europeus inteiraram-se do desenvolvimento dos planos de expansão previstos para o Porto Grande, Porto Novo e Porto da Palmeira, enquadrados na iniciativa Global Gateway da União Europeia, assim como das iniciativas de sustentabilidade ambiental e social planeados, como sejam os projetos Onshore Power Supply e de transição energética.

ONE anuncia frota de 12 porta-contentores biocombustível a metanol

A Ocean Network Express (ONE) anuncia a assinatura de contratos de construção marítima com a Jiangnan Shipyard e a Yangzijiang Shipbuilding, para construção total de doze navios porta-contentores de 13 mil TEU biocombustível e metanol. Cada estaleiro de construção construirá seis navios, com entrega prevista a partir de 2027.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família