Início > Notícias

Crise climática vai piorar conflitos, sobretudo em África

"A crise climática e a violência estão fortemente ligadas", disse o diretor do IEP. Relatório alerta ainda para a ameaça da pressão populacional ao acesso a recursos básicos.

África domina lista das 20 economias com crescimento mais rápido do mundo em 2024

África domina a lista das 20 economias com o crescimento mais rápido do mundo em 2024. A conclusão é do relatório Desempenho e Perspectivas Macroeconómicas Africanas do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), recentemente lançado, que aponta estabilização e consolidação orçamental.

O relatório prevê um crescimento mais forte para África em 2024, ultrapassando a média mundial projectada.

CABO VERDE

6.ª edição das Jornadas Portuárias acontece sob signo da Transformação e Desenvolvimento

A 6.ª edição das Jornadas Portuárias da ENAPOR, que se realizaram entre os dias 28 e 29 de fevereiro, na ilha do Maio, aconteceu sob o lema “Ondas de Mudança: Adaptação, Transformação e Desenvolvimento no Setor Portuário Nacional”.

As Jornadas Portuárias da ENAPOR, desde 2017, têm-se revelado um espaço de reflexão que permite avaliar os desafios do sector portuário tendo em vista a gestão moderna e inovadora nos nossos portos, bem como incentivar e a promover a atividade portuária que é um dos maiores motores económicos do nosso país.

Guerra e seca afectam transporte marítimo global

O transporte internacional de contentores enfrenta turbulências: baixo nível da água no Canal do Panamá e ataques de milícias houthis no Mar Vermelho obrigam navios a longos desvios e encarecem os fretes.

BRASIL

Companhia Docas do Ceará e Prefeitura de Camocim sinalizam parceria para revitalização do Porto do Município

Com 64 mil habitantes, Camocim, a 364 quilómetros de Fortaleza, tem a pesca e a extração de sal marinho como os principais destaques do sector primário, que prevalece na sua economia – consequência directa das características geográficas do município, na região norte do Estado, que é banhado pelo rio Coreaú.

Os sectores poderiam gerar um número bem maior de empregos dirctos e indirectos, se o porto da cidade estivesse em condições estruturais adequadas e em pleno funcionamento.

ONE avança com o compromisso «Net-Zero»

A Ocean Network Express (ONE) anunciou a concessão da Aprovação em Princípio (AiP) para um navio bicombustível a amónia. Juntamente com o investimento em 12 navios movidos a metanol, este é mais um marco para a ONE na sua viagem em direção à neutralidade até 2050.

O navio de 3.500 TEU, recentemente premiado com o AiP, foi desenvolvido em conjunto pela ONE, Nihon Shipyard Co. (NSY) e a sociedade de classificação DNV, como parte de um projeto de desenvolvimento conjunto estabelecido no final de 2022 entre as três partes.

MOÇAMBIQUE

Concessionária do Porto de Maputo fica com empresa do Terminal de Cabotagem

A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, concessionária daquela infraestrutura portuária, vai ficar também com a empresa do Terminal de Cabotagem de Maputo, incorporação anunciada pela Autoridade Reguladora da Concorrência (ARC).

A informação consta de um anúncio da ARC sobre uma "notificação de operação de concentração de empresas", a qual consiste "na fusão da Terminal de Cabotagem de Maputo, S.A. (TCM) por incorporação na Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo, S.A. (MPDC)".

A MPDC dedica-se à atividade de gestão e operação do Porto de Maputo, que inclui a operação, manutenção e reabilitação das suas infraestruturas e equipamentos, conforme os termos estabelecidos no contrato de concessão, enquanto a TCM assegura a gestão e operação do Terminal de Cabotagem de Maputo, nomeadamente a receção, armazenagem e expedição de mercadorias, refere o anúncio da ARC, que pede "observações" sobre esta concentração.

Equipa do Banco Europeu de Investimentos visita Portos de Cabo Verde

A missão, liderada pela Chefe de Unidade para a África Ocidental e Central, Svetla Stoeva, e que contou com a presença do Chefe de Cooperação da União Europeia em Cabo Verde, Cristobal Delgado Matas, esteve reunida com os membros do Conselho da Administração e quadros técnicos da ENAPOR nos portos da Palmeira, do Porto Novo e Porto Grande.

Durante os encontros, os dirigentes europeus inteiraram-se do desenvolvimento dos planos de expansão previstos para o Porto Grande, Porto Novo e Porto da Palmeira, enquadrados na iniciativa Global Gateway da União Europeia, assim como das iniciativas de sustentabilidade ambiental e social planeados, como sejam os projetos Onshore Power Supply e de transição energética.

ONE anuncia frota de 12 porta-contentores biocombustível a metanol

A Ocean Network Express (ONE) anuncia a assinatura de contratos de construção marítima com a Jiangnan Shipyard e a Yangzijiang Shipbuilding, para construção total de doze navios porta-contentores de 13 mil TEU biocombustível e metanol. Cada estaleiro de construção construirá seis navios, com entrega prevista a partir de 2027.

Marrocos realiza 3.ª edição do Fórum de Aquacultura em Fevereiro de 2024

A representação da Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em Marrocos informa que a Agência Nacional para o Desenvolvimento da Aquacultura (ANDA) vai realizar a terceira edição do Fórum de Aquacultura, no dia 2 de Fevereiro de 2024, no Hotel Hilton, em Tânger. O tema da edição deste ano é “Uma parceria forte para uma indústria aquícola sustentável”.

FÓRUM OCEANO E CHAMBRE DE COMMERCE IVOIRO-PORTUGAISE ASSINAM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO

No Instituto Hidrográfico (Portugal), o Fórum Oceano e a Chambre de Commerce Ivoiro-Portugaise assinaram um memorando de Entendimento para a promoção do desenvolvimento do ecossistema azul nas suas mais amplas vertentes: empresarial, inovação, desenvolvimento, investigação científica e tecnológica.

A Chambre de Commerce Ivoiro-Portugaise, uma instituição cujo objetivo é orientar a criação de clusters marítimos nos países da África Ocidental para criar um grupo de clusters que será conhecido como o Cluster Marítimo da África Ocidental, deslocou-se a Lisboa com uma comitiva composta por representantes da Costa do Marfim, Togo, Guiné-Bissau e Senegal.

Qual é o impacto da crise no Mar Vermelho na economia global

Muitas das crises económicas mundiais dos últimos anos estão conectadas a cadeias de abastecimento. Os confinamentos pandémicos, a guerra na Ucrânia e o aumento geral da inflação global tiveram impacto ou foram afetados pelo fluxo do comércio global e pelas inúmeras partes em movimento que mantêm tudo em funcionamento.

Agora, uma nova ameaça às cadeias de abastecimento globais emerge no Mar Vermelho. As maiores empresas de transporte de contentores do mundo têm interrompido seus serviços na área devido ao número crescente de ataques a navios pelos rebeldes houthi apoiados pelo Irã, que operam a partir do Iémen.

Prémios de seguros para navios de carga que circulem no Mar Vermelho sobem 10 vezes

Com a escalada dos conflitos nas suas fronteiras, tornou-se mais perigoso atravessar o Mar Vermelho pois, principalmente com a escalada do conflito israelo-palestiniano, os navios de carga têm sofrido ataques de houthis, avança o jornal espanhol elEconomista.

Aumentam também as dificuldades das empresas de transporte marítimo em contratualizar seguros que cubram o risco de guerra, insurgências, lutas civis e de greves, devido aos perigos inerentes a navios que circulem no Mar Vermelho. “O que aumentou muito foram os preços dos seguros, que se multiplicaram por 10. Há muitas seguradoras que, dada a situação, ou decidem não segurar ou multiplicam os seus prémios por 10″, explica o coordenador do grupo de trabalho Ásia-Pacífico do Clube de Exportadores e Investidores ao jornal elEconomista.

Marrocos realiza 3.ª edição do Fórum de Aquacultura em Fevereiro de 2024

A representação da Aicep – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal em Marrocos informa que a Agência Nacional para o Desenvolvimento da Aquacultura (ANDA) vai realizar a terceira edição do Fórum de Aquacultura, no dia 2 de Fevereiro de 2024, no Hotel Hilton em Tânger. O tema da edição deste ano é “Uma parceria forte para uma indústria aquícola sustentável”.

O fórum visa promover parcerias no sector da aquacultura, com os seguintes objectivos em concreto: partilhar conhecimentos especializados e boas práticas entre operadores do sector a nível internacional; forjar parcerias comerciais e técnicas; e explorar oportunidades de investimento no sector da aquacultura.

ONE LANÇA O SERVIÇO WEST INDIA NORTH AMERICA (WIN) PARA MELHORAR A CONECTIVIDADE NA ÍNDIA

A Ocean Network Express (ONE) anunciou o novo serviço West India North America (WIN) que liga a Costa Oeste da Índia e a Costa Este dos Estados Unidos para melhorar ainda mais os serviços da ONE no mercado subcontinental da Índia.

A Índia tem desempenhado um papel cada vez mais importante no comércio mundial, com um volume de exportação de, aproximadamente, 453 mil milhões de dólares para o comércio de mercadorias com uma taxa de crescimento anual de 15% em 2022, de acordo com o “World Trade Outlook and Statistics” publicado pela Organização Mundial do Comércio. A ONE Índia foi criada nos primórdios, em 2018, e desde então tem construído uma rede de 25 escritórios com 410 funcionários até 2022. A partir de novembro de 2023, a ONE fornece 22 serviços semanais que cobrem coletivamente 11 portos na Índia.

Ataques no Mar Vermelho condicionam cadeias de abastecimento globais

Os ataques de militantes Houthi apoiados pelo Irão a navios no Mar Vermelho estão a abalar o comércio mundial, o que já está a causar perturbações e aumentos de preços nos carregamentos de mercadorias e de combustível. Várias grandes companhias de navegação e transportadores de petróleo suspenderam os seus serviços através do Mar Vermelho, que dá acesso ao canal de Suez, uma vez que mais de uma dúzia de navios foram atacados desde o início da guerra entre Israel e o Hamas.

Os desafios impostos pela seca no Canal do Panamá

As represas que alimentam de água doce o canal secam por falta de chuvas, o que gera sérios prejuízos ao tráfego de navios e ao comércio global. O que pode ser feito e o que se espera dessa importante travessia em 2024?

Projecto Meteor quer aumentar segurança no transporte marítimo de mercadorias

A Fundação Valenciaport começou a trabalhar no projecto Meteor para aumentar a segurança do transporte marítimo e das mercadorias transportadas por contentor. O projecto decorrerá até Setembro de 2026, com um orçamento de cerca de três milhões de euros cofinanciado pelo programa Horizonte Europa.

ESTA TERÇA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO

Porto de Suape comemora 45 anos

Esta terça-feira, 7 de novembro, Suape completa 44 anos de existência. Localizado no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, o Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos principais portos públicos brasileiros.
Assinalando a data, difundimos esta newsletter temática, replicando alguns dos artigos publicados no portal da APLOP ao longo dos últimos anos.

ESTA QUINTA-FEIRA, 5 DE OUTUBRO

Porto de Luanda aborda «corrupção e infracções conexas»

Segundo uma nota de imprensa da instituição, em agenda constam a abordagem e discussão de questões relacionadas com o reforço da articulação entre as instituições que se relacionam com o Porto, para aumentar a confiança dos parceiros e a cooperação no plano nacional de combate à corrupção.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012