Início > Notícias

BRASIL

PortosRio conclui 1.ª dragagem executada com recursos próprios

No intuito de garantir um calado operacional adequado e uniforme para os navios de passageiros que atracam no Porto do Rio de Janeiro, a PortosRio Autoridade Portuária realizou uma dragagem de manutenção em toda a extensão do cais do Terminal Internacional de Cruzeiros do Pier Mauá, entre os armazéns 1 e 6. Foi a 1.ª dragagem executada pela companhia com recursos próprios, no valor de R$8,5 milhões.

Senegal entra no radar das empresas portuguesas

O país africano espera crescer a dois dígitos com a próxima exploração de gás e petróleo. E as reformas que estão a ser implementadas dentro do Plano Emergente Senegal facilitam a entrada de investimento estrangeiro. Portugal está bem colocado para se posicionar em vários sectores.

COM CAPACIDADE PARA 400 CAMIÕES

Porto da Matola contará com um parque de estacionamento

O PORTO da Matola, na província de Maputo, passará a contar, em 2023, com um parque de estacionamento, com capacidade para cerca de 400 camiões de transporte de carga.

A informação foi avançada pelo Vice-ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, no final de uma visita de trabalho realizada àquela infra-estrutura de transporte.

Costa do Marfim inaugura segundo porto que duplica capacidade em Abidjan

A Costa do Marfim inaugurou em Dezembro um novo terminal de contentores concebido para duplicar a capacidade do porto de Abidjan, um dos principais portos da África Ocidental, e para o elevar à categoria de "centro sub-regional".

INFORMATIVO MERCO SHIPPING

Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

Fique a par da actualidade dos portos brasileiros, também do sector dos transportes em geral, consultando o Informativo MERCO SHIPPING. Registos desde 11.12.2020.

Rede Global da Diáspora chega a 31 mil empresas em 156 países

A AEP — Associação Empresarial de Portugal recebeu dia 14 de Dezembro, nas suas instalações, a última sessão de 2022, da Rede Global da Diáspora, inserida no roadshow nacional, completando, assim, o ciclo de 30 activações previstas nesta versão 2.0 do projecto.

Com a presença do Secretário de Estado da Internacionalização, a sessão privilegiou a apresentação das ferramentas criadas pela Rede Global para facilitar o acesso das PME portuguesas ao mundo global. O alinhamento contemplou um painel que debateu temas como a internacionalização, oportunidades de negócios, talento português, ciência e cultura na diáspora portuguesa.

Mercado de seguros marítimos verá «capital restritivo» em 2023

Os impactos da guerra na Ucrânia continuarão a afectar as companhias de navegação em 2023, diz o chefe executivo da Concirrus, uma insurtech que classifica com recurso a inteligência artificial.

Em declarações à publicação Insurance Times, Andrew Yeoman, chefe executivo da Concirrus, insurtech líder que aplica estratégias assentes em inteligência artificial (IA) a seguros, constatou: “Entramos em 2023 a atravessar uma das épocas mais difíceis de renovação de resseguros, com a época de amplas coberturas e capital barato definitivamente para trás”.
“É provável que vejamos capital mais restritivo, políticas mais apertadas e um mercado com menos opções, potencialmente conduzindo a um hard market permanente”, explicou Andrew Yeoman, chefe executivo da insurtech Concirrus.

JOSEFA SACKO:

Angola tem grande potencial para a economia azul

A comissária da União Africana para Agricultura, Desenvolvimento Rural, Economia Azul e Ambiente Sustentável, Josefa Sacko, reiterou, em Luanda, o grande potencial de Angola no sector da economia azul, com destaque para as pescas.

“A economia azul representa o uso sustentável dos recursos oceânicos para o desenvolvimento económico, melhores meios de subsistência e empregos, e a saúde do ecossistema oceânico”, explicou Josefa Sacko.

Porto de Sines apresenta-se ao Brasil no 3.º Seminário Logística no Agronegócio

O 3º Seminário Logística no Agronegócio realiza-se a 23 e 24 de Novembro de 2022, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, Brasil, inserido na Expolog – Feira Internacional de Logística. E conta com a presença do Presidente do Conselho de Administração da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, que vai apresentar o “Porto de Sines: O Novo HUB Europeu para o Agronegócio Brasileiro”.

MOÇAMBIQUE

Governo anuncia proibição da captura do camarão e do caranguejo

A captura do caranguejo do mangal e do camarão de superfície está interdita desde 1 de Novembro no país. O caranguejo só pode voltar a ser pescado em Janeiro de 2023 e o camarão em meados de Março. Entretanto, a proibição não abrange Cabo Delgado, porque a província não tem défice destas espécies.

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas anunciou o novo calendário de defeso para a pescaria de caranguejo do mangal e do camarão de superfície.

ESTA SEGUNDA-FEIRA, 7 DE NOVEMBRO

Porto de Suape comemora 44 anos

Esta segunda-feira, 7 de novembro, Suape completa 44 anos de existência. Localizado no Litoral Sul do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, o Complexo Industrial Portuário de Suape é um dos principais portos públicos brasileiros.
Assinalando a data, difundimos esta newsletter temática, replicando alguns dos artigos publicados no portal da APLOP ao longo dos últimos anos.

ANGOLA

Consórcio investe USD 400 milhões no Corredor do Lobito

O consórcio Trafigura, Vecturis e Mota Engil anunciou, esta sexta-feira, um investimento na ordem de 400 milhões de dólares americanos (USD) no Corredor do Lobito, na província de Benguela.

O investimento visa, entre outros aspectos, operacionalizar a infra-estrutura, assegurar os serviços ferroviários e de logística, afirmou à imprensa Alexandre Canas, da Mota Engil, no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço.

«Oásis de vida» descoberto nas profundezas das águas das Maldivas

Um grupo de cientistas mergulhou nas águas das Maldivas para mapear os seus atóis, acabando por descobrir um ecossistema que ainda não tinha sido identificado, a cerca de 500 metros de profundidade no Oceano Índico.

Rede Externa da AICEP recebe a Rede Global da Diáspora

A Rede Global da Diáspora realizou um duplo webinar exclusivo para os delegados da Rede externa da AICEP para promoção das ferramentas da Rede Global da Diáspora.

A AICEP criou uma rede de mais de 170 profissionais espalhados por uma vasta Rede Externa, que tem como objetivo apoiar a internacionalização da economia Portuguesa. O mercado externo é cada vez mais competitivo e complexo e a melhor forma de ajudar as empresa contra todos os eventuais desafios e constrangimentos é definindo estratégias claras e adequadas a cada investida e a cada mercado. A AICEP e a sua Rede Externa, que está integrada com o Ministério dos Negócios Estrangeiros, servem precisamente esse propósito e, agora, conta com o apoio da Rede Global.

RIO DE JANEIRO | MARÇO DE 2012

V Congresso dos Portos de Língua Portuguesa

A 27 e 28 de Outubro, a Ilha do Sal, em Cabo Verde, estreia-se como Capital dos Portos de Língua Portuguesa, acolhendo o XIII Congresso da APLOP.
Por ocasião de mais uma reunião magna, viajamos pela história da APLOP, da sua fundação aos vários congressos já realizados, percurso feito através de várias newsletters temáticas.
Na newsletter de hoje, respigamos os artigos referentes ao "V Congresso dos Portos de Língua Portuguesa", que decorreu no Rio de Janeiro em Março de 2012.

MOÇAMBIQUE

Novo serviço de Bunkering no Porto de Maputo

A MPDC, em parceria com a CPG Bunkering, anuncia o lançamento de um novo serviço de bunkering, imediatamente disponível para abastecimento de bunkers por barcaça no Porto de Maputo.

Esta é a primeira vez desde o IMO 2020, que o VSLFO é disponibilizado no Porto de Maputo. Assinado em 19 de setembro de 2022, o acordo exclusivo entre as Partes prevê o fornecimento consistente dos dois tipos de combustíveis marítimos: VLSFO e LSMGO a ser entregue via transferência navio-navio (“STS”) no fundeadouro ou no cais dentro da área da Jurisdição do Porto de Maputo 24 horas por dia.

Seminário virtual sobre Oportunidades de Recrutamento do Banco Africano de Desenvolvimento

Esta é a oportunidade para saber mais sobre as oportunidades de trabalhar no e para o BAfD e contribuir para o desenvolvimento de África.

Dia 19 de outubro, online, das 16:00 às 17:30 (hora de Portugal continental), não perca a “Virtual Career fair in Portugal” com o Banco Africano de Desenvolvimento (BAfD).

Um «gigante adormecido» pode acabar com a vida das profundezas do oceano

Há criaturas monstruosas na escuridão do fundo dos oceanos, mas há um “gigante adormecido” que pode acabar com a vida marinha nestas profundidades: a deriva continental.

A posição dos continentes ajuda a encher os oceanos com oxigénio que sustenta a vida marinha, mas a sua deriva pode acabar por matar as criaturas das profundezas dos oceanos.

Misteriosa gosma azul encontrada no Mar das Caraíbas fascina os cientistas

“Já ouviu falar do último mistério Okeanos? Visto várias vezes ao largo de St. Croix, este animal em forma de gosma azul surpreendeu os cientistas, que pensaram que poderia ser um coral mole, esponja ou tunicado (mas definitivamente não uma rocha!), escreve a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) no Twitter.

Hidrovias e portos fluviais: um dos pilares da logística latino-americana, presente no AAPA LATINO

Sabia que 70% da área de superfície da América do Sul faz parte de uma bacia hidrográfica? Certamente, dos 17 milhões de km2 que compõem o território desta região, 12 milhões estão dentro da área de influência de um rio, a maioria deles navegáveis.

A logística fluvial é uma parte importante da indústria portuária continental. A movimentação de cargas por vias fluviais como o Paraná-Paraguai ou rotas fluviais em países como a Colômbia ou o Brasil são um exemplo de como os países têm aproveitado os benefícios oferecidos pelo território.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família