Início > VÁRIA

Mapa medieval revela ilhas «perdidas». Podem ser de um mitológico reino afundado

Um mapa encontrado na Biblioteca Bodleian mostra duas ilhas “perdidas” na Baía de Cardigan, possivelmente indicando o lendário reino afundado da mitologia galesa, Cantre’r Gwaelod.

Segundo a lenda, Cantre’r Gwaelod era o rico e fértil reino governado por Gwyddno Garanhir, cujo palácio, Caer Wyddno, era supostamente perto de Aberystwyth.

A adorável explicação dos navegadores do século XVI para o funcionamento das bússolas

O mapa do mundo que todos conhecemos é baseado na Projecção de Mercator, de 1569, que procurou representar um mundo redondo e 3D de forma plana e em 2D.

Apesar de ser muito parecido com o planisfério actual, há um detalhe muito diferente entre o mapa antigo e os nossos — a versão de Gerardo Mercator incluía uma ilha fantasma chamada “Rupes Nigra” (ou “pedra negra”) no meio do Pólo Norte.

A incrível viagem de duas baleias da China até ao primeiro santuário na Islândia

No arquipélago Vestmannaeyjar, na Islândia, está a ser construído o primeiro santuário para cetáceos do mundo. Duas belugas serão as primeiras habitantes e devem mudar-se na Primavera.

As duas baleias nasceram em 2007, no mar de Okhotsk, na Rússia, mas desde muito jovens que não sabem o que é viver em mar aberto. Foram capturadas ainda muito pequenas e levadas, primeiro, para um centro de investigação na Rússia e, depois, para um parque aquático em Xangai, na China.
 

Recifes de coral do Hawaii recebem 2 milhões de apólice de seguro

O estado americano do Hawaii subscreveu a primeira apólice de seguro de recife de coral nos Estados Unidos. Fundos destinam-se a fornecer recursos financeiros para preservar os ecossistemas.

A Nature Conservancy está a pagar um prémio de 110 mil dólares para cobrir a maioria das ilhas havaianas, desde a Big Island até Kauai, até ao final de 2023, informa a Reuters. A apólice, concebida para cobrir tempestades severas, começará a pagar quando os ventos atingirem os 92 km/h, com velocidades de vento mais elevadas a estimular pagamentos maiores.

PORTUGAL EXPORT

José Luís Cacho faz um apelo às empresas brasileiras para investirem no Porto de Sines

Presidente da administração portuária defende maior relação comercial entre os dois países aproveitando a janela de mercado internacional para o agronegócio em decorrência da guerra na Ucrânia.

“É uma oportunidade grande para todas as entidades brasileiras e portuguesas olharmos para o agronegócio como um potencial de desenvolvimento numa estratégia conjunta”, frisou José Luís Cacho.
No intuito de atrair investimentos de empresas do Brasil para o Porto de Sines, o Presidente da APS citou a parceria com a aicep Global Parques, da Zona de Actividades Logísticas de Sines (ZAL- SINES), destacando o trabalho de captação de investimentos estrangeiros realizado pela companhia.

Deterioração da Grande Barreira de Coral continua, segundo a UNESCO

Segundo dois especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN, na sigla em inglês), a deterioração deste local continua devido aos efeitos combinados do aquecimento global e da poluição ligada à agricultura e pesca.

De acordo com os especialistas, "apesar dos esforços científicos e de gestão sem precedentes nos últimos anos" realizados pela Austrália, este local "foi significativamente afetado por fatores das alterações climáticas".

INFORMATIVO MERCO SHIPPING

Clipping com a actualidade dos portos brasileiros

Fique a par da actualidade dos portos brasileiros, também do sector dos transportes em geral, consultando o Informativo MERCO SHIPPING. Registos desde 11.12.2020.

COMPILAÇÃO MERCO SHIPPING

Acórdãos e Avisos da ANTAQ + Legislação avulsa

Conheça os mais recentes acórdãos e avisos da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), compilação a cargo da MERCO SHIPPING.

COM VÍDEO

XIII Congresso da APLOP | Debate

Período de debate em torno das intervenções efectuadas no XIII Congresso da APLOP, realizado a 27 e 28 de Outubro de 2022, na Ilha do Sal (Cabo Verde).
Debate sob a moderação de Ireneu Camacho, Presidente da APLOP e Presidente da ENAPOR – Portos de Cabo Verde.
A organização do congresso esteve a cargo da ENAPOR - Portos de Cabo Verde.

Há uma ilha no Atlântico que recebe lixo do mundo todo pelo mar

Milhares de pedaços de plástico provenientes de todas as partes do mundo estão a poluir o litoral de uma remota ilha do Atlântico Sul, segundo avançaram ambientalistas e pesquisadores.

O lixo encontrado na costa sudoeste da Ilha de Ascensão vem de países como China, Japão e África do Sul, indicaram os ativistas, citados pela BBC News Brasil.

Zona de Comércio Livre reduz choques económicos

O representante permanente de Angola junto da União Africana (UA), Francisco da Cruz, afirmou em Adis-Abeba, Etiópia, que a evolução da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), pode contribuir para maior resiliência do continente face aos choques económicos presentes e futuros.

JÁ SE SABE PORQUÊ

Os recifes de coral no fundo dos oceanos brilham no escuro

Algumas espécies de corais brilham no escuro e um novo estudo publicado na Communications Biology revelou porquê.

A equipa de cientistas acredita que os corais usam as cores fluorescentes para atraírem presas. “Apesar das lacunas no conhecimento existente sobre a perceção visual dos sinais fluorescentes pelo plâncton, o estudo apresenta provas experimentais do papel de atração de presas da fluorescência dos corais”, revela Or Ben-Zvi, autor principal do estudo.

CABO VERDE

Ocean Race Village recebe a maior regata do mundo com projeto de 1.6 milhões de euros

A ilha de São Vicente prepara-se para receber, entre 20 e 25 de janeiro de 2023, a Ocean Race 2022-2023, com a edificação da Ocean Race Village, na Matiota. O projeto, apresentado pelo Governo, está avaliado em 1,6 milhões de euros, e tem por objetivo acolher a passagem pela primeira vez por Cabo Verde daquela que é a maior regata do mundo, e colocar o arquipélago definitivamente na rota dos desportos náuticos de recreio.

MAR INSÓLITO - JUNHO 2021

Baleia engoliu pescador de lagostas durante 30 segundos, mas cuspiu-o são e salvo

Uma história do género da de "Pinóquio", que poderia ser considerada ingénua, se não fosse plausível para os especialistas: uma baleia-jubarte "engoliu" um pescador de lagostas do Massachusetts, nos Estados Unidos, mas não o ingeriu e cuspiu-o de volta. Sem mazelas de maior, está são e salvo — a ponto de poder narrar a sua aventura.

MSC distinguida com o título de «Container Line of the Year» nos Global Freight Awards

A MSC foi galardoada com o prémio de Container Line of the Year durante o evento Global Freight Awards. A distinção, atribuída pela Lloyd’s Loading List, distingue o trabalho e o sucesso alcançado pelas empresas líderes de mercado na área dos transportes e da logística.

2016: o ano em que o mar se aglutinou

O ano de 2016 foi de dança de cadeiras no mundo da navegação, especialmente em contentores. Com a compra da Hamburg-Süd pela Møller Maersk, a frota mundial de containers concentrada nas mãos de armadores que optaram pela consolidação chegou a 33%, segundo relatório do analista William Bennet, da Vessel Value.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP

Constituição da APLOP

Foto de família