Início > Portugal

Sines e Fortaleza reforçam ligação para fortalecimento nos sectores da energia, logística e do digital

O Presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, assinou um acordo de geminação entre os municípios de Sines e Fortaleza, no Brasil, com o objectivo de fortalecer a ligação entre as “duas cidades irmãs”.

“Estas duas cidades estão ligadas por um cabo submarino, algo absolutamente inovador para o nosso território e desde a primeira hora que Fortaleza manifestou essa vontade de assinar este acordo de geminação com Sines”, afirmou Nuno Mascarenhas.

AICEP

Portugal é «mercado teste» para a internacionalização de empresas brasileiras

O delegado da AICEP no Brasil defende que Portugal é a “opção natural” e um “mercado teste” para a internacionalização, cada vez mais desejada, dos empresários brasileiros, sobretudo para a Europa, refletindo-se num crescimento do investimento do país.

Ainda nos primeiros noves meses do ano, o investimento direto do país em Portugal voltou a crescer para 5,3 mil milhões de euros, um aumento de 10% face a igual período de 2022, segundo os últimos dados oficiais do Banco de Portugal disponibilizados pela AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Embaixadora da Costa do Marfim visita o Porto de Leixões

A Embaixadora da Costa do Marfim em Portugal, Senhora Annick Capet e o Senhor Cônsul Augusto Silveira, realizaram a 17 de janeiro uma visita institucional ao Porto de Leixões.

Recebidos pelo Presidente do Conselho de Administração da APDL, João Pedro Neves, esta visita visou estabelecer relações bilaterais entre o Porto de Leixões e os portos da Costa do Marfim, nomeadamente na cooperação ao nível da formação profissional.
 

Primeiro navio de cruzeiro mega-iate do Japão será encomendado e construído em Portugal

A expansão do mercado de navios de cruzeiro do Japão continua com a notícia de que um novo navio de cruzeiro megaiate foi encomendado. Tradicionalmente comercializado internamente para viajantes japoneses, a indústria de cruzeiros está vendo um novo crescimento no Japão, à medida que NYK e Mitsui OSK lançam novos investimentos, enquanto grandes operadores como a Peace Boat adicionam novos navios de cruzeiro.

MADEIRA, CANÁRIAS E CABO VERDE

Fundada Associação Internacional dos Portos das Ilhas Atlânticas

Madeira, Canárias e Cabo Verde fundaram, sexta-feira, a Associação Internacional dos Portos das Ilhas Atlânticas, com o objetivo de reforçar o mercado de cruzeiros, que conta atualmente com cerca de 3 milhões de passageiros entre estes arquipélagos.

Prefeitura de Santos visitou Sines

Uma delegação da prefeitura de Santos, município brasileiro localizado no litoral do estado de São Paulo, visitou Sines no dia 3 de outubro. Recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, os visitantes puderam tomar conhecimento sobre toda a realidade de Sines, portuária e industrial, assim como o seu caráter histórico e patrimonial, vocação turística e tradição gastronómica.

A visita contou ainda com as apresentações da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, pelo presidente da APS, José Luís Cacho, do Sines Tecnopolo, pelo diretor executivo, Tiago Santos e da aicep Global Parques, pelo vice-presidente Miguel Gama.

Rota Sines-Brasil reduz viagem até 22 dias de olhos postos no hidrogénio verde e Mercosul

O Porto de Sines iniciou uma rota directa para o nordeste do Brasil que reduz até 22 dias a distância dos continentes e ambiciona ser um percurso importante no hidrogénio verde brasileiro e no acordo comercial UE-Mercosul.

PORTO DE AVEIRO RECEBE VISITA DE COMITIVA DA CIDADE DE SANTOS, NO BRASIL

O Porto de Aveiro recebeu, dia 28, a visita de uma comitiva de Santos, liderada por Rogério Santos, Prefeito daquele município Brasileiro, que se fez acompanhar por Carlos Teixeira Filho, Presidente da Câmara Municipal, Adilson Júnior, Vereador Líder de Governo, e um conjunto de Diretores de Serviço de entidades Santistas.

Durante a visita, houve oportunidade de dar a conhecer o Porto de Aveiro, com destaque para as suas áreas de expansão, bem como ficar a conhecer um pouco mais daquela cidade portuária, localizada no Litoral Sul do Estado de São Paulo.

Portugal tem via aberta para ajudar México nos portos

As empresas portuguesas vão poder ajudar na gestão de portos e cargas no México, anunciou Andrés Manuel Lopez Obrador, presidente daquele país da América Central "Concordámos em estabelecer mil acordo. E as empresas portuguesas também participarão". afirmou, em conferência de imprensa, citado pela agência Bloomberg. "E uma empresa que será criada, um consórcio".

PORTUGAL

Porto de Sines reforça rede de cooperação no mercado africano

O Porto de Sines esteve presente no "Fórum Economia Azul Portugal-Senegal: Uma Parceria Duradoura", evento promovido pela Embaixada de Portugal em Dakar, AICEP Portugal Global e Ministério das Pescas e da Economia Marítima do Senegal (MPEM), no dia 14 de setembro, em Dakar.

Dada a consolidação das relações bilaterais entre Portugal e o Senegal em diversos setores da economia marítima e a valorização de oportunidades de investimento, este fórum teve como objetivo aprofundar a relação económica entre os dois países através da criação de uma economia marítima sustentável, inclusiva e resiliente.

Rangel Logistics aposta em África e no México

A Rangel fatura 250 milhões de euros, em nove mercados, e usa 390 mil m2 de área logística para servir 23 mil clientes. Nuno Rangel revela a estratégia de crescimento internacional do grupo de logística e transportes.

CCIP dá a conhecer o mercado senegalense

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) organiza o Meet-the-Market Senegal no dia 28 de setembro. O evento permite aos exportadores e investidores portugueses conhecerem as oportunidades de negócio neste país.

O Senegal apresenta-se como uma das democracias africanas mais estáveis, beneficiando também de um aumento da classe média e dos jovens adultos. Esta realidade traduz-se por uma intensificação da procura na habitação com acesso a água, no acesso a eletrodomésticos, produtos de cuidado doméstico, bem como no consumo nos supermercados. Naturalmente, o aumento da procura interna têm gerado um crescimento nas vendas de bens de consumo. Nomeadamente, no que concerne os produtos estrangeiros, produtos com particular atratividade.

Conheça o visto D2

Visto para quem quer empreender em Portugal

Há muitos tipos de vistos diferentes para a estadia em Portugal, dependendo da duração e dos planos de cada imigrante.

O Visto D2, conhecido como "visto de empreendedor" é o visto para quem pretende abrir seu próprio negócio em Portugal.

Exportações portuguesas para África cresceram 28% num ano e para os PALOP 45,8%

As exportações portuguesas para África cresceram 28% num ano, atingindo seis mil milhões de euros em 2022, o valor mais elevado dos últimos cinco anos, e aumentaram 45,8% para os países africanos lusófonos, revelou o presidente da AICEP.

Este valor das exportações de bens e serviços representa uma quota de 5% no total das exportações portuguesas, sendo a maioria para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), onde o crescimento foi ainda mais expressivo, relatou o responsável da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

CCIP: Missão empresarial à Nigéria

A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP) realiza uma Missão Empresarial à Nigéria, entre os dias 18 e 22 de setembro. A missão permite às empresas internacionalizar o seu negócio na África Subsariana.

O mercado nigeriano tem bastante relevo nos setores de máquinas e equipamentos para a indústria, automóvel (moldes e componentes), aeronáutico, dispositivos médicos, tecnologias, soluções de economia circular e proteção ambiental, alimentar e bebidas, fileiras casa e moda, entre outros.

ApexBrasil lança estudo Perfil País sobre Portugal

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) acaba de lançar uma nova edição do Perfil País, com foco em Portugal. O produto apresenta um panorama económico do país seleccionado, com análises sobre as oportunidades e os desafios de exportação e de investimentos desses mercados.

Portugal e Senegal reforçam cooperação na área da economia azul

Portugal e o Senegal vão cooperar mais nos sectores das pescas, portos e outras actividades ligadas ao mar, e na formação nas áreas do turismo e da diplomacia, avança o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Em declarações à imprensa em Dakar, onde decorreu a 3ª Comissão Mista Luso-Senegalesa, o ministro português dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e a sua homóloga do Senegal, Aïssata Tall Sall, referiram a assinatura de memorandos e acordos nestas áreas e a preparação de outros.

Jovens empresários de Fortaleza visitam o Porto de Sines

O Porto de Sines recebeu uma comitiva de jovens empresários de Fortaleza, liderada pelo Deputado Estadual do Ceará, Carmelo Leão Neto, numa promoção conjunta da aGP, APS e da plataforma Portuária, Industrial e Logística de Sines, com o intuito de conhecer esta infraestrutura portuária.

O Porto de Sines apresentou as potencialidades do mercado sul americano, em especial do Brasil, com quem já tem uma ligação semanal direta de carga contentorizada. Já no Ceará, o Porto e Complexo Industrial do Pecém assume a maior importância e tem muitas características semelhantes a Sines, nomeadamente pela interligação das envolventes portuária e industrial, bem como na tipologia de cargas movimentadas. Na retaguarda, dispõem de uma área de cerca de 17 mil hectares para atividades industriais.

Porto de Aveiro termina périplo pelos portos da Companhia das Docas do Estado da Bahia

O Porto de Aveiro terminou o périplo pelos portos da Companhia das Docas do Estado da Bahia, com a visita ao Porto de Aratu-Candeias.

Um trajeto com reuniões de trabalho com empresários da área da logística e visita ao SENAI CIMATEC, centro universitário dedicado à inovação e desenvolvimento tecnológico, marcam o fim desta passagem da equipa de Eduardo Feio pelo Brasil.

Nota positiva para participação do Porto de Setubal na Intermodal South America

O Porto de Setúbal participou, pela quarta vez, de 28 de fevereiro a 2 de março, na Intermodal South America, em São Paulo, Brasil, 27ª Edição, uma das mais importantes feiras mundiais dedicadas à logística, aos portos, à tecnologia associada ao transporte e às trocas comerciais, com a presença de mais 500 expositores brasileiros e internacionais.

Uma vez mais, a presença do Porto de Setúbal, no âmbito da APP – Associação dos Portos de Portugal e os restantes portos do continente, permitiu o estabelecimento de pontes de contacto entre a administração portuária e entidades interessadas em estabelecer ou reforçar negócios com Portugal através do Porto de Setúbal, quer no tráfego de mercadorias, quer na prestação de serviços.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)