Início > Museus

BRASIL

Porto do Recife inicia processo de curadoria para o museu que inaugura ainda este ano

O Porto do Recife recebeu os responsáveis pela elaboração da curadoria que contará a história do ancoradouro, no mais novo museu do Estado, o Museu do Porto do Recife. Nas mãos do historiador Sandro Vasconcelos, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), e do designer Josivan Rodrigues, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o inventário das centenas de peças abrigadas no Porto do Recife dá os seus primeiros passos, rumo às que serão escolhidas para retratar a importância do porto centenário, em Pernambuco, neste museu histórico.

MINDELO, CABO VERDE

Museu do Mar reabre as suas portas aos visitantes

A Réplica da Torre de Belém, no Mindelo, que acolhe o Museu do Mar, reabriu para os visitantes, dando a conhecer melhor a história de Cabo Verde ligada ao mar.

O ato foi presidido pelo Primeiro Ministro, Dr. Ulisses Correia e Silva, que realçou, durante o seu discurso que a Réplica da Torre de Belém “é muito mais do que um edifício, pois no seu interior detém também objetos que falam da história cabo-verdiana”.

BRASIL

A história e o desenvolvimento do Porto do Recife reunidos no mais novo museu do Estado

Foi assinada, no Palácio do Campo das Princesas, a Ordem de Serviço que autoriza a construção do “Museu do Porto do Recife”, espaço que contará sobre a importância do ancoradouro recifense para o desenvolvimento da cidade do Recife e do Estado, como também reunirá um acervo de peças históricas do trabalho portuário.

Serão cerca de 100 peças dispostas em um imóvel de 100 metros quadrados adjacente à Administração do Porto, no Bairro do Recife. O espaço foi escolhido em virtude da mobilidade e acesso independente, facilitando a visitação no futuro. A previsão é que em novembro o equipamento já esteja aberto ao público e agregando ao turismo do Estado.

MINDELO, CABO VERDE

Museu do Mar

O Museu do Mar é de tutela e gestão estatal, de âmbito disciplinar, e foi inaugurado a 16 de abril de 2014, no edifício da Réplica da Torre de Belém. A filosofia do museu tem como pano de fundo a importância que o Mar tem no país e para São Vicente, e celebra o mar enquanto elemento estruturante da cultura cabo-verdiana.

Pese embora o seu âmbito nacional, hoje, o museu guarda em sua custódia um conjunto de objetos maioritariamente recolhidos na ilha de São Vicente, que representam as profissões ligadas ao mar, a etnografia da ilha, representada pelo carnaval, a importância da ilha enquanto ponto de abastecimento de carvão mineral no século passado, bem como a importância dos mares de Cabo Verde no processo de estabelecimento dos cabos de ligação em fibra ótica entre os vários continentes.

INAUGURADO A 17.12.2015

Museu do Amanhã

Fantástica infraestrutura, com vários milhões de visitantes no seu histórico, é um museu de ciências aplicadas que explora as oportunidades e os desafios que a humanidade terá de enfrentar nas próximas décadas a partir das perspectivas da sustentabilidade e da convivência.
Celebramos mais um aniversário com a difusão desta newsletter temática.

MOÇAMBIQUE

Museu do CFM celebra 5 anos

O Museu do CFM celebrou recentemente cinco anos desde a sua inuguração. Incumbido de preservar o vasto legado do CFM, foi inaugurado a 11 de Junho de 2015 pelo Presidente da República e, desde então, tem recebido visitas de diversos estratos sociais, entre nacionais e estrangeiros, à semelhança da Estação Central de Maputo, uma das mais belas do Mundo.

FAFE, PORTUGAL

Museu das Migrações e das Comunidades

O Museu das Migrações e das Comunidades foi criado em 12 de Julho de 2001 por deliberação da Câmara Municipal de Fafe, como plataforma virtual, com a designação de Museu da Emigração e das Comunidades. Inscreve as suas finalidades na perspectiva do conhecimento dos movimentos migratórios e, em especial, da emigração portuguesa, detendo-se particularmente na emigração para o Brasil do século XIX e na emigração para os países europeus da segunda metade do século XX.

BRASIL

Museu do Porto de Santos ganha destaque em guia do Governo do Estado de São Paulo

O Museu do Porto de Santos foi incluído no Guia de Visitas – Museus da Baixada Santista, almanaque realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura, que divulga 27 museus instalados na Baixada Santista.

Criado em 1989, o Museu do Porto de Santos tem a finalidade de contar a história do maior porto da América Latina. O acervo conta com mais de 10 mil itens e registros de acontecimentos no porto organizado desde o início da Companhia Docas de Santos – CDS em 1890, até aos dias de hoje.

BRASIL

Museu do Amanhã | Porto Maravilha do Rio da Janeiro

Novo ícone da Região Portuária, o Museu do Amanhã explora possibilidades de construção do futuro. Erguido no Porto Maravilha e projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava sobre a Baía de Guanabara, foi inaugurado pela Prefeitura do Rio no dia 19 de dezembro de 2015. Âncora cultural do projeto de revitalização da Região Portuária, o museu é o símbolo mais eloquente do renascimento de uma área de cinco milhões de metros quadrados, parte da história do Rio e que enfrentava décadas de atraso e abandono.

Há um mundo antes e depois dos Descobrimentos. Venha conhecê-lo neste museu

Que os portugueses revolucionaram o mundo com os Descobrimentos, já toda a gente sabe. Mas há quanto tempo que não "mergulha" nesta parte tão interessante da história de Portugal? Há um museu que o permite fazer de forma lúdica e interativa. Embarque nesta visita pelo "World of Discoveries".

BRASIL

Museu do Porto de Belém

O início do resgate do acervo histórico do Porto de Belém aconteceu nos idos de 1982, quando o então Diretor-Presidente da CDP Cel. Raul da Silva Moreira lançou a primeira ideia para se criar um Museu no Porto de Belém.
Para isso foi organizada uma equipe formada pelos servidores Raul Ramos Moreira, Walter Lopes Moura e Marilene Monteiro da Rocha e com a colaboração do historiador Dantas de Feitosa e de todos os servidores da CDP iniciaram o trabalho de garimpagem de peças, onde muitas foram encontradas em sucatas no Porto e em Miramar. Em março de 1985, já com um acervo significativo e catalogado , foi inaugurado o Museu do Porto, instalado num velho galpão, próximo do Armazém 3, que foi totalmente recuperado.

BRASIL

Museu do Amanhã celebra raízes africanas da zona portuária do Rio

Às vésperas do anúncio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, será ou não classificado como Património Mundial, começou dia 24 uma programação para celebrar a raiz africana da região portuária. É o evento Vivências do Tempo – Matriz Africana.
Organizado pelo Museu do Amanhã, a meta é dar luz à candidatura e mostrar a importância da região na diáspora africana e preservação da memória e da cultura negra no país.

Rio de Janeiro ganha Museu Marítimo do Brasil

O Museu Marítimo do Brasil começa a tomar forma. A diretoria do Patrimônio Histórico e de Documentação da Marinha do Brasil lançou oficialmente o projeto do mais novo equipamento cultural do Rio de Janeiro, que será instalado no espaço atualmente ocupado pelo Centro Cultural da Marinha, vizinho ao Museu do Mar e do Museu do Amanhã. O novo museu será dedicado à história marítima brasileira, seu passado, presente e perspectivas futuras.

Museu sobre Mar do Sul da China será inaugurado em 2017

Um museu nacional sobre o Mar do Sul da China será inaugurado na província insular de Hainan, sul da China, em 2017. A construção do museu, localizado na vila de Tanmen, da cidade de Qionghai, está programada para terminar no final deste ano, e será aberto ao público durante o Fórum de Boao para a Ásia, na Primavera de 2017, disse um porta-voz do governo provincial.

Conheça o primeiro museu subaquático do Atlântico

Mais de 400 esculturas em tamanho real foram colocadas no fundo do mar da costa de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, Espanha. O Museo Atlantico é o primeiro do tipo no oceano que o baptiza.

Recém-aberto para mergulho, a fantástica colecção é a fase inicial do projeto criado pelo visionário escultor marinho, Jason deCaires Taylor, que usou a areia do fundo do mar como espaço para exibir as suas enigmáticas esculturas. As obras conversam sobre a existência do ser humano no mundo, sobre a nossa relação com a natureza e sobre o poder do mar e sua capacidade de regeneração.

Europa vai ter museu no fundo do mar

O "Museo Atlantico" será o primeiro museu subaquático da Europa e já começou a ser construído na costa de Lanzarote, no arquipélago das Canárias.

PORTO DO RIO GRANDE, BRASIL

Diretor-Superintendente participa de inauguração do Navio-Museu

O Diretor Superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco participou da cerimónia de inauguração do Navio-Museu que ocorreu no cais do Porto Velho. O Navio-Museu foi montado a partir da ex-corveta “Imperial Marinheiro” e passa a ser mais uma das atrações do Museu Náutico. A embarcação está atracada no cais do Porto Velho, no centro histórico de Rio Grande.

BRASIL

CODERN prestigia exposição no Museu do Porto de Natal

O Jornalista Aproniano César Fagundes Soares, Diretor e Idealizador do Museu do Porto de Natal, realizou a exposição “Marintec South América”, onde os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer relíquias da história do Porto de Natal, como lembranças do derrocamento da Pedra da Bicuda, as primeiras toneladas de trigo importadas para o Grande Moinho Potiguar, além de pedaços das primeiras toneladas de ferro que foram exportadas.

MUSEU DE PORTO SANTO

Casa Colombo

A "Casa Colombo" afirma-se como espaço de reconhecimento da posição estratégica do Porto Santo no contexto da expansão portuguesa. Propõe ainda áreas dedicadas à presença de Cristóvão Colombo no arquipélago da Madeira e à sua importância na preparação das grandes viagens, até ao descobrimento da América. Cristovão Colombo casara com a filha do primeiro Capitão Donatário do Porto Santo, Bartolomeu Perestrelo.

CAIS DO SERTÃO JÁ É O SEGUNDO MUSEU MAIS VISITADO DE PERNAMBUCO

Sob palmas

Uma ligação simbólica entre o Porto do Recife e a paisagem cultural do profundo interior nordestino tem sido promovida com sucesso pelo Cais do Sertão, que comemorou um ano de atividades neste mês de abril e já é o segundo museu mais visitado de Pernambuco (o primeiro é o Instituto Ricardo Brennand). Nos primeiros 12 meses, o espaço já recebeu mais de 110 mil visitantes e caminha para atingir uma média de público de 10 mil por mês.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012