Início > EDUCARE

BRASIL

Estudantes colombianos de Relações Internacionais visitam o Porto do Rio de Janeiro

O Porto do Rio de Janeiro recebeu a visita de 28 estudantes de Relações Internacionais da Universidad Santo Tomás - Seccional TUNJA, da Colômbia, na manhã de quinta-feira, dia 5. Os universitários colombianos foram acompanhados pelo Cônsul do Brasil em Bucaramanga, Jorge Alberto Zuluaga Villegas, que liderou a visita dos alunos da instituição ao porto pela terceira vez.

BRASIL

PROGRAMA DE ESTÁGIO DA CDC RECEBE PRÉMIO PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO

A Companhia Docas do Ceará foi reconhecida com o Prémio CIEE Melhores Programas de Estágio pelo segundo ano consecutivo. Este ano, a CDC foi segunda colocada na categoria Órgãos Públicos – Federais e do Judiciário 10 a 50 estagiários.

RIO DE JANEIRO | BRASIL

Guarda Portuária recebe treinamento operacional avançado para fortalecer a segurança nos portos

No período de 26 a 30 de junho, 15 integrantes da Guarda Portuária da PortosRio participaram no curso "Operação em Sistemas de Comando e Controle". O treino, realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), foi ministrado pelo tenente-coronel Luiz Freire, diretor do Centro Estadual de Gestão de Desastres (CESTGED) da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, bem como pelo coordenador da Comissão Estadual de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (CESPORTOS-RJ), Carlos Albuquerque.

CORNELDER MOÇAMBIQUE

Segurança Portuária

A Cornelder de Moçambique, representada pelo Departamento de Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional (ASSO), realizou um "Exercício de mesa", envolvendo vários intervenientes que operam no Porto da Beira com o principal objectivo de reforçar e consolidar o sistema de segurança.

O encontro centralizou−se na discussão sobre as exigências do Código Internacional de Protecção de Navios e Instalações Portuárias (CIPNIP).

BRASIL

ESTUDANTES VISITAM PORTOS RS

O Porto de Porto Alegre recebeu a visita de alunos brasileiros e uruguaios do Curso de Logística da cidade de Santana do Livramento. Os estudantes participaram na Transposul, que aconteceu no centro de eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). A atividade de campo, sob a coordenação do Prof. Silvio de Freitas Barboza, permitiu aos estudantes conhecer na prática os conceitos vistos em sala de aula.

APSS e IPM de Angola assinam protocolo de colaboração

A APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, SA, através da Academia Portuária de Setúbal (ACAPS), e o Instituto Portuário Marítimo (IPM), de Angola, assinaram um Protocolo de Colaboração para a promoção da formação de profissionais angolanos e portugueses na área portuária, tanto em Portugal como em Angola.

Serão desenvolvidos programas de formação nos portos de Setúbal e angolanos para profissionais, permitindo o intercâmbio de formandos, formadores, consultores e investigadores. Por outro lado, prevê-se a possibilidade de realização de conferências, seminários, workshops e de projetos de pesquisa, bem como, a realização de estágios e intercâmbios de formandos.

ENAPOR realiza III Semana Interna de Segurança e Saúde Ocupacional

A Semana Interna de Segurança e Saúde Ocupacional da ENAPOR, que já vai na terceira edição, arrancou dia 24 e decorre até o dia 28 de abril, abrangendo todas as estruturas da empresa, e acontece sob o lema “Garante o seu bem-estar: trabalhe em Segurança e viva com Saúde”.

Das atividades programadas constam a realização de palestras presenciais e virtuais sobre assuntos relacionados com a segurança e saúde no trabalho, simulacros de combate ao incêndio, de primeiros socorros à vítimas de acidentes, sessões de ginástica no trabalho e feiras de saúde.

BRASIL

Projecto desenvolvido por estudantes de engenharia da Unicap é testado no Porto do Recife

Quatro estudantes de Engenharia da Complexidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) estiveram no cais do Porto do Recife para colocar em funcionamento na água, pela primeira vez, uma embarcação movida a energia renovável e controlada remotamente. O projeto tem como função realizar a batimetria e o monitoramento ambiental em tempo real do Porto do Recife.

Acompanhados dos professores Fernando Nogueira - também coordenador do curso na Unicap - e Hilário de Lima Filho, e da equipe de Gestão Ambiental do Porto do Recife, os alunos puderam tirar as medidas dos canais presentes no cais para realizar ações preventivas e analisar a necessidade de dragagens futuras.

VITÓRIA, BRASIL

Estudantes alemães visitam o Cais de Capuaba

A CODESA recebeu recentemente um grupo de estudantes alemães, que fazem parte de um programa de intercâmbio em conjunto com a Universidade Vila Velha (UVV). Os intercambistas foram recebidos pela coordenadora de marketing e negócios Raquel Guimarães na sede, em Vitória.

O programa faz parte do curso de MBA em parceria com a UVV. Nesse ano cerca de 20 alunos que atuam nas áreas tecnológicas e empresas automobilísticas no continente europeu vieram ao Espírito Santo para participar de visitas técnicas no Porto de Vitória. O grupo esteve no Cais de Capuaba.

Navio-Escola «Brasil» visita Portugal durante viagem de instrução e abre a visitas

O Navio-Escola "Brasil" (NE Brasil) estará atracado no Porto de Lisboa, no período de 5 a 8 de setembro. A visita faz parte da 36ª Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (XXXVI VIGM).

​No dia 6 de setembro, no período das 14h00 às 18h00, o NE Brasil estará aberto a visitas ao público, no terminal de passageiros de Santa Apolónia. No dia 7 de setembro, às 11h30, será realizada uma cerimónia cívico-militar, a bordo do navio, alusiva à comemoração dos 200 anos de Independência do Brasil, com a presença de diversas autoridades brasileiras, portuguesas e estrangeiras.

UCCLA participou no Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul

Decorreu recentemente a 3.ª edição do Programa de Especialização e Liderança em Economia Azul (PLEA), programa de capacitação para a economia do mar sustentável, organizado pela Economia Azul - Centro de Competência e Desenvolvimento da Economia Azul/Economia do Mar Sustentável, no âmbito do projeto MetaMarfose. O programa decorreu em Lisboa e contou com a presença das técnicas Alda Moreira e Mariana Correia da UCCLA.

Ao longo de três dias foram percorridos vários territórios de conhecimento e de experiências em economia azul, num ambiente de partilha e de visão 360.º. Os participantes receberam um sistema operativo azul, fundamental para a identificação de desafios e de oportunidades, e para a concretização de iniciativas e suporte ao investimento.

VISITA DO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE QUELIMANE À ENIDH

Realizou-se recentemente a visita do Dr. Manuel Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Quelimane, Moçambique, à ENIDH, tendo em vista desenvolver a cooperação entre as instituições.

Deve notar-se que na cidade de Quelimane está instalada a Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira (Universidade Eduardo Mondlane - Escola Superior de Ciências Marinhas e Costeira (uem.mz)), pertencente à Universidade Eduardo Mondlane. Foram analisadas as possibilidades de incorporar alunos da cidade de Quelimane nos cursos da ENIDH, entre outras formas de colaboração futura.
A recepção terminou com a visita aos novos simuladores, que estão na fase final de instalação.

BRASIL

FENOP e ABTP assinam contrato de pós-graduação em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário

Em solenidade no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, a Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e a Federação Nacional das Operações Portuárias (FENOP) assinaram, em parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), contrato de apoio institucional ao curso de pós-graduação em Direito do Trabalho Marítimo e Portuário.

O curso de Direito do Trabalho é o primeiro do Brasil ligado à área portuária e terá coordenação composta pelos professores Dr. Guilherme Augusto Caputo Bastos e Dr. Sérgio Pinto Martins, ministros do Tribunal Superior do Trabalho, além do Desembargador Celso Ricardo Peel Furtado de Oliveira, professor e coordenador da área de pós-graduação em Direito da Unisanta.

Navio-escola Sagres navega rumo ao Brasil

O navio-escola Sagres largou no domingo, dia 24 de julho, da Base Naval de Lisboa, para iniciar uma nova missão ao Brasil. Durante esta viagem, que conta com cadetes da Escola Naval a realizar a viagem de instrução, o navio vai participar nas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil.

Com o objetivo de assinalar os 100 anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul, um feito alcançado pelos Comandantes Sacadura Cabral e Gago Coutinho, será realizada uma exposição a bordo, sempre que o NRP Sagres atracar nos portos.

BRASIL

Alunos de Engenharia Naval da UFPE aprimoram tecnologia portuária em parceria com o Porto do Recife

Seguindo com a parceria de pesquisa e desenvolvimento, o Porto do Recife recebeu alunos do curso de Engenharia Naval da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para uma visita técnica à faixa de cais do ancoradouro. A visita é fruto de um Projecto de Extensão Tecnológica (PET) da Universidade com o tema "Código Computacional para Cálculo das Forças Actuantes na Amarração de Navios e Defensas Portuárias''.

BRASIL

Companhia Docas do Ceará recebe prémio de referência em estágio

A Companhia Docas do Ceará (CDC) recebeu o prémio CIEE Melhores Programas de Estágio, além de um selo de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. O resultado foi divulgado em cerimónia online, onde a CDC ficou em 3.º lugar na categoria Órgãos Públicos – Federais e do Judiciário (de 10 a 50 estagiários). A gratificação foi concedida com base nos levantamentos anuais da companhia. Foram analisados o perfil dos estagiários, os gastos com a bolsa-auxílio e o impacto da pandemia causada pela Covid-19.

O prémio é iniciativa do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seccional São Paulo (ABRH-SP) e o Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), abrangendo organizações e instituições parceiras do CIEE de todo o Brasil. Para participar da premiação, é preciso estar inserido em duas das categorias: organizações públicas, privadas, de economia mista e entidades do terceiro sector.

CABO VERDE

Escola do Mar (EMAR) assina protocolo de cooperação com CV Interilhas

A Escola do Mar (EMAR) e a CV Interilhas assinaram um protocolo de cooperação que visa a colaboração mútua no domínio da formação técnica e profissional, execução de projectos, produção, divulgação e publicação de documentos técnicos e científicos com relevância para o sector marítimo.

O referido protocolo foi rubricado pelo Administrador Executivo da EMAR. Ivan Bettencourt, e pelo Presidente da CVI, Jorge Pimenta Maurício, na presença dos dirigentes das instituições tuteladas pelo Ministério do Mar e da Equipa da CVI.O ministro do Mar, Abraão Vicente, referiu que a EMAR está a cumprir a sua missão de intensificar a sua presença no mercado de formação cabo-verdiano e a respetiva interligação com o mercado de trabalho, asseverando que o foco primordial é a criação de empregos com melhor qualificação. Por sua vez, Jorge Maurício, destacou a importância da qualificação dos quadros nacionais e enfatizou que a questão deve ser vista como um fator de competitividade e segurança.

ANGOLA

PORTO DO LOBITO FORMA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Pelo menos 10 jovens de famílias em situação de vulnerabilidade beneficiam de uma acção de formação em serralharia e carpintaria, numa iniciativa do Conselho de Administração do Porto do Lobito.

Com duração de seis meses, o ciclo de formação visa capacitar os jovens para a sua inserção no mercado de emprego. Na abertura do ciclo de formação que teve ontem início, o administrador para a área Técnica, Infra-estruturas e segurança do Porto do Lobito, Joaquim Cristiano Sobrinho, afirmou que a acção formativa visa assinalar uma nova etapa na vida dos formandos, iniciativa que permite responder aos desafios do presente e do futuro.

Oficina para crianças «A minha praia» na Ilha de Moçambique

No âmbito do projecto “Solução Participada para Plásticos Marítimos” decorreu a oficina “A minha praia” na Escola Primária e Completa 25 de Junho, na Ilha de Moçambique, com o envolvimento de 37 participantes - crianças, professores, educadores ambientais e o diretor da escola.

A oficina envolveu um percurso de (re)conhecimento e valorização ambiental e a criação coletiva do livro “ver, ouvir, cheirar, tocar, sentir A MINHA PRAIA”. Porque (re)conhecer, amar, cuidar de um lugar é uma ação que começa com investigação, proximidade e maravilhamento.

ANGOLA

Navio «Baía Farta» suspende cruzeiro científico

O navio de investigação “Baía Farta” suspendeu, por tempo indeterminado, o seu programa de cruzeiro científico nas águas oceânicas nacionais, iniciado a 30 de Julho último, por razões técnicas, soube a ANGOP.

De acordo com a Secretária de Estado para as Pescas, Esperança da Costa, a medida visa, essencialmente, proceder à afinação/calibragem de equipamentos periféricos do navio angolano, que se encontra no país desde 2018, proveniente da Roménia.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012

Congresso Intercalar da APLOP - Rio de Janeiro - Março de 2012