Início > Desporto

CABO VERDE

Porto Grande acolhe a maior Regata do Mundo

Cabo Verde, mais concretamente a ilha de São Vicente, entrou no circuito da maior regata do mundo, e pela primeira vez um país da África Ocidental entra na rota do The Ocean Race.
Assim, o Porto Grande do Mindelo foi preparado para receber as embarcações e todos os eventos paralelos realizados em torno da passagem da regata. A abertura do Ocean Park Village aconteceu esta sexta-feira, dia 20, e foi presidida pelo Primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva.

IRINEU CAMACHO:

GLOBE 40: Cabo Verde assume-se cada vez mais como um service provider de excelência no corredor atlântico norte

A cidade do Mindelo acolhe, até 17 de julho, o primeiro Stop Over da Regata Globe40, que traz ao país velejadores de várias partes do globo, numa competição cujo percurso foge dos padrões tradicionais, combinando performance desportiva, aventura e sensibilização para proteção dos mares.

Cabo Verde, pela posição geoestratégica foi escolhida com uma das paragens desta Volta ao Mundo, sendo Mindelo o primeiro ponto de paragem, após largada da primeira offshore em solo africado, no dia 26 junho em Tanger, Marrocos.

ENAPOR recebe visita do pugilista cabo-verdiano Campeão Mundial de Boxe

O campeão mundial de boxe profissional em pesos médios, Demetrius Andrade, filho de pais cabo-verdianos residente nos EUA, visitou a sede da ENAPOR em São Vicente.

O jovem desportista foi recebido em visita de cortesia pelos Membros do Conselho da Administração, PCA Eng. Alcídio Lopes e Administradores Executivos Dra. Eugénia Soares e Eng. Ireneu Camacho.

CABO VERDE

Regata ARC+ faz escala no Mindelo com record de 100 embarcações

Na sua primeira passagem por Mindelo, em 2013, a Regata ARC+ trouxe 45 veleiros e este ano bate o recorde com 100 embarcações. A ARC+ é uma das maiores regatas do mundo e este ano fará a travessia do Atlântico até Santa Lucia, nas Caraíbas.

Mindelo receberá ainda, em Janeiro, a Regata 'Viking', com 25 embarcações e a ‘Rally des Iles du Soleil’, proveniente de França, com 23 veleiros, está desde o dia 08 de Novembro na Cidade do Mindelo.

Os Hawaianos mantêm-se ligados ao espírito do oceano

Havia templos dedicados ao surf, entidades do surf, concursos de surf com multidões de espectadores fazendo apostas nos resultados. A realeza usava enormes pranchas olo esculpidas em madeira de wiliwili ou árvore koa, e os seus súbditos costumavam surfar em pranchas alaia, mais pequenas e estreitas. Uma nova manobra poderia esvaziar uma aldeia durante dias.

CABO VERDE

Marina do Mindelo recebe este mês Regatas que atravessam o Atlântico

A Marina do Mindelo confirma a passagem de três Regatas pela ilha de São Vicente durante o mês de Novembro. A regata ARC+ vai chegar à ilha em meados de Novembro. É a 5ª vez que atravessa o Atlântico e é a terceira que faz escala em São Vicente. Já a regata RIDS vai passar pela Marina do Mindelo com 22 veleiros.

O futebol do Rio de Janeiro também nasceu no mar

O Clube de Regatas do Flamengo, provavelmente o clube com mais adeptos no mundo, nasceu no mar como a vida, tal como destacou o seu biógrafo Ruy Castro, no dia 17 de Novembro de 1895, nas águas sedosas da Baía da Guanabara.

PORTO DE MAPUTO, MOÇAMBIQUE

Quase duas toneladas de alimentos angariadas em evento desportivo da MPDC

A MPDC convidou os seus parceiros de negócio para um evento desportivo que decorreu no dia 9 de Dezembro, com o objectivo de angariar bens alimentares, roupas, brinquedos e material escolar para comunidades carenciadas de Maputo. O evento juntou mais de 400 participantes que contribuíram com quase duas toneladas de bens alimentares, sem contar com os outros bens doados.

Mundial de Futebol de 2022 terá Estádio feito de contentores

O Mundial de Futebol de 2022 terá, para além da atracção gerada pelos astros do desporto-rei, outro grande foco de interesse. Imagine uma improvável intersecção entre um duelo futebolístico e o transporte marítimo contentorizado – ora, nos quartos-de-final do Mundial do Qatar essa imaginação tornar-se-á realidade, tudo devido ao inovador Ras Abu Aboud Stadium.

CABO VERDE

Pesca desportiva: São Vicente na rota de um turismo de milhões

Cabo Verde é considerado pelos amantes da pesca desportiva como um dos melhores spots do mundo para a prática da modalidade. O triângulo São Vicente, Santo Antão e São Nicolau destaca-se na pesca do marlin, com exemplares que atingem várias centenas de quilos. Que potencial oferece São Vicente num segmento turístico com muito para oferecer?

BRASIL

Salvador será destino da regata internacional Transat Jacques Vabre 2017

Dez anos desde a última edição na Bahia, a Transat Jacques Vabre, maior regata transatlântica da mundo, terá Salvador como chegada na edição de 2017. A cidade brasileira disputava a candidatura para sediar o evento, que ocorre em novembro, com a colombiana Cartagena.

CAMPEONATO AFRICANO DE VELA

Moçambique termina no topo

MOÇAMBIQUE dominou o Campeonato Africano de Vela que teve o seu epílogo na Praia da Costa do Sol, ao conquistar o maior número de medalhas, num total de seis. Foram três de ouro e as restantes de prata (uma) e bronze (duas), num evento que juntou 75 velejadores também em representação da África do Sul, Angola, Seychelles, Argélia e Tunísia. A África do Sul foi, em termos de medalhas, o segundo melhor país com um ouro e duas pratas, seguida de Angola com um ouro e uma prata.

CABO VERDE

Portos apoiam Regata ARC

Os Portos de Cabo Verde apoiaram a realização da Regata ARC ( atlantic rallye for crussiers). Esta regata, que movimentou cerca de 70 embarcações com um total de 346 tripulantes e quinze crianças a bordo, esteve durante cinco dias na Ilha do Monte Cara.

PENICHE, PORTUGAL

Mundial de surf teve impacto económico superior a dez milhões

A etapa de Peniche do mundial de surf, que em outubro deu a vitória ao brasileiro Filipe Toledo, gerou lucros na economia estimados em 10,6 milhões de euros, segundo um estudo hoje apresentado naquela cidade. O impacto económico da prova foi avançado por João Paulo Jorge, que liderou a equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Leiria responsável pelo estudo económico.

Kelly Slater levou 10 anos a criar a onda artificial perfeita

Ano após ano, há milhares de surfistas a percorrer o mundo em busca das melhores ondas. Vivem literalmente ao sabor do vento, sujeitos à imprevisível ditadura das condições meteorológicas. Em breve, esse panorama pode alterar-se drasticamente. Tudo graças ao esforço do campeoníssimo Kelly Slater e da sua equipa, que se lançaram na árdua tarefa de criar uma piscina de ondas artificiais de "alta performance". Dez anos volvidos, parecem tê-lo conseguido.

Britânico conclui travessia do Pacífico a remo em 209 dias

O britânico John Beeden concluiu no dia 27 a travessia inédita sem escalas do oceano Pacífico, entre São Francisco, nos Estados Unidos, e Cairns, na Austrália, em 209 dias, informou uma estação televisiva local. Beeden, que, em 2011, cruzou o oceano Atlântico a remo, desde as ilhas Canárias até Barbados em 53 dias, chegou a solo australiano a bordo do 'Happy Socks', a sua embarcação a remo, encarnada e com seis metros de comprimento.

MSC Cruzeiros aposta forte em Angola e Moçambique

A MSC Cruzeiros pretende contribuir para o aumento do sector dos cruzeiros em Angola e Moçambique, considerando a possibilidade de apostar nos itinerários com saídas e chegadas a Luanda e Maputo nos próximos anos, pondo assim ao dispor dos passageiros africanos a sua distinta experiência de cruzeiro mediterrânica.

PORTUGAL

Pesquisador da Universidade de Coimbra produz síntese científica sobre ondas da Nazaré para surfista McNamara

O pesquisador Pedro Proença Cunha, do Departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), elaborou para o recordista mundial de surf, Garrett McNamara, uma síntese científica sobre a zona marinha da Nazaré e as suas ondas gigantes, informa a universidade portuguesa.
Durante uma visita à Universidade de Coimbra (UC), em outubro de 2014, McNamara confidenciou que gostaria de saber mais sobre as ondas que o celebrizaram e que projetaram a Nazaré para o mundo.

ANGOLA

Obras do clube náutico do Lobito em fase de conclusão

As obras de construção que decorrem no clube náutico do Lobito, província de Benguela, com vista a albergar o mundial de pesca desportiva, a realizar-se de 28 de Março a 4 de Abril, estão a 80 porcento concluídas, soube a Angop.

Velejador português faz travessia solitária entre Lisboa e Salvador

O velejador português Ricardo Diniz, de 37 anos, vai embarcar este mês numa viagem solitária para atravessar o oceano Atlântico em 45 dias, ligando Lisboa e Salvador. O percurso prevê escalas na Madeira e em Cabo Verde, e Ricardo Diniz espera, quando chegar ao Brasil, conseguir entregar uma bandeira de Portugal ao capitão da selecção lusa de futebol.

 Vídeo

Sobrevoando a Restinga e a cidade do Lobito (Angola)

 XIII Congresso da APLOP | Ireneu Camacho | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Eneida Gomes | ENAPOR – Portos de Cabo Verde

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Gonçalves | APDL

 XIII Congresso da APLOP | Ricardo Roque | A Marca APLOP – Novos Caminhos

 XIII Congresso da APLOP | António Santos | Estudo de Mercado dos Portos dos PALOP

 XIII Congresso da APLOP | Dinis Manuel Alves

 XIII Congresso da APLOP | Segundo período de debate

 XIII Congresso da APLOP | Debate

 XIII Congresso da APLOP | Apresentação do Painel 1

 Encerramento do XIII Congresso da APLOP

 XIII Congresso da APLOP | José Renato Ribas Fialho | ANTAQ

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Ireneu Camacho

 XIII Congresso da APLOP | José Luís Cacho

 XIII Congresso da APLOP | Massoxi Bernardo | Porto de Luanda

 XIII Congresso da APLOP | Francisco Martins | Porto de Suape

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Murillo Barbosa

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Abraão Vicente

 XIII Congresso da APLOP | Cerimónia de Abertura | Jucelino Cardoso

 XIII Congresso da APLOP | Belmar da Costa | Curso de Introdução ao Shipping

 XIII Congresso da APLOP | Joaquim Piedade | Zona Franca do Dande

 Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)

Constituição da APLOP - João Carvalho (IPTM) e José Luís Cacho (APP)