APLOP em foco

LISENDER BORGES NA CARGO VÍDEOS:

Projecto de reabilitação, expansão e modernização do porto do Lobito está praticamente acabado

O porto do Lobito marcou presença, através do seu diretor Lisender Borges, num dos painéis do VI Congresso dos Portos de Língua Portuguesa, que teve lugar na passada semana em Lisboa.

“O projeto de reabilitação, expansão e modernização do porto do Lobito está praticamente acabado”. Quem o garantiu foi o próprio Lisender Borges na sua intervenção, destacando, entre as obras, a reabilitação do porto do Lobito, a construção de um terminal de contentores e a extensão do terminal sul, a construção de um porto seco, a construção de uma ponte sobre o Mangul (que facilita o escoamento das mercadorias) ou a construção de um terminal de minério.

VEJA O VÍDEO COM A ENTREVISTA A LISENDER BORGES

Os objetivos deste desenvolvimento passam, segundo o responsável, pela “criação de um interface de transportes marítimos e rodo-ferroviários para o centro e sul de Angola mas também para os países vizinhos”, mas não só: “Criar capacidade para importar e exportar carga geral e contentorizada, criar condições para exportar minério e também para o transporte de petróleo bruto e óleo para a futura refinaria”.

Enaltecendo as vantagens do porto do Lobito, com destaque para a “excelente ligação ferroviária, através do caminho-de-ferro de Benguela, e as condições naturais excelentes, estando bem protegido e tendo boa profundidade”, Lisender Borges recordou que o caminho-de-ferro de Benguela também está a ser alvo, por parte do Governo, de obras de desenvolvimento, o que trará benefícios ao porto do Lobito: “Um dos principais objetivos passa pela ligação ao ramal ferroviário da África Austral que, pelo que estamos a ver, conseguiremos muito em breve”.

Por fim, entre os aspectos a melhorar, destacou as necessárias melhorias ao nível da infra-estrutura, tecnologia ao nível dos equipamentos, eficiência e eficácia, prestação de serviços e a importância de criar postos de trabalho.

“É importante também criar condições para a receção de mercadorias com destino aos países SADC, através da construção de portos secos e centros logísticos e através de uma ferrovia desenvolvida”, concluiu.

Em entrevista à CARGO Vídeos, Lisender Borges fez um balanço da atividade do porto do Lobito na atualidade, conduicionado pelas obras abordadas na sua intervenção, concedendo destaque ao papel de Portugal no âmbito da formação.

VEJA A PRIMEIRA GALERIA DE FOTOS DO VI CONGRESSO DA APLOP

Artigos relacionados