Moçambique

MOÇAMBIQUE

Governo aprova adesão ao código de conduta sobre repressão da pirataria

O governo de Moçambique determinou a adesão do país ao Código de Conduta de Djibouti, relativo a Repressão da Pirataria e Assaltos à Mão Armada Contra Navios no Ocidente do Oceano Índico e no Golfo de Éden.

Este código facilita a partilha de informação entre os países que vivem nesta região e também todas as acções de repressão contra a pirataria marítima.

A resolução que determina a adesão de Moçambique a este Código de Conduta foi aprovada durante a 19ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, que teve lugar, em Maputo.

Falando à imprensa, o porta-voz desta sessão, Abdul Razak, que e’ também desempenha as funcoes de Vice-Ministro dos Recursos Minerais, explicou que a adesão de Moçambique ao referido Código é importante porque o país é signatário de convenções internacionais que garantem a segurança marítima e a salvaguarda da vida humana no mar.

“A nossa adesão a esta conduta vai permitir que Moçambique tenha apoio que na partilha de informação entre os países da região quer no acesso aos fundos para a formação técnica nesta área, para a aquisição de equipamento e para o combate a pirataria”, disse Razak.

fonte

Artigos relacionados