Moçambique, África do sul e Tanzânia reforçam fiscalização e combate à pirataria marítima
Os governos moçambicano, sul-africano e tanzaniano assinaram esta terça-feira um memorando de entendimento tripartido no quadro dos esforços conjuntos, para o incremento da segurança marítima no Canal de Moçambique e nos espaços marítimos dos países envolvidos.
Assim, o ministro da Defesa nacional de Moçambique, Filipe Nyusi, encontra-se na capital tanzaniana, Dar-es-Salaam, com seus homólogos da África do Sul e da Tanzania, respectivamente, Lindwi N Sisulu e Hussein Mwinyi, para encontrarem soluções comuns para o problema da pirataria marítima.
O referido documento visa, fundamentalmente, coordenar e reforçar acções de fiscalização, controlo e combate de todo o tipo de actividades ilícitas no espaço marítimo de Moçambique, África do Sul e Tanzania.
Segundo as autoridades moçambicanas, esta acção tem em vista promover a paz, estabilidade e bem-estar entre os respectivos povos, bem como a integridade territorial.
No ano passado, especialistas internacionais anunciaram que está cada vez mais a intensificar-se o risco de ocorrência de sequestros de embarcações na costa do índico, devido à falta de segurança dos países da costa.
Data: 2012-02-08