Ataques piratas caíram 80% no último trimestre de 2011
Os ataques de piratas somalis decresceram cerca de 80% nos últimos três meses de 2011, em razão, especialmente, das acções desencadeadas por parte das forças navais deslocadas na região.
Dos 31 navios atacados pelos piratas no último trimestre de 2011 apenas quatro caíram nas suas mãos, lê-se num relatório da organização inglesa International Maritime Bureau (IMB) .Um ano antes tinham atacado 90 navios, tendo conseguido ser bem sucedidos em 19 casos. Os ataques em todo o mundo caíram pela primeira vez em cinco anos em 2011, graças à intervenção das forças navais, refere a dita organização.
Nesse período foram abordados pelo menos 20 grupos de alegados piratas através de ataques preventivos, refere o IMB. As monções anuais também estão a afetar o número e a taxa de sucesso dos ataques. O registo de incidentes na costa da Somália, o mar mais pirateado do mundo, têm perturbado o comércio mundial ao atacarem cargueiros que usam o Canal de Suez como rota preferencial para o transporte de commodities, petróleo e produtos manufaturados entre a Ásia e a Europa.
"O papel das forças navais é fundamental para os esforços anti-pirataria nesta área", reconhece Pottengal Mukundan, diretor IMB, acrescentando que melhores práticas de gestão e da utilização de guardas armados também ajudaram a reduzir o número de ataques bem sucedidos.
Um total de 439 tentativas foram registrados no ano passado em todo o mundo, em comparação com 445 em 2010, enquanto os piratas tomaram como reféns 802 tripulantes no ano passado em comparação com 1.181 do ano anterior.
Data: 2012-02-12