APLOP em foco

POR LUÍS SOUSA

VI Congresso da APLOP - Um positivo «efeito chicote» na Economia do espaço CPLP

Criada em maio de 2011, a Associação dos Portos de Países de Língua Oficial Portuguesa, deu início a uma “onda” que notoriamente tem vindo a ser “amplificada”, como mais uma vez ficou demonstrado no seu VI Congresso, através do qual ficou bem vincado que a língua e o mar dos países do espaço CPLP constituem meios de comunicação e cooperação de excelência.

Se o nível dos palestrantes e das suas comunicações e a autoridade dos moderadores face aos temas propostos a discussão, já permitia reconhecer antecipadamente a relevância do evento, a qualidade da organização e um auditório permanentemente lotado, conferiram as mais otimistas previsões.

Tendo como ponto de partida de reflexão os Portos e a Economia do Mar do Espaço CPLP, no final constata-se que essa setorização não existe. Já não é produtivo pensar em Portos sem pensar em todo o restante sistema de transportes, tal como este não pode ser corretamente planeado sem ter em conta as cadeias logísticas que serve.

Hoje em dia a economia só faz sentido se tratada de forma holística, o que representa um importante desafio aos países costeiros: colocar de forma sustentada o seu mar ao serviço da sua economia.

Em destaque final ficam as “boas notícias” deixadas por Belmar da Costa, relativas setor do turismo de cruzeiro em Portugal, a asserção de Daniel Santos da realidade lusófona como um excelente “facilitador de negócios” e a alusão de António Ayres dos Santos Júnior à questão da harmonização da legislação referente ao negócio portuário e dos transportes marítimos, afirmando ser desejável efetuar uma “lipoaspiração” nesta área, tornando-a mais adequada e simples de cumprir.
 

Artigos relacionados