MOÇAMBIQUE
Corredor de Nacala recebe dez novas locomotivas
O corredor de Nacala, em Moçambique, recebeu as primeiras locomotivas de um total de 93 que serão usadas no corredor para a exportação de carvão para diversos países.
Estas novas locomotivas têm, aproximadamente, 172 toneladas, 23 metros de comprimento, 4.8 metros de altura e 4.000 cv de potência. Quando começarem a ser operacionalizadas, cada comboio será composto por quatro locomotivas e 120 vagões.
A chegada das primeiras locomotivas é um marco importante para o Corredor Logístico Integrado do Norte - CLN, tanto pela tecnologia e estrutura moderna que apresentam assim, como pela possibilidade de formação antecipada das equipas de operação e manutenção, referiu o presidente do Conselho de Administração da empresa, Alfredo Santana.
Fazem parte também o investimento da CLN, a instalação de torres de transmissão, que irão permitir melhorar a comunicação ao longo da linha férrea, permitindo ao centro operacional controlar eficientemente os comboios que nela circulam. Este investimento ronda os 84 milhões de dólares norte-americanos, cerca de 62 milhões de euros.
Data: 2014-08-05