ANGOLA
Porto do Lobito recebe 1247 milhões de dólares em investimentos
O porto seco, o terminal de contentores e o terminal de minérios do porto do Lobito, província de Benguela, com um custo estimado em 1247 milhões de dólares, foram inaugurados pelo presidente de Angola.
O terminal de contentores tem uma extensão de 414 metros, o de minérios dispõe de um cais com 310 metros e o porto seco está directamente ligado, por estrada e a via férrea, ao porto do Lobito e ao Caminho-de-Ferro de Benguela, dispondo de uma área de 90 mil metros quadrados.
O terminal de contentores custou 673 milhões de dólares, o de minérios 522 milhões de dólares e o porto seco 32 milhões de dólares, englobando a verba total a aquisição de um rebocador multifuncional (16 milhões de dólares) e de uma lancha rápida (4 milhões de dólares).
Estas inaugurações foram feitas no âmbito da reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros, presidida quinta-feira, naquela cidade da província de Benguela, no litoral centro de Angola, pelo Presidente de Angola.
A articulação entre o transporte marítimo, na cidade portuária de Lobito, e a linha férrea de Benguela, até à fronteira (província do Moxico), assenta na aposta angolana em captar a exportação de produtos não só do interior do país mas também de outros da sub-região austral do continente africano, como a Zâmbia e a República Democrática do Congo.
Data: 2014-08-31