MOÇAMBIQUE
Iniciadas as obras de construção da Base Logística do Porto de Pemba
A primeira fase da construção da Base Logística do Porto de Pemba, na província de Cabo Delgado, teve início com a cerimónia de lançamento da primeira pedra, informou a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos em comunicado citado pelo jornal Notícias, de Maputo.
Esta obra, que será executada pela “ENH Integrated Logistics Services” (ENHILS), empresa subcontratada pela Portos de Cabo Delgado (PCD), deverá estar concluída até ao segundo semestre de 2016.
As obras desta fase estão orçadas em 150 milhões de dólares e incluem a construção da base logística e das instalações para a produção e montagem de equipamento submarino usado na indústria de exploração de hidrocarbonetos.
A ENHILS, que irá construir, operar e gerir a Base Logística do Porto de Pemba, é uma sociedade constituída pela ENH Logistics, (ENHL), com 51%, e pela Orlean Invest, da Nigéria, com 49%, contando com a parceria técnica da Sonangol Integrated Logistic Services (Sonils).
A empresa Portos de Cabo Delgado (PCD), constituída pelas estatais ENH e Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), é a entidade que detêm o direito de gestão do porto, terminais de logística e beira-mar de Palma e Pemba.
Data: 2014-08-31