China vai reabilitar porto de pesca da Beira, em Moçambique
Os governos de Moçambique e da China assinaram, em Maputo, um acordo para o financiamento do projeto de reabilitação do Porto de Pesca da Beira, na região centro do país.
O acordo foi rubricado pelo ministro das Finanças, Manuel Chang (na foto), e pelo embaixador da China em Moçambique, Li Chanhua. O mesmo representa um passo importante para o acordo de crédito concessional que será rubricado entre o governo moçambicano e o Eximbank da China, no valor de 120 milhões de dólares.
"Este acordo enquadra-se no âmbito dos projectos prioritários do governo moçambicano submetidos ao governo chines para financiamento no período de 2013-2015", disse Manuel Chang, falando na cerimonia.
Chang disse que a reabilitação do Porto de Pesca da Beira vai estimular a economia da zona centro do país, especialmente da província de Sofala, tendo em conta que este porto passará a manusear uma produção anual de produtos pesqueiros na ordem de 70,000 toneladas .
"Também vai criar novos postos de trabalho e aumentar a capacidade de meios de refrigeração e armazenamento, bem como de manuseamento de pescado", acrescentou.
Por seu turno o embaixador da China, Li Chanhua , disse que este memorando abre boas perspectivas para a reabilitação do Porto de Pesca de Beira e promoção de desenvolvimento da economia da região central do país.
"Esperamos que as duas partes acelerem os trabalhos de preparação para executar o mais rápido possível as obras de ampliação deste porto de pesca", disse o diplomata chinês.
Data: 2014-10-05