CABO VERDE
Missão ao Luxemburgo para atrair investidores no cluster do mar
Uma missão empresarial cabo-verdiana desloca-se de 19 a 26 de Outubro a Luxemburgo, com o propósito de potenciar contactos e atrair investidores luxemburgueses na área do “Cluster do Mar” em Cabo Verde.
Em declarações à Inforpress, o gestor do Gabinete de Promoção Empresarial da Câmara de Comércio de Barlavento/Agremiação Empresarial (CCB/AE), Gil Costa, explicou que esta visita tem como objetivo “potenciar contactos bilaterais que possam traduzir em projetos concretos de cooperação empresarial, técnica e institucional para o sector marítimo-portuário no país.
Esta deslocação promovida em parceria com o Núcleo Operacional do Cluster do Mar (NOCMAR) enquadra-se no âmbito das relações de cooperação entre Cabo Verde e Luxemburgo que tem “aportado ao país importantes dinâmicas de desenvolvimento e ganhos substanciais de competitividade em diversas áreas”, afirmou Gil Costa.
Segundo Gil Costa, várias são as iniciativas que vêm sendo potenciadas no sentido de se aproveitar a experiência luxemburguesa na promoção e desenvolvimento de negócios, nomeadamente no sector marítimo-portuário.
A gestão portuária, serviços logísticos, transporte marítimo, shipping, reparação naval, turismo de cruzeiro, bunkering e pesca, são as áreas privilegiadas, numa “estratégia de acelerar a dinamização do cluster do mar” em Cabo Verde, sublinhou o gestor.
Durante a missão serão realizadas várias actividades, nomeadamente fórum de apresentação do sector marítimo-portuário e projectos específicos aos potenciais investidores luxemburgueses, encontros empresariais “Business to Business” (B2B), previamente agendados, e visitas temáticas.
A missão empresarial é destinada aos empresários e profissionais ligados a gestão portuária, serviços logísticos, transporte, reparação naval, turismo de cruzeiro, pesca entre outras áreas do "Cluster do Mar", um plano de acção, a curto e médio prazos, para o desenvolvimento do sector.
Data: 2014-10-05