MOÇAMBIQUE
Carga movimentada no Porto da Beira deve crescer 15%
No final deste ano, a carga movimentada no porto moçambicano da Beira deverá registar um crescimento de 15%, adiantou o administrador-delegado da Cornelder de Moçambique, a sociedade gestora do porto.
A previsão de crescimento relativa a 2013 era de 17%, quando comparada com 2012, mas a ocorrência de alguns problemas, que viriam a ser ultrapassados com a entrada em funcionamento da Janela Única Electrónica, impediram que isso acontecesse, de acordo com o matutino Notícias, de Maputo.
Carlos Mesquita disse que o porto processou no ano passado 184 mil contentores contra 210 mil previstos e 6,6 milhões de toneladas de carga geral, dos quais quatro milhões de toneladas de carvão mineral extraído em Moatize, província de Tete.
O administrador-delegado da Cornelder de Moçambique disse ainda que foi possível alcançar os números registados em 2012 devido à entrada em funcionamento, em Março, de dois novos pórticos para contentores.
“Com esses dois pórticos e os dois anteriormente em funcionamento foi possível aumentar o número de contentores de 12 para 29 por hora e reduzir o tempo de permanência dos navios de seis para dois dias”, disse ainda Carlos Mesquita.
Data: 2014-11-09