Angola investe 500 milhões de dólares em material ferroviário
Júlio Joaquim (na foto), diretor geral do Instituto Nacional de Caminhos de Ferro de Angola, afirmou que a aquisição de 100 novas locomotivas, de carruagens de passageiros e demais material circulante deverá custar cerca de 500 milhões de dólares.
As declarações foram feitas na ExpoTrans/2014, onde o responsável disse ainda existirem em carteira diversos projetos para a província de Luanda, nomeadamente a duplicação da linha ferroviária, que visa garantir maior mobilidade de pessoas e bens e favorecer o fomento económico do país.
“A construção da linha que vai ligar Baía ao novo aeroporto internacional no município de Viana, de passagens superiores e a transposição da estrada nacional Luanda/Malange vai proporcionar grandes benefícios no escoamento de pessoas e bens”, disse aquele responsável, citado pela agência noticiosa Angop.
Fora de Luanda há ainda diversos projectos em apreciação no Ministério dos Transportes, como a construção da linha do Norte, cujos estudos quando concluídos vão permitir a ligação da província do Uíge/Zaire, que permitirá mais tarde ligar o enclave de Cabinda ao resto do país.
A 4ª edição da Feira Internacional dos Transportes e Logística (Expotrans) aberta quinta-feira, em Luanda, encerrou, domingo, tendo contado com a participação de uma centena de empresas de Angola, Suécia, Espanha, Portugal, Brasil, Zimbabué, Países Baixos, China, Japão, Alemanha, África do Sul, Nigéria e Senegal.
fonte
Data: 2014-11-26