Universidade de Aveiro cria isco para a pesca de atum em Cabo Verde
Sistema da Universidade de Aveiro em Cabo Verde cria isco para a pesca de atum se tornar autónoma em termos de isco vivo para a pesca de atum.
A Universidade tem mantido a cooperação com Cabo Verde de forma continuada, tendo recebido recentemente a visita de uma comitiva presidida pelo Primeiro-ministro daquele país.
Os novos projectos de cooperação em que a UA está envolvida foram referidos pelo reitor durante a apresentação do “Roteiro do Mar”, sessão que foi presidida pela ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas.
A UA coordena os projectos europeus “Lagoons”, o “Nanomar” e o “Marpro” e é promotora do ECOMARE, uma estrutura em construção junto ao Porto de Aveiro e destinada a “promover actividades de investigação e desenvolvimento que sustentem a inovação em actividades ligadas à economia do mar”.
O reitor da Universidade de Aveiro (UA), Manuel Assunção, anunciou que a UA está a cooperar com Cabo Verde para tornar a Ilha de S. Vicente autónoma em isco vivo para a pesca de atum.
Segundo o reitor, a cooperação da UA está em vias de ser reforçada através de um projecto estratégico, no âmbito da aquacultura, e de uma outra iniciativa para instalar uma maternidade de tilápias em paralelo com um sistema de aquoponia.
Este último, que consiste no processo combinado de criação de peixes e plantas, irá permitir à Ilha de São Vicente torManuel Assunção, reitor da Universidade de Aveiro.
Data: 2015-03-07