Brasil e Portugal reforçam cooperação no sector portuário
O ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República do Brasil, Edinho Araújo, assinou esta semana em Lisboa um termo de cooperação na área de portos marítimos e logística com a secretaria de Estado dos Transportes do Governo português.
O ato aconteceu durante a missão oficial que o governo brasileiro promoveu a Portugal e Espanha, chefiada pelo vice-presidente da República, Michel Temer. A delegação brasileira teve encontros com os principais líderes dos dois países, além de encontros de negócios com investidores e fóruns empresariais.
O memorando que o ministro Edinho Araújo assinou em Portugal tem como principal objetivo buscar a simplificação de procedimentos portuários de despacho de navios, a fim de reduzir tempo e custo, tentando assim facilitar os investimentos brasileiros e portugueses no setor portuário.
Edinho Araújo explicou que o termo de cooperação assinado com o ministro da Economia de Portugal, António Pires de Lima, "visa estreitar a cooperação entre portos brasileiros e portugueses na troca de experiências e informações relacionadas aos projetos portuários e de logística desenvolvidos pelos dois países".
O ministro da Secretaria de Portos disse ainda que "Brasil e Portugal têm desenvolvido projetos bastante semelhantes nas áreas portuárias e de logística e a utilização do mesmo idioma possibilita uma cooperação mais intensa e direta entre as áreas técnicas e sistemas utilizados".
O termo de cooperação assinado em Portugal relaciona diversos temas possíveis de cooperação que deverá ocorrer na forma de intercâmbio de experiências, especialização e conhecimentos técnicos, capacitação, projetos conjuntos e facilitação da cooperação entre empresas e organizações dos dois países.
Data: 2015-04-25