ANGOLA
Multinacional instala na Baía de Luanda infraestrutura de amarração para petroleiros
A Pumangol, subsidiária da Puma Energy, anunciou a conclusão da instalação e testes, na baía de Luanda, na capital angolana, de um sistema convencional de bóias de amarração de navios (CBM).
O CBM é actualmente um dos maiores sistemas do género no mundo e funcionará como um ponto para a atracagem de petroleiros de pequeno e grande porte, para descarga e carregamento de produtos petrolíferos.
O novo CBM está localizado na Baía de Luanda, próximo às instalações da Pumangol no Porto Pesqueiro, actualmente em fase de ampliação, para o aumento da sua capacidade de armazenamento.
Foi instalado segundo os padrões internacionais do Fórum Marítimo Internacional das Companhias de Petróleo (Oil Companies International Marine Forum, OCIMF) e terá capacidade de receber navios até 225.000 DWT de porte e com uma restrição de calado de 19,3 m.
Está equipado com duas linhas submarinas, preparadas para a trasfega bidireccional de produto, a um caudal de 4000 m3 por hora, por linha. O sistema tem oito bóias, instaladas em duas linhas, equipadas com meios de sinalização marítima de modo a garantir manobras de aproximação, atracagem, descarga e carregamento de navios.
Atualmente, a Pumangol - parceira da estatal angolana Sonangol - tem quatro áreas de negócio, nomeadamente a Pumangol Retalho, que opera as bombas de combustível, a Pumangol Industrial, que vende combustível às indústrias, a Pumangol Bunkering, que abastece combustível aos navios, e a Angobetumes, que armazena e distribui betume.
Data: 2015-04-25