Angola pretende aderir à Zona de Comércio Livre da SADC em 2017
Angola pretende aderir à Zona de Comércio Livre da Comunidade da África Austral (SADC) em 2017, disse a ministra do Comércio, Rosa Pacavira (na foto), em Harare, por oacsião da Cimeira Extraordinária da SADC, que tem lugar nesta quarta-feira, sob o lema "Uma estratégia regional para os caminhos da industrialização".
Rosa Pacavira explicou que Angola se encontra ainda na fase de roteiro da adesão a essa zona por diversos factores relacionadas com as quotas tarifárias e alguns ajustes necessários.
A primeira fase da Zona de Comércio Livre não está concluída, a qual previa acordos em termos de bens e mercadorias, contudo alguns países estão com relativo atraso facto que implica a sua conclusão em primeira instancia.
De acordo com Rosa Pacavira, o Conselho de Ministros da SADC realizado segunda-feira decidiu dar por concluída a primeira fase de criação da Zona de Comércio Livre com a assinatura de acordos de livre circulação de bens e serviços, enquanto que para a segunda fase avançam os países já preparados para prosseguir com o plano de integração como é o caso da África do Sul e o Botswana.
Angola está a trabalhar ainda na primeira fase do acordo de comércio tripartido, certificado de origem e ofertas tarifárias.
Data: 2015-05-04