Carlitos Fortes já é PCA da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) de Cabo Verde
O economista Carlitos Fortes já iniciou funções enquanto líder da Empresa Nacional de Administração dos Portos de Cabo Verde, Enapor, sucedendo a Franklin Spencer na gestão da empresa pública.
“Ainda estou a inteirar-me dos projetos que estão em cima da mesa e a analisar a situação da empresa, nomeadamente a nível económico-financeiro. Para mim é um regresso à casa, agora com outras responsabilidades sobre os ombros”, diz Carlitos Fortes, que já foi quadro da Enapor e que agora recebe a empresa com os olhos postos em dois grandes cenários: o Cluster do Mar, apresentado pelo Governo como uma das principais alavancas da economia marítima, e a privatização das operações portuárias, que pode acontecer ainda este ano.
Para além disso, terá o desafio de concretizar dois dos grandes projetos da empresa: o terminal de cruzeiros do Porto Grande e o Porto de Águas Profundas, já lançados pela anterior administração.
Conhecido por ser um dos gestores que mais acreditou no Cluster do Mar, é provável que Fortes venha a seguir o caminho de Spencer e usar a Enapor como ponta-de-lança nesse projeto, que tem a cidade do Mindelo como epicentro. “É evidente que a Enapor não pode ser um mero observador do cluster, que é um dos grandes projetos do sector marítimo-portuário e que pode provocar uma reconfiguração e redinamização da economia cabo-verdiana. A Enapor tem de ser uma parceira ativa”, defende Carlitos Fortes, que pretende imprimir o seu estilo de gestão na empresa, mas sem provocar grandes ruturas internas.
A segurança das operações portuárias é outra área em que a Enapor vai intensificar a sua intervenção, anuncia o novo gestor. Isto, tendo em conta os acidentes marítimos ocorridos recentemente em Cabo Verde e que, na perspetiva de Fortes, são ocorrências que exigem o esforço de todos os organismos ligados ao setor. “O transporte marítimo não é da nossa responsabilidade, mas, face às situações registadas, vamos reforçar as medidas de segurança no tráfego de cabotagem”, adianta o novo PCA da Enapor.
O Conselho de Administração da empresa é formado ainda pelos administradores Osvaldo Lopes e Luís Silva. Quanto a Jorge Maurício, continua como diretor do Porto Grande do Mindelo.
Refira-se que Carlitos Fortes é gestor empresarial de carreira, tendo passado pela Moave e a Enacol, entre muitas outras sociedades. Com a sua entrada formal para a Enapor, o engenheiro Franklin Spencer passa a ocupar-se exclusivamente do Núcleo Operacional do Cluster do Mar. Até aqui Spencer acumulava as suas funções à frente da Enapor com as de coordenador do Cluster do Mar.
Data: 2015-05-27