Empresários querem que UA abra negociações sobre zona de livre comércio em África
O sector privado em África exortou a União Africana (UA) a lançar oficialmente negociações para a criação da Zona Continental de Comércio Livre (ZCL), que deve baixar os obstáculos ao comércio.
Depois de acolher altos responsáveis de diversos organismos comerciais em África, a Câmara de Comércio Pan-africano defendeu a necessidade da rápida abertura de uma plataforma oficial de consultas.
A Câmara de Comércio e a Comissão da União Africana reuniram os atores do setor privado africano nas Seicheles para discutir sobre o roteiro para a ZCL continental destinada a ajudar a acelerar o comércio transfronteiriço no seio dos países africanos.
Durante o engajamento da Comissão da UA com o setor privado no processo de negociação da ZCL, o setor privado propôs a formação dum Conselho de Assuntos Africanos para desempenhar um papel importante na conceção das políticas comerciais que exigem a atenção dos países que se vão juntar à Zona de Comércio Livre.
Estas compreendem a regulamentação dos vistos e as questões de migração que entravam o comércio em África.
Treasure Thembisile Maphanga, diretor do departamento do Comércio e Indústria da Comissão da UA, declarou que, para que África duplique os seus volumes de trocas intracontinentais, o lançamento do diálogo para a criação da ZCL em 2017 é uma "necessidade absoluta".
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2015-11-20