Contentores inteligentes
Os contentores inteligentes estão cada vez mais na ordem do dia e vários são os fatores que levam a isso. Um contentor diz-se inteligente quando tem associado um dispositivo eletrónico que remotamente consegue informar os seus gestores do seu estado de funcionamento/operação.
AS UNIDADES DE TRANSPORTE como os contentores, vagões ou semirreboques, até há poucos anos, não forneciam qualquer informação sobre o seu estado. No entanto, esta situação tem vindo a mudar. Ao nível dos semirreboques, quando estes estão acoplados sempre ao mesmo trator/camião essa informação já é obtida através dos sistemas de gestão de frotas. Para os contentores e vagões, os desafios tecnológicos para os tornar inteligentes são mais complexos.
Um contentor diz-se inteligente quando tem associado um dispositivo eletrónico que remotamente consegue informar os seus gestores do seu estado de funcionamento/operação, como: localização, movimento/parado, porta aberta/fechada, temperatura, ligado/desligado (em contentores frigoríficos), etc. Para isso, além de um recetor de geoposionamento e um módulo de comunicações, possui vários sensores, tornando-os assim em contentores “inteligentes”. A Figura 1 apresenta o diagrama de blocos típico de um destes dispositivos. Em seguida são descritos, em termos tecnológicos, o estado da arte de cada um dos blocos, o que se prevê para o futuro e quais as vantagens para a operação logística.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2016-04-23