Segurança marítimo-portuária é área de cooperação entre Angola e Cabo Verde
Os dois países africanos vão cooperar em termos técnicos no domínio da segurança marítima e portuária, na sequência de um protocolo assinado em Luanda entre o Instituto Marítimo e Portuário de Cabo Verde e a Agência Marítima e Portuária de Angola.
O protocolo prevê a deslocação de especialistas cabo-verdianos a Angola, para ministrarem cursos, bem como a ida de angolanos àquele país africano, para receberem formação em matéria de segurança marítima, portuária e navegação, entre outros.
A Agência Marítima e Portuária de Cabo Verde e o Departamento de Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde vão, no quadro do protocolo, formar e certificar os marinheiros angolanos, incluindo oficiais da Marinha Mercante angolana.
A parte cabo-verdiana compromete-se ainda a garantir assistência jurídica, técnica e profissional aos funcionários angolanos da marinha e portos, bem como a desenvolver esforços para apoiar a administração da Marinha angolana, no processo que visa a integração de Angola na “Lista Branca” da Organização Internacional Marítima (IMO).
As duas partes decidiram ainda criar uma Comissão Técnica Bilateral, para programar, coordenar e garantir a sustentabilidade do presente protocolo.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2016-08-26