A CONVITE DA MINISTRA DO MAR
Ministro do Equipamento, Transportes e Logística do Governo de Marrocos visita Portugal
O Ministro do Equipamento, Transportes e Logística do Governo de Marrocos visita Portugal durante dois dias (1 e 2 de Setembro), a convite da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino.
Aziz Rabbah (na foto) cumpre, no nosso país, um vasto programa de visitas e reuniões.
O programa de 1 de Setembro inicia-se às 13:00, com um almoço, a que se segue, hora e meia mais tarde, uma reunião bilateral no Forte de S. Julião da Barra. No encontro será assinado um Memorando de Entendimento entre os dois ministérios, visando estreitar a cooperação na área dos portos.
“Economia Azul”, “Portos”, “Plataformas Logísticas”, “Formação Técnica e Científica” e “Protecção Ambiental Marinha” são alguns dos itens contemplados no memorando, que inclui ainda a “Formação e educação em Ciências do Mar” e a “Ciência e Tecnologia”.
Visitas à Escola Náutica Infante D. Henrique (15:00), ao Instituto Hidrográfico (16:15) e ao Porto de Lisboa (17:15), são outros dos pontos incluídos na deslocação de Aziz Rabbat, que termina o primeiro dia na Gare Marítima de Alcântara (18:00), com uma apresentação da Associação dos Portos de Portugal (APP) e uma reunião com a Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP).
Sexta-feira, 2 de Setembro, o governante marroquino reúne com responsáveis governamentais que tutelam as áreas da aviação civil e das infraestruturas rodoviárias.
Sinal do empenho de Portugal no que reporta a esta área específica, a marítimo-portuária, no seu relacionamento com Marrocos, é o facto deste país acolher, em finais de Novembro, o próximo Encontro Intercalar da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa (a 28 e 29 de Novembro, em Casablanca).
Sublinhe-se que é a primeira vez que a APLOP realiza uma reunião magna num país observador, através da Agence Nationale des Ports du Maroc (ANP).
Todas as outras reuniões intercalares e congressos têm sido realizados em países membros da APLOP.
Tal significa, também, e este é um ponto que nos apraz enfatizar, que esta aproximação entre Portugal e Marrocos vai muito mais além, com o nosso país, fundador e fomentador entusiasta da APLOP, a servir de pivot para um relacionamento que ultrapassa a bilateralidade, atendendo ao facto da APLOP ter como associados portos, empresas e associações de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2016-09-01