NO SECTOR FERROVIÁRIO
Governo moçambicano empenhado em ampliar infra-estruturas
O MINISTRO dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita, afirmou que o Governo está empenhado na implementação de um vasto programa de ampliação de infra-estruturas ferroviárias.
Falando no distrito de Boane, província de Maputo, Carlos Mesquita afirmou que à luz do Plano Quinquenal do Governo 2015/2019, o sector que dirige está empenhado em ampliar a capacidade das linhas férreas de Ressano Garcia e Sena, a expansão do Porto de Nacala, a construção de um novo terminal de carvão em Nacala-à-Velha, entre outras acções.
Carlos Mesquita falava durante a inauguração de uma ponte ferroviária sobre o rio Umbeluzi.
Trata-se de uma infra-estrutura que vai permitir o aumento da capacidade de carga para 5 milhões de toneladas por ano em 2017.
A empreitada resulta do facto da ponte antiga, em estrutura metálica, registar um elevado grau de degradação devido a deterioração dos materiais, aos sucessivos embates que a mesma sofreu e ao desgaste decorrente da sua exploração, visível fadiga dos materiais, pondo em risco a circulação dos veículos ferroviários.
Trata-se da primeira maior infra-estrutura do género construída desde a independência nacional. O custo da construção da ponte é de pouco mais de 588 milhões de meticais, fundos próprios da empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM, EP).
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2016-10-03