Angola conclui rede de estações de fiscalização da pesca
O centro regional de fiscalização da pesca do Dande, província do Bengo, já começou a funcionar, concluindo a primeira fase deste projecto iniciado em 2012, disse o director-geral do Serviço Nacional de Fiscalização Pesqueira e Aquicultura de Angola.
Este centro é o sétimo do género e está apetrechado com um sistema de acompanhamento contínuo via satélite para “controlo das embarcações de pesca”, bem como com um sistema de rádio para comunicação com os mesmos barcos, disse ainda Domingos Azevedo, em declarações à agência noticiosa Lusa.
Os centros instalados no Namibe (2012), Cuanza Sul (2013), Zaire (2014), Cabinda (2014) e em Luanda (Março), além deste último do Dande, bem como a estação central, podem accionar os barcos-patrulha que navegam ao longo da costa angolana.
Domingos Azevedo adiantou que a utilidade destes Centros Regionais de Fiscalização Pesqueira e da Aquicultura pode ser avaliada por travar, nomeadamente, a pesca ilegal, dando como exemplo duas embarcações com bandeira da República Democrática do Congo detectadas recentemente a pescar em águas angolanas.
Angola dispõe de uma linha de costa de 1650 quilómetros e de uma Zona Económica Exclusiva de 330 mil quilómetros quadrados. (Macauhub)
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2016-10-03