BRASIL
Estudo analisa rebocadores para optimizar operação no Porto de Santos
Analisar a capacidade operacional dos rebocadores que prestam serviços no Porto de Santos foi o objetivo de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que está sendo elaborado por alunos do curso de Gestão Portuária da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Baixada Santista - Rubens Lara, em Santos. Na primeira etapa da pesquisa, os estudantes avaliaram os tempos de manobras de atracação no cais santista.
A partir dessa análise inicial, os alunos produzirão artigos que servirão como base para o projeto final. Tábata Gonçalves, Natalia Santos Silva e Priscila Souza são as alunas responsáveis pelo trabalho. Elas são orientadas pelo professor Ricardo Reiff.
A primeira parte da pesquisa foi montar uma simulação com uma metodologia de observação e cronometragem. Durante alguns dias, a entrada de navios foi cronometrada a partir da região próxima à Fortaleza da Barra até a bacia de evolução dos terminais portuários. O objetivo foi identificar quanto tempo levava esse processo.
“Inicialmente, foram analisados os tipos de rebocadores que existem no Porto, que seriam apenas os azimutais. Eles têm a possibilidade de fazer manobras em 360 graus, o que possibilita que a atracação seja feita de maneira mais rápida do que os convencionais”, destacou Tábata.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2017-01-16