CABO VERDE
Pescadores contra pagamento da taxa rodoviária na compra de combustíveis para a pesca
“Sem qualquer sentido”, é assim que os pescadores no município do Porto Novo, em Santo Antão, consideram o pagamento da taxa rodoviária na compra do gasóleo para actividade pesqueira, adianta a Inforpress.
“Os botes não andam em estradas” resume o presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo, Atlermiro Correia.
Este responsável explicou que “desde sempre, os operadores de pesca foram contra o pagamento dessa taxa, porque se trata de uma medida sem qualquer fundamento, aplicada pelo Governo para proceder à manutenção das estradas em Cabo Verde”.
Os operadores de pesca artesanal no Porto Novo dizem enfrentar, actualmente, “muitas dificuldades” por causa da falta de pescado nas zonas costeiras.
O presidente da Associação dos Pescadores do Porto Novo disse à Inforpress que já propôs, inclusive, a “reconversão” das pescas no concelho para responder à “situação de penúria” por que passam os pescadores.
Por exemplo, através da dinamização do ecoturismo. “Temos no Porto Novo praias lindas e sítios históricos subexplorados a nível turístico. É só pegar nos botes e adaptá-los, ou seja, transformá-los em embarcações de recreio e de passeio turístico”, explicou Atlermiro Correia.
VEJA UMA PLAYLIST COM DEZENAS DE VÍDEOS DO LOBITO, CATUMBELA E BENGUELA, CLICANDO NA IMAGEM
Lobito 2013 NO FACEBOOK - CENTENAS DE FOTOS E VÍDEOS
Data: 2017-09-24