MOÇAMBIQUE
Peschaud e Transmarítima: serviço de cabotagem arranca em Setembro
De acordo com a imprensa de Moçambique, o serviço de cabotagem no país irá arrancar já em Setembro de 2018, ao abrigo de um memorando de entendimento assinado no dia 7, em Maputo, entre a entidade estatal Empresa Moçambicana de Transporte Marítimo e Fluvial (Transmarítima) e a Peschaud Moçambique. O investimento necessário para o reinício do serviço de cabotagem em Moçambique situar-se-á nos 10 milhões de dólares.
Segundo os jornais do país, as duas empresas fixaram já uma lista de prioridades que inclui o registo da sociedade a ser constituída em parceria entre as duas empresas, uma das quais, a Peschaud Moçambique, é uma subsidiária do grupo francês de logística terrestre, fluvial, lacustre e marítima Peschaud et Cie International.
A assinatura do memorando de entendimento contou com a presença do ministro dos Transportes e Comunicações, Carlos Mesquita – o governante afiançou que a cabotagem diminuirá os preços das mercadorias nos locais de destino e será importante para redução dos índices de sinistralidade rodoviária, já que um elevado número de carga transportado por estrada será enviado para os destinos por via marítima.
Também presente esteve Jafar Ruby, presidente do Conselho de Administração da Transmarítima – Ruby expressou satisfação pelo facto do grupo francês ser um parceiro experiente no sector da cabotagem, presente em vários países africanos e acrescentou que as duas entidades vão em conjunto, seleccionar os navios mais adequados para operar na cabotagem em Moçambique.
Data: 2018-03-30