Transinsular na corrida ao transporte marítimo inter-ilhas de Cabo Verde
A Transinsular (Grupo ETE) está na corrida ao concurso internacional público de concessão de transporte marítimo de passageiros e carga inter-ilhas, segundo avança o “Africa Monitor Intelligence”.
Recorde-se que a Transinsular tem apostado forte no mercado de Cabo Verde e foi notícia recente pelo lançamento do serviço “LINCE CLASS”, para Cabo Verde, complementado pelo “ATOBÁ”, de cabotagem inter-ilhas.
A notícia dá conta que o concurso despertou o interesse de vários players, entre os quais a Transinsular SA/Transinsular Cabo Verde. A esta juntam-se um armador chinês (China Marine Service Company), e outras empresas/consórcios de Cabo Verde e de outros países, a saber: Palm Shipping Lines/Tschudi Ship Management; Moura Company; Polaris; CV Line Transporte Marítimo; West África Shipping Line/ ANEC Lines SA/ Marlow Navigation CO e Cabo Verde Fast Ferry.
Processo parado devido a recurso de um dos candidatos
O acto de abertura de manifestações de interesse para o concurso internacional teve lugar no passado dia 5 de Março, no Ministério das Finanças (Praia). A Palm Shipping Lines/Tschudi Ship Management foi primeiramente excluída da corrida mas recorreu da exclusão à Autoridade Reguladora das Aquisições Públicas (ARAP), o que implica a paragem do processo.
O concurso limitado por prévia qualificação prevê que, na primeira fase, os interessados submetam as suas manifestações de interesse e, numa segunda fase, serão convidados a apresentar as suas propostas técnicas e financeiras.
Concessão de pelo menos 20 anos
O tempo de duração da concessão será de, pelo menos, 20 anos. Visa cumprir o serviço público, nomeadamente nas linhas Praia/Fogo/Brava, Praia/Maio, Praia/Boa Vista, Praia/Sal, Sal/São Vicente, Praia/São Nicolau e São Vicente/São Nicolau/Boa Vista.
Data: 2018-03-31