BRASIL
Centenas de pessoas visitaram o Navio Antares no Porto de Salvador
O Navio Antares, da Marinha do Brasil, esteve dois dias aberto a visitas públicas no Porto de Salvador. Pertencente ao Agrupamento de Navios Hidroceanográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação, o Antares tem como missão efetuar levantamentos hidroceanográficos, em apoio à aplicação do Poder Naval e à segurança da navegação, na área marítima de interesse para o Brasil. Pode, ainda, contribuir para a execução de projetos nacionais de pesquisas em águas jurisdicionais brasileiras, bem como de pesquisas resultantes de compromissos internacionais.
O Antares está capacitado para realizar levantamentos de hidrografia e de oceanografia física, química, biológica e geológica, incluindo os sísmicos. Em Salvador, a população pode conhecer as capacidades e as atividades desempenhadas pelo navio.
De acordo com o tenente Reinier Cunha, da Marinha, o navio realiza coleta e análise de temperatura, salinidade, pressão e oxigênio da água do mar na costa brasileira. Os dados são enviados para o Centro de Pesquisa da Marinha, no Rio de Janeiro, para realização do trabalho de previsão do tempo.
“Quem veio pode conferir a boia de coleta de dados e os principais compartimentos do navio. Nós atuamos de acordo com a demanda do centro de pesquisa, então agora estamos na costa Leste-Nordeste. A próxima parada será no porto de Natal (RN)”, disse o oficial.
Construído em 1984, o Antares possui 55 metros de comprimento, 10 metros de largura, altura máxima de sete metros e 850 toneladas. Atualmente, navega em um número próximo de mil toneladas, a uma velocidade de oito nós (14,8 Km/h), segundo o tenente.
A coleta de dados é feita a uma distância de 40 a 50 milhas da costa (o máximo seria cerca de 80 km). A boia de coleta de dados pesa 1,5 toneladas, com sensores que captam a variação dos parâmetros de análise. A boia que esteve aberta à visitação será substituída em Fortaleza (CE).
Fonte: Ascom - Codeba
Data: 2018-04-12