Governo de Moçambique melhora sinalização do Porto de Maputo
O Instituto Nacional de Hidrografia e Navegação de Moçambique, instituição responsável por garantir segurança à navegação ao longo dos canais de acesso aos portos nacionais, vai despender 3,5 milhões de dólares numa “intervenção substancial” a nível da sinalização no Porto de Maputo.
A intervenção visa conferir maior dinamismo ao Porto de Maputo que, nos últimos tempos, tem registado um aumento de tráfego, mercê dos vários investimentos realizados com o objectivo de melhorar o seu desempenho, nomeadamente com o aprofundamento do canal de acesso.
A acção vai abranger todo o canal de acesso ao porto, compreendendo os canais norte, nomeadamente Xefina, Polana, Catembe e o canal da Matola, e pretende tornar célere e seguro o acesso ao porto, melhorando os seus níveis de competitividade na região.
O montante em causa foi investido na aquisição de 41 bóias (balizas flutuantes), dispondo de um sistema de acompanhamento, equipamentos que apresentam facilidades tecnológicas de detecção e solução rápida de avarias e que permitem a comunicação com navios modernos.
No passado dia 5 de Junho um navio com mais de 100 mil toneladas de carga zarpou do porto de Maputo com destino à China, marcando uma nova era na prestação da infra-estrutura, após o trabalho de dragagem realizado em 2017, que criou as condições para receber e carregar regularmente navios de grande calado. (Macauhub)
Data: 2018-07-09