Custos com salários de marítimos aumentam
Os custos com pessoal no transporte marítimo têm subido, ainda que moderadamente, ao longo deste ano, depois de alguns anos de estagnação, refere o World Maritime News. De acordo com o jornal, a recuperação em muitos dos mercados do transporte marítimo de mercadorias permitiu aos operadores elevarem os salários dos marítimos, especialmente entre os oficiais.
Segundo a consultora Drewry, citada pelo jornal, tais custos cresceram cerca de 1% em 2018, quando em 2017 essa subida foi de apenas 0,2%, muito induzida pela quebra geral de 0,75% nos salários dos oficiais.
A recuperação nos salários surge apesar da falta de oficiais induzir o retorno a níveis mais fáceis de gerir. Uma carência que deve continuar num futuro previsível, apesar da esperada estagnação das frotas. A consultora refere que estes custos crescerão moderadamente nos próximos cinco anos, com alguma aceleração no final desse período.
A consultora refere também que o crescimento no recrutamento de marítimos tem abrandado e deverá abrandar ainda mais ao longo dos próximos cinco anos, o que terá fortes implicações para os armadores, especialmente em termos do próprio recrutamento, retenção e salários.
Data: 2018-07-10