PARA A RELOCALIZAÇÃO DO CENTRO DE EXPURGOS DE SANTO ANTÃO
ENAPOR e Ministério da Agricultura e Ambiente celebram protocolo de colaboração Institucional
A ENAPOR e o Ministério da Agricultura e Ambiente assinaram, no dia 12, ao abrigo do contrato de concessão de serviço público, um protocolo de colaboração institucional para a construção do Centro de Inspeção e Tratamento pós colheita no perímetro do porto de Porto Novo.
O acto de assinatura contou com a presença do PCA da ENAPOR, Ireneu Camacho, o Administrador Executivo, Eduardo Lima, e em representação do Ministério da Agricultura e Ambiente, a Diretora Geral da Agricultura, Sivicultura e Pecuária, Eneida Silva.
Para o PCA da ENAPOR, sendo o porto de Porto Novo uma infraestrututra económica que tem desempenhado um papel determinante no desenvolvimento da ilha e na promoção de Negócios, a relocalização desta unidade no perímetro portuário, irá gerar novas dinâmicas, visto que facilitará o embarque e o desembarque dos produtos agrícolas, e promoverá melhor e maior circulação dos produtos para as outras ilhas.
Já a Diretora Geral da Agricultura, Sivicultura e Pecuária, Dra. Eneida Lima, enalteceu a assinatura do referido protocolo pela vantagem que a relocalização do Centro de Expurgos irá trazer para a ilha, e exortou todos os empresários a tirarem o maior proveito deste investimento que brevemente estará a disposição de todos.
Após o acto, os presentes fizeram uma visita ao local onde será edificado o novo Centro de Expurgos e de seguida ao espaço onde atualmente está localizado.
O novo Centro de Inspeção e Tratamento pós colheita do porto de Porto Novo está orçamentado em 100 mil contos e o prazo de execução será de nove a doze meses.
Estiveram presentes no acto os presidentas das Câmaras Municipais da ilha de Santo Antão e entidades locais ligados ao sector agrícola e económico.
Data: 2022-07-15