A ilha do Sal teria sido descoberta em 1460 pelos portugueses, como as demais ilhas orientais, carecendo o seu povoamento de uma data definida. Mas consta-se que antes dos portugueses, a ilha já era frequentada pelos Mouros devido às salinas, de onde provem o seu nome.
Sabe-se, no entanto, que os primeiros habitantes eram originários das ilhas de Boa Vista e São Nicolau que se dedicavam fundamentalmente à pesca e à criação de gado.
O povoamento efetivo da ilha teve lugar nos finais do século XVIII, por Manuel António Martins que permaneceu na ilha como administrador. Assim, posteriormente ele iniciou a exploração e exportação do sal.
continue a ler aqui
Data: 2022-10-26
Artigos relacionados:
A Ilha do Sal, Capital dos Portos de Língua Portuguesa durante dois diasXII Congresso da APLOP X Congresso da APLOP XI Congresso da APLOP XI Congresso da APLOP Encontro Intercalar do MindeloEncontro Intercalar do MindeloIX Congresso da APLOPIX Congresso da APLOPConferência dos Portos de Língua PortuguesaConferência dos Portos de Língua PortuguesaEncontros Intercalares da APLOPEncontro Intercalar da APLOPFaça já a sua inscrição onlineCapital moçambicana volta a acolher uma reunião magna da APLOPVIII CONGRESSO DA APLOP | MAPUTO, MARÇO DE 2015Faça já a sua inscrição onlineRevisitando o VII Congresso dos Portos de Língua Portuguesa V Congresso dos Portos de Língua PortuguesaV Congresso dos Portos de Língua PortuguesaVI Congresso dos Portos de Língua PortuguesaIV Congresso dos Portos de Língua PortuguesaIV Congresso dos Portos de Língua PortuguesaApresentação do portal da APLOPApresentação do portal da APLOP | 13.10.2011A 27 e 28 de Outubro, a Ilha do Sal, em Cabo Verde, estreia-se como Capital dos Portos de Língua Portuguesa