MOÇAMBIQUE
Governo quer implementação efectiva da cabotagem por parte do ITRANSMAR
O Governo desafiou o Instituto de Transporte Marítimo (ITRANSMAR) a introduzir reformas na área da Marinha, com vista a conferir capacidade para a implementação efectiva da cabotagem marítima.
Segundo o jornal Notícias, o desafio foi lançado pela secretária permanente do Ministério dos Transportes e Comunicações, Dina Ribeiro, no quadro das celebrações do Dia Internacional da Marinha, sob o lema “Novas tecnologias para uma navegação mais ecológica”.
De acordo com a responsável, a cabotagem tem-se mostrado insustentável no mercado nacional devido à Lei de Navegação Marítima, que obriga os operadores de navios a usar rebocadores em cada porto que atracam.
Desta feita, Dina Ribeiro avançou que cabe ao ITRANSMAR junto dos operadores do sector marítimo, em coordenação com os parceiros nacionais e internacionais relevantes, liderar as reformas necessárias para o desenvolvimento do sistema de cabotagem marítima.
O transporte marítimo interno de mercadorias foi relançado em Junho de 2020, altura em que foram apresentados publicamente os primeiros dois navios fretados para o efeito.
Data: 2022-12-27