MSC HOUSTON
Navio de contentores mais comprido a atracar no Porto da Beira
Atracou recentemente, no Porto da Beira, em Sofala, o navio MSC Houston, o maior em comprimento, com 266 metros, que alguma vez o porto recebeu. A embarcação, de bandeira portuguesa rumou depois à vizinha África do Sul.
Segundo um comunicado da Cornelder Moçambique, empresa que explora as operações portuárias naquela região do país, com a capacidade de 4,500 TEUS e pelas suas dimensões, o MSC Houston é o segundo navio Post Panamax que atraca no Porto da Beira, depois do Wide Juliet, com 255 metros de comprimento ter atracado em Junho de 2020.
Nos últimos anos, o Porto da Beira vem registando um crescimento significativo de carga contentorizada e não só, em resultado da agressiva estratégia comercial que a CdM vem desenvolvendo nos mercados da região, bem como do contínuo investimento na melhoria das acessibilidades ao porto, aquisição de modernos equipamentos de manuseamento, expansão de áreas de armazenagem, introdução de novas tecnologias e sistemas para optimizar as operações, factores que concorrem para a melhoria do desempenho do porto, conferindo maior confiança aos clientes e utilizadores.
Os investimentos realizados na dragagem de aprofundamento do canal de acesso, bacia de manobras e cais de acostagem, também têm sido determinantes para que navios de tipologia Panamax e Post Panamax, com grande capacidade de carga escalem Beira com maior regularidade.
Data: 2023-06-29