APLOP
XIV Congresso elegeu novos Órgãos Sociais
Como é habitual nos congressos da APLOP, procedeu-se, na Assembleia Geral que decorreu por ocasião da reunião magna que se realizou a 16 de Outubro, em Brasília, à eleição dos novos órgãos sociais da associação para o biénio 2023-2025.
A Presidência da APLOP passa agora a ser assegurada pela APP – Associação dos Portos de Portugal, tendo como Vice-Presidentes a FENOP – Federação Nacional das Operações Portuárias (Brasil) e a APANG – Associação dos Portos de Angola.
João Neves, que lidera a APDL e preside à APP, passa a ser o Presidente da Associação dos Portos de Língua Oficial Portuguesa; como Vogais, Manuel Nazareth Neto, pela APANG, e Sérgio Aquino, pela FENOP.
Na Presidência da Assembleia Geral fica a ENAPOR – Portos de Cabo Verde, tendo em conta a tradição de que, quem deixa a Presidência da Direção assume a Presidência da Assembleia Geral, sendo vogais a ENAPORT - Porto de São Tomé e Príncipe e os Portos de Guiné-Bissau.
Já para o Conselho Fiscal, a liderança cabe agora à MPDC - Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (Moçambique) e para Vogais, o Porto da Guiné- Equatorial e o Porto de Lisboa.
A lista foi proposta pela direcção anterior, seguindo a tradição de assegurar o bom funcionamento da Associação, em que a Presidência da APLOP tenha uma circulação assegurada por Moçambique, Angola, Portugal, Cabo Verde e Brasil, e a lista apresentada respeitou esta rotatividade e também a presença permanente na Direcção da APP – Associação dos Portos de Portugal, como vogal ou como presidente respeitando o princípio de rotatividade anteriormente referido, dado ser a APP que acolhe a sede e o funcionamento administrativo da APLOP.
Entre outros pontos da ordem de trabalhos, a Assembleia Geral ratificou a acta da reunião anterior, o plano de actividades para 2023/2024 e a entrada de novos associados.
Neste último ponto, de registar a decisão de incluir a Associação Empresarial de Sines como membro observador da APLOP.
Data: 2023-11-26