Abu Dhabi Ports investe até 384 ME no Porto de Luanda com concessão de 20 anos
O grupo Abu Dhabi Ports (AD Ports) vai investir 410 milhões de dólares nos próximos 20 anos para operar no Porto de Luanda, com cerca de metade destinado à modernização do terminal polivalente operado pela Unicargas.
Os acordos entre o operador dos Emirados Árabes Unidos (UAE), a Unicargas, a Multiparques e a autoridade portuária de Luanda foram assinados na capital angolana e preveem a concessão e modernização do terminal polivalente por um período de 20 anos, prorrogável por mais dez, através de um consórcio.
Na fase inicial, a AD Ports vai investir 251 milhões de dólares (235 milhões de euros) para modernizar o terminal, um investimento que deve aumentar para 410 milhões de dólares (384 milhões de euros) ao longo do prazo da concessão e em função da procura do mercado.
O ministro dos Transportes, Ricardo Viegas Abreu, destacou que os acordos resultam das conversações que as empresas têm mantido e que tinham conduzido já à assinatura do termo de compromisso entre as partes a 17 de janeiro de 2023.
O Porto de Luanda movimenta mais de 76% dos volumes de contentores e de carga geral do país.
Data: 2024-05-03