PortosRio participa na reunião ministerial estratégica sobre investimentos, governança e sustentabilidade
A PortosRio participou numa reunião estratégica no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), em Brasília, visando implementar os projetos delineados no novo Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) para os setores portuário e hidroviário, além de planejar os próximos passos na execução desses empreendimentos. Sob a liderança do ministro Silvio Costa Filho, as Autoridades Portuárias discutiram sobre execução orçamentária, governança e sustentabilidade, além das ações em benefício do Rio Grande do Sul.
O novo PAC contempla uma carteira de investimentos com 35 empreendimentos essenciais para fortalecer o transporte aquaviário, com um investimento público previsto de cerca de R$ 4 bilhões em todo o país. Dentre os projetos estão o acesso terrestre aos portos públicos, dragagem e modernização da infraestrutura portuária. O ministro Silvio Costa Filho enfatizou a relevância do encontro para enfrentar os principais desafios do setor e acelerar a execução dos projetos em parceria com as Autoridades Portuárias.
Francisco Martins, presidente da PortosRio, que esteve presente na reunião ao lado do superintendente de Gestão Estratégica, Luis Cesar Fonseca, destacou: "Estamos comprometidos em colaborar plenamente com as iniciativas do Ministério, executar os projetos para melhorar a infraestrutura portuária e implementar as melhores práticas de gestão para impulsionar o desenvolvimento dos nossos portos".
A PortosRio vem se destacando na execução de seus investimentos. A governança proporcionada pela atual gestão, que se baseia na metodologia de um escritório de projetos para conduzir seu orçamento de investimentos, deu condições para uma mudança radical nas entregas comprometidas. Até maio, a companhia já executou e tem contratado para execução 40% dos seus investimentos para 2024, na ordem de R$ 470 milhões, o maior pacote entre os portos públicos.
O secretário Nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila, ressaltou a força-tarefa do Governo Federal para mitigar os impactos da severa crise climática na região Sul. Ele sublinhou a importância dos portos brasileiros na recuperação econômica do Rio Grande do Sul, enfatizando que o modal tem sido crucial para o transporte de doações para o estado.
Data: 2024-05-15