MOÇAMBIQUE
Porto de Nacala Será Canal de Importação de Combustível Para o Malawi
O Porto de Nacala, localizado na província de Nampula, região Norte de Moçambique, vai passar a servir como uma das vias através da qual o Malawi começará a importar 15 milhões de litros de combustível por mês, utilizando o transporte ferroviário.
As operações, que se iniciaram em Julho, foram confiadas à empresa Nacala Logistics Limited, resultado dos acordos firmados entre a empresa, a Companhia Nacional de Petróleo do Maláui (NOCMA) e a Petroleum Importers Limited.
A especialista em assuntos externos da Nacala Logistics Limited no Maláui, Joyce Malongo, explicou que o início da importação de combustível a partir do Porto de Nacala até Lilongwe decorre da conclusão das obras de reabilitação do troço ferroviário que liga Balaka e Lilongwe.
“Com esta iniciativa, o nosso país reduzirá gradualmente a dependência do Porto de Dar es Salaam na Tanzânia, onde os custos de importação são elevados devido ao uso de transporte rodoviário”, frisou Malongo.
De acordo com uma fonte da Nacala Logistics, para atender às necessidades impostas pelo Governo malauiano, a empresa dispõe de uma frota de 88 tanques- cisterna, com capacidade total de 3,5 milhões de litros por viagem.
Além disso, a Rádio Moçambique (RM) avançou que a empresa já vinha transportando combustível de Nacala para Blantyre, mas ainda não havia alcançado Lilongwe, que dependia completamente de combustível transportado por camiões, sendo que, com a reabilitação da linha ferroviária Balaka-Lilongwe, se tinha atingido uma nova era, culminando com o primeiro carregamento de carvão mineral no início de Julho.
Data: 2024-07-24