HOJE, 16 DE SETEMBRO, NO RIO DE JANEIRO
6.º Encontro de Negócios Brasil-Portugal
Realizado de dois em dois anos, o Encontro de Negócios Brasil-Portugal chega à sua sexta edição num momento em que as conversações e entendimentos comerciais entre os dois países ganham cada vez mais relevância. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC) revelam crescimento expressivo no comércio bilateral que, de Janeiro a Junho de 2011, registou valores da ordem de 1,32 mil milhões de dólares, aumento de 52,45% em relação ao mesmo período do ano passado.
Neste cenário, o 6.º Encontro Brasil-Portugal – “As relações econômicas luso-brasileiras: oportunidades e desafios” reunirá as principais empresas e instituições que atuam na relação comercial e de investimentos entre os dois países, um dos mais importantes foros de discussão de comércio exterior no Brasil.
O evento acontece em 16 de setembro, no Hotel J.W. Marriott, no Rio de Janeiro, na seqüência dos Congressos Brasil-Portugal sediados nos Estados de Minas Gerais (2001), São Paulo (2003), Bahia (2005), Rio de Janeiro (2007) e Fortaleza (2009), e tem o apoio e a colaboração do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil.
Nesta nova edição, o encontro empresarial terá como objetivo desenvolver a temática econômica e empresarial no âmbito dos “Negócios Brasil-Portugal”, sobretudo buscando atrair e promover o diálogo entre a classe empresarial, representantes de governos e organizações atuantes em ambos os países, tendo como tema central o “Acordo União Europeia e Mercosul”.
Já confirmaram presença o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o embaixador de Portugal no Brasil, João Salgueiro, além dos representantes de empresas e órgãos que atuam no comércio bilateral, entre elas: Companhia Docas – Portos do Rio de Janeiro, que estará representada pelo presidente Jorge Luiz de Mello , a agência para a Promoção de Investimentos no Rio de Janeiro, representada por Marcelo Haddad, a Associação Comercial de Lisboa, a Associação Empresarial de Portugal e a ELO – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento e Cooperação.
“A prefeitura do Rio quer mostrar aos empresários portugueses que o momento é o de investir no Rio de Janeiro: a cidade vem superando problemas antigos, a qualidade de vida está melhorando, temos mão de obra qualificada, as grandes empresas brasileiras têm suas sedes aqui, enfim, o nosso governo quer deixar claro que o ambiente é propício para iniciarmos um relacionamento duradouro e bom para todos”, disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Já para Jorge Mello, diretor-presidente de Docas Rio (órgão responsável pela administração portuária do estado do Rio de Janeiro), o encontro irá proporcionar entendimento a respeito do ambiente logístico entre os dois países. “Estamos ansiosos e otimistas em relação ao evento. Eu observo grande sinergia entre o 6º Encontro de Negócios Brasil-Portugal e a Aplop (Associação dos Portos de Língua Portuguesa). A tratativa dos agentes econômicos que, em última análise, move a nossa pauta de relação comercial no mesmo sentido de que pode aumentar a interação entre os portos de língua portuguesa vem somar os esforços já empreendidos”, conta.
Além dos órgãos governamentais e institucionais, várias empresas já confirmaram a presença dos seus representantes, tais como: a EDP Energias do Brasil, Eletrobrás, Caixa Geral de Depósitos, Caixa Geral Brasil, Infraero, Embraer, Cinclus, Banco Europeu de Investimentos, Dannemann, Amaral Gurgel, Piauhylino Monteiro, Faio Agencies e Electricidade Industrial Portuguesa.
Data: 2011-09-16